TÍTULO: O Ensino de Química Orgânica no Ensino Médio por meio dos Óleos essenciais: uma aula de química inesquecível.

AUTORES: SILVA, JOSÉ ALBERTO. (IFPA) ; NETO, ANTÔNIO DA LUZ COSTA (IFPA) ; FREITAS, CAMILA AUAD BELTRÃO DE (IFPA)

RESUMO: Ensinar Química orgânica é talvez a parte da Química em que mais exemplos podem ser explorados no cotidiano do aluno. O presente trabalho procura demonstrar para alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém/PA que, é possível compreender o emprego da Química Orgânica por meio de um exemplo prático e de suma importância na vida diária das pessoas: os óleos essenciais. Estabelecendo um elo entre o que a Química Orgânica exige do aluno - reconhecer as principais funções orgânicas por exemplo – e o que a indústria das essências produz a partir delas (perfumes, materiais de higiene, de limpeza, entre outros) foi possível verificar resultados satisfatórios para a aprendizagem do conteúdo em questão, fazendo da aula de Química um assunto interessante e inesquecível.

PALAVRAS CHAVES: óleos essenciais, destilação e cotidiano.

INTRODUÇÃO: O ensino de Química Orgânica é um dos assuntos que, ao mesmo tempo em que ele é extenso, é um dos mais interessantes da Química, com um enorme número de exemplos presente na vida das pessoas. Uma dessas áreas de aplicação da Orgânica está na indústria da obtenção dos óleos essenciais, compostos que possuem uma mistura complexa de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carbonílicos, geralmente pertencentes a um grupo de produtos naturais chamados terpenos. Para obtenção destes óleos é preciso usar uma técnica de destilação apropriada que, consiste basicamente em aquecer um liquido até a ebulição, afastando daí esses vapores e novamente condensá-lo (Chagas, 2005). Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma ponte entre a teoria e uma aplicação importante da orgânica para o mercado dos óleos essenciais, fazendo com que os alunos reconheçam os princípios básicos que norteiam este assunto como: as fórmulas estruturais, molecular, condensada, bem como os grupos funcionais. Tornando os mesmos, aptos a entenderem as implicações e a produção de substâncias químicas em nossas vidas (Robson, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: Para uma rápida e simples análise, foi aplicado um questionário antes da explanação e da aula prática. Na realização da aula expositiva, mostrou-se para os alunos a importância industrial da obtenção dos óleos essenciais e sua ligação direta com a orgânica. No laboratório da escola demonstrou-se aos alunos na prática, a destilação dos óleos essenciais por meio da técnica de destilação por arraste a vapor. Devido ao grande número de espécies de plantas que podem ser exploradas, as matrizes vegetais escolhidas para esta experiência foram: camomila-romana (Anthemis nobilis), alecrim (Rosmarinus Officinalis) e o cravo-da-índia (Caryophylus aromaticus).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo o questionário realizado antes da aula sobre o assunto em questão, mostrou que 80 % dos alunos conseguiam relacionar a Química a indústria de produtos que exalassem algum tipo de “cheiro”, usados diariamente. Entretanto, 95 % não sabiam que as essências eram compostas por estruturas orgânicas. A partir da aula teórica sobre a importante ligação entre o ensino de orgânica com a indústria dos óleos essenciais, os alunos descobriram um mundo de fácil compreensão e com uma vasta sobre a aplicabilidade deste conhecimento. Durante as aulas práticas para obtenção dos óleos essenciais os alunos puderam aprender sobre o processo de destilação e seu funcionamento, assimilando também conceitos de ebulição e polaridade inerentes ao processo. Diante disso, houve uma melhor compreensão e identificação das estruturas moleculares, fórmulas condensadas, bem como as funções orgânicas e suas principais características químicas. Então, ficou demonstrado a partir dessas constatações que, a química orgânica está muito mais presente em nossas vidas do que meros nomes decorativos e que o seu ensino de pode ir além das paredes de uma sala de aula.

CONCLUSÕES: A metodologia de aprendizagem desenvolvida neste trabalho veio a permitir que o aluno relacionasse o assunto de orgânica com seu cotidiano na prática, de uma maneira simples e atrativa. Com sua aplicação obtiveram-se resultados significativos proporcionando aos alunos um ensino de orgânica com aplicabilidade no seu cotidiano dentro do tema abordado, tornando seu aprendizado significativo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHAGAS, AÉCIO PEREIRA. Como se faz Química uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. editora Unicamp 1ª ed. São Paulo, 2005.
COIMBRA, RAUL. Manual de Fitoterapia. 2ª ed. Belém: editora Cejup, 1994
FARIAS, ROBSON FERNANDES DE. Química, Ensino e Cidadania: pequeno manual para professores e estudantes da prática de ensino. 2ª ed. São Paulo, 2005.