TÍTULO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E QUIMÍCA AMBIENTAL NA PRÁTICA EDUCATIVA.

AUTORES: SANTOS,J.R.D. (UEPB) ; LIMA, F. B. (UEPB) ; SILVA,A.E. (UEPB) ; FILHA,M.J.V.T. (UEPB) ; SALES,J.L. (UFCG)

RESUMO: Educação Ambiental surge da necessidade da implementação de uma educação de caráter interdisciplinar, voltada para os problemas atuais e urgentes Hoje, somos sujeitos a nos preocupar com as questões ambientais e na prática pedagógica não se faz diferente, e através da química e outras disciplinas é possível educar gerando novos valores e uma nova ética para reger as relações sociais, prestando consultoria em Educação Ambiental, criando material didático-pedagógico de fundamentação teórico-prática contribuindo para a qualidade de vida da população. Analisar a literatura vigente sobre percepção ambiental e química ambiental, sua prática no processo educativo formal, suas origens e aplicações foi a inquietação para a realização desta pesquisa que se estruturou em referências bibliográficas já existentes sobre Educação Ambiental no contexto atual.

PALAVRAS CHAVES: química ambiental – percepção ambiental – prática educativa.

INTRODUÇÃO: Hoje, somos sujeitos a nos preocupar com as questões ambientais e na prática pedagógica não se faz diferente, e através da química e outras disciplinas é possível educar gerando novos valores e uma nova ética para reger as relações sociais, prestando consultoria em Educação Ambiental, criando material didático-pedagógico de fundamentação teórico-prática contribuindo para a qualidade de vida da população.
Analisar a literatura vigente sobre percepção ambiental e química ambiental, sua prática no processo educativo formal, suas origens e aplicações foi a inquietação para a realização desta pesquisa que se estruturou em referências bibliográficas já existentes sobre Educação Ambiental no contexto atual.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram feitas inicialmente leituras e consultas bibliográficas sobre Educação Ambiental para se ampliar conhecimentos sobre o tema proposto. O foco da pesquisa foram as práticas educativas e como são percebidas no contexto atual.
A educação ambiental na sua proposta abrangente, transformadora, está intimamente associada à cultura, um educador ambiental precisa ter clara compreensão da realidade e partir da percepção do educando para que se envolvam e assumam como suas as melhorias ambientais (BERNA, 2004).
A química ambiental surgiu de forma interdisciplinar envolvendo não só a química, mais áreas como biologia, geologia, ecologia e engenharia sanitária. Tendo uma característica ampla de aplicação ambiental, tornando se ótimo instrumento pra aplicação e desenvolvimento de temas para educação ambiental.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quanto à percepção da questão ambiental, as opiniões convergiram para o que comumente se pensa sobre essa temática. A definição de Educação Ambiental é de natureza complexa. Por ser aplicada de forma interdisciplinar e transversal e seu conceito ainda estar em formação, a maioria dos educadores tende a direcionar os ensinamentos à disciplinas específicas como a ciência, geografia e história, sem a interdisciplinaridade sistematizada, sem ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias à harmonia homem-ambiente.
Na abordagem feita aos atores envolvidos no processo educacional, a Educação Ambiental ainda se manifesta com o caráter disciplinar, pois vincula sua efetivação à inserção de conceitos e temas relacionados à Ecologia, à Geografia, entre outras áreas afins. A percepção ambiental ainda é limitada, pois desconsidera aspectos fundamentais da discussão contemporânea.
Para que o processo de formação tenha êxito é necessário o envolvimento do professor através de suas práticas dos conceitos sobre a Educação Ambiental. Se devemos mudar pela educação, a primeira coisa que precisamos fazer é capacitar o professor, que é o principal agente dessa mudança (LOUREIRO, 2002).
Quanto à química ambiental, as principais literaturas encontradas foram livros, os quais abordam sua aplicação e teoria. Alguns artigos tratando sobre química ambiental, suas aplicações foi encontrado, e grande maioria publicados nos congressos de química e química ambiental (MOZETO & JARDIM, 2002). A aplicação da química ambiental nas escolas como parte da educação ambiental, não se observou na literatura.



CONCLUSÕES: A finalidade básica da pesquisa reside na produção ou consolidação de conhecimento novo. Supõe que seja conduzida com rigor, perspectiva crítica e com fundamentação teórica e metodológica consistente (LUNA, 2002). Refletir criticamente sobre os caminhos trilhados abre perspectivas para novas experiências e possibilidades.
Aplicar a química ambiental deve ser um desafio para a próxima geração de professores químicos, de modo a integrar e movimentar o moinho da educação ambiental. Permitindo assim uma perspectiva de mudança na percepção de meio ambiente, como os alunos o vêem.
Saber como a Educação Ambiental é percebida no contexto atual desvela uma importante face do processo educacional no ensino formal, frente a uma sociedade em constantes e contínuas transformações.

AGRADECIMENTOS: A Deus pela sabedoria da vida para alcançar a felicidade.

Aos nossos irmãos por sempre estarem presentes nos momentos difíceis.

Ao S

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LOUREIRO, Carlos Frederico. A educação Ambiental dá frutos.Senac

LUNA, S.V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.

MOZETO, A. A., JARDIM, W. F.. A Química Ambiental no Brasil. in Química Nova vol.25 suppl.1 São Paulo Maio 2002. 7-11.

REIGOTA, M. Educação Ambiental: compromisso político e competência técnica. IN PHILIPPI

JÚNIOR, A.; PELICIONI, M. C. F. (Eds). Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Núcleo de Informações em Saúde Ambiental, Signus Editora, 2000.