TÍTULO: Estudo sobre os fatores que influenciam na construção do livro didático de química
AUTORES: SILVA ,E.E.P.DA (UEPB) ; LIMA,J.F.DE (UEPB) ; DUDU, R. E. S. (UEPB) ; SOUZA,J.M.A.DE (UEPB) ; SIVA.L.P.G.DA (UEPB)
RESUMO: A Química tem grande importância na nossa vida e, portanto o ensino dessa ciência deve pautar ações que mostrem a necessidade de aprendê-la e conhecê-la. Observando a grande influência do livro nesse processo, esse trabalho objetivou analisar os critérios de avaliação adotados pelos docentes para a escolha dos livros de Química para o ensino médio. Esses critérios embasaram-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais ao Ensino Médio. Percebeu-se que os docentes utilizam critérios para a avaliação do livro de Química, como a linguagem abordada, o conteúdo químico e a contextualização. Concluiu-se que o processo de adoção deve ser feito de forma mais elaborada, pois se espera que os professores tenham uma análise crítica e consciente dos livros disponíveis para o processo ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: livro didático, avaliação, ensino de química.
INTRODUÇÃO: Um dos fatores determinantes da qualidade do ensino é o material didático utilizado nesse processo. Ainda é bastante consensual que o livro didático na maioria das salas de aula, continua prevalecendo como principal instrumento de trabalho do professor embasando significativamente a prática docente. Sendo ou não intensamente usado pelos alunos, é seguramente a principal referência da grande maioria dos professores e mesmo dos próprios alunos.
Observando a importância deste recurso didático, este trabalho apresentará algumas alternativas para a melhoria dos livros didáticos de Química embasando-se nas competências e habilidades propostas pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais ao Ensino Médio, a fim de que a aprendizagem dos conceitos e dos princípios fundamentais da Química se tornem instrumentos na formação de cidadãos críticos com ampla visão de mundo, já que esse é o objetivo básico do Ensino Médio de Química.
Acredita-se que o aprendizado dos alunos é muito mais efetivo quando eles conseguem relacionar o conteúdo teórico com a realidade na qual estão inseridos e com os conhecimentos obtidos anteriormente pela observação, em noticiários e na vida cotidiana e mesmo em outras disciplinas, e é nessa perspectiva de facilitar e motivar o aprendizado de Química no estudante, que este trabalho irá desenvolver requisitos essenciais que devam estar presentes no corpo dos livros didáticos a fim de que aquela visão de disciplina enfadonha e distante da realidade do estudante seja afastada da Química.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo. A técnica de coleta de dados foi a observação direta extensiva e o instrumento de coleta de dados foi a aplicação de um questionário para docentes de 9,6% das turmas da 3ª série do Ensino Médio de escolas estaduais localizadas na cidade de Campina Grande – PB. O questionário conteve dez perguntas abertas e fechadas, que buscava analisar se os docentes utilizavam critérios durante a avaliação e escolha do livro didático de Química e quais eram estes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados foram obtidos através análise das respostas dos docentes entrevistados a fim de se observar qual a importância dada ao livro didático conferido pelos mesmos assim como quais critérios que eles dispunham durante o processo de adoção dos livros. No total doze professores foram questionados.
58% dos docentes adotam os LDQs enquanto 42% não adotam. Fato interessante, pois no início de 2008, estabeleceu-se a distribuição de livros de Química e Física nas escolas estaduais do país, medida adotada pelo Governo Federal pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM).
Quanto à importância da adoção do LDQ 100% dos docentes acham importante essa atitude. Esse resultado expressou uma contradição, pois alguns docentes alegaram que não adotam os livros por motivos relatados nas falas apresentadas por eles citadas a seguir.
Não, devido ao alto preço dos livros didáticos comparado ao baixo poder aquisitivo de nossos alunos.
Não, porque o governo federal não envia.
Ao serem questionados se utilizam critérios para avaliação do LDQ, 67%dos docentes utilizam critérios e 33% não utilizam nenhum critério, sendo a linguagem abordada e a contextualização, os critérios citados de forma unânime entre os que adotavam.
Observou-se que 67% dos docentes afirmam que não há interferência da escola nesse processo enquanto 33% afirmam que há. O que é pouco satisfatório já que as escolas devem apresentar o Projeto Político Pedagógico que norteia orientações pedagógicas fazendo com que as ações envolvidas ao processo ensino-aprendizagem da mesma sejam encaixadas nestas.
18% dos docentes acham que o conhecimento químico e a linguagem dos textos são os critérios mais importantes. O fato interessante que 16% acham que o livro deve abordar a contextualização.
CONCLUSÕES: Percebeu-se que parte dos professores de Química do ensino médio utiliza critérios para escolha do LDQ reforçando a idéia de que é preciso estabelecer critérios durante a análise e escolha do material didático que vai ser utilizado para desenvolver o trabalho docente em sala de aula, e reforça também o quanto, o livro, ainda, é intensamente utilizado pelos envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem. Enfim, observou-se que esse processo de adoção deve ser feito de forma consciente e criteriosa afim de que esse recurso atenda as perspectivas de um bom trabalho de aprendizagem .
AGRADECIMENTOS: UEPB E CCT
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/ SEMTEC, p. 62-79, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Ciências. In:___________(org). Definição de críticas para avaliação dos livros didáticos. Brasília: MEC/FAE: PNLD, 1994.