TÍTULO: Plásticos e Ensino de Química: Uma Experiência na Especialização em Ensino de Ciências
AUTORES: BOUHID, R.R. (IFRJ) ; GOLDBACH, T. (IFRJ)
RESUMO: Esse trabalho relata a experiência ocorrida no Curso de Especialização em Ensino de Ciências, quando os professores-cursistas foram apresentados à metodologia de estudo de caso, reconhecida como uma estratégia criativa que envolve a busca de informações para resolver problemas. O “caso” proposto foi o uso de plásticos no dia a dia da população, seu impacto no ambiente e as ações que podem ser depreendidas por uma instituição de ensino federal visando o aprofundamento do assunto e a educação ambiental. Através de casos atuais e interessantes acredita-se ser possível explorar diversos conceitos químicos.
PALAVRAS CHAVES: estudo de caso, formação permanente, estratégias de ensino
INTRODUÇÃO: O papel do professor vem se modificando ao longo do tempo. Com as alterações na estrutura político-social, levando os pais a estarem envolvidos progressivamente com o sistema produtivo, a sociedade passa a contar com os profissionais do ensino na tarefa de “educar”. Além disso, o avanço tecnológico, com conseqüente barateamento das tecnologias de comunicação, propiciou velocidade e abundância na informação, sem que necessariamente esta seja transformada em conhecimento.( Mattos,I.C.R., 2007). Esses aspectos agem sinergicamente no nascimento de um “novo aluno”, que aspira por um “novo professor”.
A escola precisa se adequar a essas mudanças, não só através da aquisição de tecnologia para ser usada como recurso nas aulas, mas criando condições para que os recursos humanos também se adaptem a essa nova realidade( Eichler, M.L. et al, 2003.Uma das competências fundamentais que devem ser desenvolvidas na formação dos professores é a utilização de estratégias inovadoras e criativas para atender às demandas da sociedade( Sá, L.P. et al, 2007).
O método de estudo de caso foi apresentado para os professores-cursistas do Curso de Especialização em Ensino de Ciências com o objetivo de ser objeto de avaliação como uma estratégia criativa que envolve a busca de informações para resolver o problema. (Ventura, M.M., 2007).
O “caso” estudado foi o uso de plásticos no dia a dia da população, seu impacto no ambiente e as ações que podem ser depreendidas por uma instituição de ensino federal visando o aprofundamento do assunto e a educação ambiental. Através de casos atuais e interessantes acredita-se que é possível explorar diversos conceitos químicos com os alunos, buscando as informações e deixando de ser receptores passivos de Informações.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia de “estudo de caso” foi utilizada com o objetivo de ser apresentada aos alunos-professores do Curso de Especialização em Ensino de Ciências. Pretendeu-se avaliar a receptividade dessa metodologia, de forma qualitativa, por parte desses alunos e o envolvimento que eles mesmos apresentaram no decorrer do trabalho. (Neves, J.L., 1996)
A escolha do tema “Uso de plásticos no dia a dia da população, seu impacto no ambiente e as ações que podem ser depreendidas por uma instituição de ensino, visando o aprofundamento do assunto e a educação ambiental” foi em função da sua importância, atualidade e das possibilidades de explorar diversos conceitos químicos e envolver a educação ambiental.
Os alunos foram chamados a participar de uma atividade que seria apresentada no auditório da escola, no decorrer de uma Semana Acadêmica. Essa atividade culminaria com a troca de sacolas retornáveis de algodão por alimentos não perecíveis.
O problema foi levado para a sala de aula e eles, alunos, propuseram as atividades que seriam apresentadas no momento do evento, auxiliados pelas professoras que foram mediadoras/participantes no processo de desenvolvimento.
Decidiram em conjunto desenvolver um folder, uma cartilha e apresentar um vídeo, de produção própria, com cenas sobre consumo de plástico e descarte.
O material foi desenvolvido pelos alunos em uma sequência de 3 aulas, com participação ativa dos professores de várias disciplinas do Curso.
As possibilidades de exploração do tema no Ensino de Ciências e no Ensino Médio foram levantadas em uma terceira aula, onde os alunos foram levados para o laboratório e desenvolveram atividades experimentais com materiais do cotidiano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Método de Estudo de Caso foi apresentado, com sucesso, para os professores-cursistas. Ao serem envolvidos no desenvolvimento do projeto, os alunos-professores se mostraram interessados e preocupados com a problemática levantada. O trabalho participativo prevaleceu sobre dificuldades de tempo e houve o envolvimento de familiares e amigos, que se interessaram pelo trabalho, contribuindo com o todo.
Pode-se reconhecer que o envolvimento dos alunos foi intenso, seja na busca de embasamento teórico, estudando propriedades químicas, métodos de produção, reciclagem e descarte, seja na definição das formas de exposição para um público amplo e nos encaminhamentos para a campanha para minimização de sacolas plásticas na comunidade e, revelando seus papéis para além de receptores passivos de informações. Além disso, as discussões em pequenos grupos permitiram trocas de experiências e percepções, com introdução de novos conceitos, superação do senso comum e o desenvolvimento da linguagem oral, já que foram realizados muitos debates, onde se inseriam também alguns alunos mais tímidos e pouco participativos(Rosa, M.I.F.P.S.,2003).
Acredita-se ser importante o incentivo ao diálogo e debate em Cursos de Formação Permanente de professores, já que o discurso oral é uma das principais ferramentas de trabalho do professor( Barbosa, N. et al, 2009). Nos debates observava-se a revelação de diferentes pontos de vista, indagações sobre conhecimentos pré-existentes e intenção clara, no que diz respeito ao assunto em pauta, de buscar soluções para a substituição das sacolas de plástico no dia a dia de cada um.
CONCLUSÕES: A observação do entusiasmo, do elevado nível de participação e da intenção de professores em desenvolver trabalhos similares nas escolas onde lecionam, nos indica que a metodologia foi bem aceita pelos alunos envolvidos na pesquisa. A relevância do assunto abordado pode ter sido um incentivo para as iniciativas pessoais, o que demonstra que a escolha do tema é uma etapa fundamental no método. Alguns alunos-professores mostraram-se passivos no processo, o que pode indicar resistência a novos formatos de ensino ou dificuldade em expressar opiniões, sendo importante a continuidade da pesquisa.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos alunos do Curso de Especialização(2008 e 2009), aos professores e bolsistas envolvidos, assim como à Direção do Campus Rio de Janeiro do IFRJ.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Sá, L.P.,, Francisco, C.A., Queiroz, S. S. Estudos de Caso em Química. Química Nova na Escola 2007,vol 30 n.03
Barbosa,N.; Cavalcanti,E.S.; Neves, E.A.L.; Chaves,T.A.;Coutinho,F.A.; Mortimer, E.F. A Expressividade do Professor Universitário como Fator Cognitivo no Ensino-aprendizagem. Ciências&Cognição 2009, Vol 14(1): 75-102
Eichler,M.L.; Gonçalves, M.R.; Silva, F.O.M.; Junges,F.; Pino, J.C.D. Uma Proposta para o Desenho Interdisciplinar de Ambientes Virtuais de Aprendizagem de Ciências. Novas Tecnologias na Educação, Setembro 2003, V.1 No 2
Neves, J.L. Pesquisa Qualitativa- Características, Usos e Possibilidades. Cadernos de Pesquisa em Educação, São Paulo 2o Sem 1996, V.1, No 03
Mattos,I.C.C.R. A Formação Permanente de Profesores. Anuário da Produção Acadêmica Docente 2007, V.1 No1
Ventura, M.M.. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Pedagogia Médica set/out 2007, 20(5): 383-386
Rosa, M.I.F.P.S.; Schnetzler,R.P. A Investigação-ação na Formação Continuada de Professores de Ciências. Ciência & Educação 2003,v.9 ,n.1, p.27-39