TÍTULO: TRATAMENTO DE ÁGUA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA (UECE) ; QUEIROZ (UECE)

RESUMO: Este projeto procurou avaliar o resultado da aplicação de aulas associadas ao tema “Importância da Água e de seu Tratamento” no processo de aprendizagem significativa, visando criar subsídios para professores e alunos a fim de contextualizá-la no ensino médio. Contribuindo na formação de cidadãos atuantes e conscientes da sua importância para o homem e para o meio ambiente. Aqui realizamos uma pesquisa de campo com alunos do ensino médio de um colégio particular de Fortaleza e Professores de nível fundamental e de nível médio de diferentes colégios particulares. Foram elaboradas perguntas relacionadas à água e seu tratamento. Os resultados foram tabulados na forma de gráfico e comentados. A Escola, como instituição formal de educação, deve promover o conhecimento científico.

PALAVRAS CHAVES: tratamento de água

INTRODUÇÃO: A água é essencial à vida e a sua manutenção. A água do nosso planeta hoje é a mesma do início dos tempos, porém a quantidade de água potável vem diminuindo a cada dia.
Observamos que os índices de poluição de ambientes hídricos estão se agravando cada vez mais. Os reservatórios de água potável estão se tornando cada vez mais escassos e com isso o tratamento da água para consumo se torna ainda mais necessário. Tendo em vista esse pensamento se faz necessário a implementação no ensino da química, ramificações que nos levem a pensar e compreender o processo de purificação da água em nossas vidas. Devemos aprender que a água é a substância pura mais abundante do planeta e que é fundamental a origem e manutenção da vida. A água é considerada o solvente universal, substancia polar que serve como meio para as reações bioquímicas dos seres vivos. O estudo da água como substância deve ser estendido. Estudar sua composição química, seu tratamento de purificação para consumo e tratamento de afluentes envolveria diversos conhecimentos, como por exemplo, o estudo das funções químicas, análise imediata, cálculo estequiométrico, reações químicas, bioquímica e ecologia. Contextualizando e melhorando o aprendizado de uma forma construtiva para os estudantes de Nível Médio, conscientizando-o do aspecto social e econômico de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). O aluno não somente compreenderia a importância desse óxido, mas também seria detentor de um conhecimento fundamental para regulação da vida humana na terra, a purificação da água. O material apresentado neste estudo tem o intuito de oferecer subsídios ao professor de Química para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental relacionadas ao tema “Água”.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como público público alvo os alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio do Colégio Modelo, localizado em Fortaleza-CE, e professores do Ensino Fundamental e Médio dos Colégios: Modelo, Christus, Lourenço Filho e Walter Disney, também localizados em Fortaleza-CE. Foram entrevistados 73 alunos e 6 professores. A faixa de idade dos entrevistados teve a seguinte variação: alunos entre 14 e 18 anos e professores entre 20 e 27 anos. As características das perguntas foram objetivas e descritivas. Metodologia prática: Os alunos e professores receberam o questionário e imediatamente o responderam. O tempo de duração foi, em média, 20 minutos. Para os alunos isso aconteceu durante uma aula de Química e para os professores durante o intervalo ou por e-mail.







RESULTADOS E DISCUSSÃO: A importância da água para o ser humano? 73% dos alunos entrevistados entendem que a água de alguma forma é de vital importância para a sobrevivência da vida humana. O fato de bebermos água constantemente para saciarmos a sede fez com que 8% a relacionassem com a hidratação ou a quantidade de água presente no organismo, enquanto que 7% afirmaram que beber água faz bem a saúde e conseqüentemente por esse motivo ela é importante. Para 4% do nosso público, o crescimento e desenvolvimento dependem da água, e sem ela a higiene seria praticamente impossível, 3%. Observou-se ainda que 1,25% dos alunos optaram por relacionar a importância da água com a digestão, reações metabólicas, regulação térmica e outras. Com respeito ao tratamento de água para o consumo humano, a abordagem do tema reflete no aprendizado do aluno e seu interesse pelo assunto. Percebeu-se que a grande maioria, 95% dos alunos estudaram ou pesquisaram sobre Tratamento de Água. No entanto é notório que 5% dos colaboradores desse trabalho não tiveram a mesma oportunidade, acarretando numa ignorância do assunto o que poderá refletir de forma negativa no decorrer de sua vida acadêmica. É importante conhecer procesos de uma ETA? Para 93% dos alunos que participaram da elaboração dessa pesquisa, sim, é importante conhecer os processos de uma ETA, e apenas 7% acharam irrelevante. Todos os professores entrevistados responderam ser importante que seus alunos conheçam os processos envolvidos em uma Estação de Tratamento de Água. Os profesores relacionaram vários conteúdos de química que apresentam relação com a água e seu tratamento. O que nos fornece um amplo caminho para a contextualização.





CONCLUSÕES: Em virtude de tais fatos observados nesse trabalho, somos levados a acreditar que o tratamento de água para consumo humano merece uma abordagem mais significativa e de forma contextualizada a outros assuntos dentro da química do ensino médio, visando um maior entendimento de sua importância para preservação da vida no planeta. Conscientizar a população para as questões ecológicas é importante para a conquista de um futuro com água potável e com saúde para toda a humanidade e esse caminho dever ser trilhado no berço do conhecimento, ou seja, no Ensino Fundamental e Médio.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AZEVEDO, NETTO, J.M. De Tratamento das águas de abastecimento. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1966. p. l37-l47.
CAGECE. Disponível em WWW.cagece.com.br. Acesso em: 10 out. 2008.
FREITAS, MARCELO BESSA. Tratamento de Água para consumo Humano. Curso de especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental. Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde pública. Rio de janeiro, 2001.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.