TÍTULO: Otimizando a aprendizagem com o uso consciente da internet
AUTORES: CHAVES,S.R. (UEPB) ; FILHO,G.P.O. (UEPB) ; SOUZA,I.G. (UEPB) ; SANTOS,T.M. (UEPB)
RESUMO: No atual contexto sociocultural, influenciados pelas novas tecnologias e comunicação, o analfabeto não é só aquele que não domina a leitura, a escrita e a oralidade (analfabetismo tradicional) , mas também aquele que não detém os códigos que lhe permitam dominar a leitura da imagem e a utilização de recursos informáticos. Ao contrário dos livros, os novos meios articulam representações visuais animadas, representações sonoras e o próprio texto escrito, que pode ganhar movimento,ganhando facilmente vários adeptos.Baseado nesse contexto,foi feito uma pesquisa na cidade de Solânea/PB sobre os principais usos da internet por alunos de escola pública,para tentar mostrar o quanto de tempo se é disperdiçado em lan houses e o quanto os professores poderiam fazer para mudar essa realidade.
PALAVRAS CHAVES: otimizando, internet, educação
INTRODUÇÃO: No atual contexto sociocultural, influenciados pelas novas tecnologias e comunicação, o analfabeto não é só aquele que não domina a leitura, a escrita e a oralidade (analfabetismo tradicional) , mas também aquele que não detém os códigos que lhe permitam dominar a leitura da imagem e a utilização de recursos informáticos. Ao contrário dos livros, os novos meios articulam representações visuais animadas, representações sonoras e o próprio texto escrito, que pode ganhar movimento.
Na sala de aula, é comum a utilização de quadro e giz na maioria das aulas, sendo substituídos, às vezes, por livros e apostilas.Todos esses meio dependem exclusivamente da atenção e concentração dos estudantes, já que muitas vezes, se faz necessário o uso da imaginação. Mas nem sempre a mensagem enviada pelo educador é a mesma recebida pelos educandos, tendo como resultado, a distorção do conhecimento e consequentemente uma frágil seqüência na recepção do conhecimento.
Mas, qual o motivo de tanta falta de atenção? Por que os estudantes de hoje se sentem tão desmotivados para os estudos? Várias podem ser as respostas, dependendo do educador questionado, mas através de uma pesquisa feita com freqüentadores de lan houses em Solânea, foi evidenciado o crescimento do uso da internet nos últimos anos, principalmente entre os estudantes, o que nos leva a uma pesquisa mais aprofundada no tema para tentar explicar a ligação desta com o mau desempenho na escola e apontar possíveis soluções.
MATERIAL E MÉTODOS: Para dar consistência ao estudo, foram distribuídos 100 questionários por cinco lan houses da cidade, que foram respondidos por alunos de escolas públicas do ensino básico. Com isso, o resultado quanto a escolaridade e a faixa etária foram bem distribuídos.Após utilizar os serviços da lan house, os estudantes foram abordados e convidados a responder o questionário de forma anônima, para que fosse possível um resultado mais próximo da realidade.Nessa pesquisa foi usado apenas a informação confidencial dos alunos por meio do questionário com perguntas referentes à frequência com que usam a internet, a finalidade,quai os sites mais utilizados,quais os considerados mais importantes, além de uma pergunta subjetiva sobre a opinião do uso da internet para melhorar o desempenho na sala de aula. Após o recolhimento dos dados,foram elaborados gráficos para melhor visualização, que foram apresentados em painéis em duas escolas da cidade como informação em reuniões pedagógicas. a fim de contribuir para o planejamento anual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo a pesquisa, os três itens mais acessados são, respectivamente: orkut, MSN e pesquisas escolares Apesar de não fazer parte do mesmo interesse dos estudantes como os demais, as pesquisas escolares são reconhecidas como acesso de maior importância, pois os demais são considerados como entretenimento. Isso nos remete ao início deste trabalho, onde fica aberta uma discussão sobre o uso da internet para melhorar o interesse nas aulas.Geralmente, o desinteresse é observado com maior frequência nos adolescentes na faixa de 16 a 19 anos, que justamente são a maioria dos usuários de internet, exatamente a faixa etária que corresponde aos alunos do nível fundamental.Foi nesse grupo que se pôde observar a maior falta de atenção e compromisso nas aulas, segundo as informação obtidas nas escolas em que foram expostos os resultados da pesquisa. Além das informações acima coletadas de forma objetiva, houve uma pergunta subjetiva: “É possível a escola usar a internet para melhorar o ensino? Como? ”Surpreendentemente os entrevistados opinaram efetivamente de maneira bem direta sobre o assunto, dando a entender que o tema já é bem discutido entre os estudantes. A seguir, as respostas que foram mais comuns:
* Os professores deveriam enviar para a turma os conteúdos da aula ao invés de perder tanto tempo copiando;
* Deveria ser passada exercícios onde o professor expõe os sites de pesquisa e os alunos tivessem que fazer a análise e enviá-la ao professor;
* A escola deveria disponibilizar um e-mail coletivo para cada turma, assim haveria maior interação entre professor e aluno;
* Os professores deveriam usar o MSN para interagir com os alunos fora do horário de aula;
* Preparação para que os professores usem a sala de informática com mais frequência.
CONCLUSÕES: Os educadores estão buscando a alfabetização digital pois os alunos são aprendizes vorazes por descobertas quando a mediação passa pela informática;deixá-los“à deriva” na navegação não significa necessariamente que ocorrerá aprendizagem. A direção do rumo da embarcação passa a ser sinalizada pelo“professor-guia”,que busca através de métodos mais atraentes trazer o aluno de volta para o aprendizado.O verdadeira educador busca meios para efetivar a aprendizagem,mesmo quando esses não são de sua realidade, se faz uma ponte entre o professor e o aluno que há em cada educador que busca a perfeição.
AGRADECIMENTOS: À Deus,e meus amigos que compartilham comigo a vontade de mudar a realidade da educação atual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Química: Ensino Médio/ organização Eduardo Fleury Mortimer. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.171p. : il. (Coleção Explorando o Ensino; v.4)
MELEIRO, A. Hipermídia e as representações imagéticas dos modelos teóricos para a estrutura da matéria. Campinas: Unicamp,1998. Dissertação de Mestrado.