TÍTULO: Introdução do Linux Educacional como ferramenta para o ensino da Tabela Periódica

AUTORES: SILVA (UECE) ; LOPES (UECE)

RESUMO: O objetivo desse trabalho é apresentar a tabela periódica, utilizando o Linux Educacional, aos professores e alunos de escolas estaduais de ensino médio de Fortaleza. A pesquisa baseiou-se na aplicação de dez questionários para professores e oitenta questionários para alunos de primeiro ano do ensino médio. Os alunos das escolas públicas do ensino médio encontram dificuldades quando estudam a tabela periódica. Este cenário é resultado, em parte, da ação meramente teórica dos professores em sala de aula já que, os livros adotados não têm a capacidade de acompanhar os recursos audiovisuais que os alunos encontram no cotidiano. É feita a proposta de utilizar o Linux Educacional como ferramenta no ensino da Tabela Periódica no Ensino Médio das Escolas Públicas para melhorar a aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: linux educacional

INTRODUÇÃO: As dificuldades encontradas pelos alunos das escolas públicas em aprender química é alvo de várias pesquisas nos últimos anos, devido ao baixo rendimento dos alunos e ao alto índice de evasão escolar. Os alunos são objetos de interesse dos pesquisadores, avaliam-se as opiniões e ações, mas, devemos ter como foco de estudos a opinião dos professores que são os mediadores do processo de aprendizagem e, portanto, agentes modificadores dos resultados das avaliações do ensino médio em todo o país. Ensinar é uma tarefa que exige, além do conhecimento do conteúdo proposto, técnicas didáticas, domínio de grupo e utilização de recursos de aprendizagem pelo menos os que estão ao seu alcance e podem ser utilizados. Lima e Vasconcelos (2006) destacam que os educadores são expostos a muitos desafios, entre eles, acompanhar o acelerado desenvolvimento tecnológico e suas aplicações e isso faz com que a formação do professor possa ser considerada obsoleta logo após terminar a graduação na universidade. De acordo com Christensen, Horn e Johnson (2008), encher fundos de salas e laboratórios com computadores como ferramenta de ensino não vai fazer mágica, é preciso mais que isso. Segundo os autores acima, os países em desenvolvimento, têm um impacto mais rápido, se aliar as empresas de aplicativos de aprendizagem às empresas sem fins lucrativos. O que podemos trazer como exemplo o Linux Educacional e seus aplicativos educacionais reunidos em uma distribuição do Linux desenvolvida especialmente para professores.

MATERIAL E MÉTODOS: O instrumento de coleta de dados desta pesquisa foram dois questionários: um para os professores e outro para os alunos. A amostra foi totalizada em 10 professores e 80 alunos. O questionário dos professores apresentavam informações referentes a: Qual a metodologia empregada no ensino da Tabela Periódica; Recursos que estão utilizando;
Opinião quanto ao uso da ferramenta computacional para melhorar a aprendizagem em química. Privilegiamos o professor como sujeito de nossa pesquisa, uma vez que sua palavra se reveste de grande importância, por ser o principal direcionador do processo de ensino, pois “não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem inovação pedagógica, sem uma adequada formação de professores” (NÓVOA, 1992). Antes de aplicar o questionário com os alunos foi feita uma apresentação da Tabela Periódica utilizando o software educativo e gratuito, Kalzium, já incluso no Linux Educacional 2.0, utilizando o Laboratório Educacional de Informática (LEI) da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Nogueira e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Creusa do Carmo Rocha (Escolas localizadas rm Fortaleza-CE) ambas com a presença do professor do LEI e atuando no horário reservado anteriormente. Além da apresentação da tabela periódica no computador, realizou-se uma revisão bibliográfica em artigos, periódicos, revistas especializadas e livros sobre o sistema operacional Linux, a informática na educação e a participação do Governo do Estado e o Ministério da Educação e Desporto (MEC) para que se possa valorizar mais os laboratórios de informática das escolas estaduais que muitas vezes são pouco utilizados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos verificar que a maioria dos professores têm mais de cinco anos de magistério, o que denota experiência para exercer as suas atividades. Vale ressaltar a presença considerável de profissionais com menos de um ano, o que pode ser reflexo do número de professores temporários atuando nas escolas públicas estaduais. Quais as maiores dificuldades dos alunos para aprender química? Pode-se observar que 53% das opções relatadas pelos professores foi a dificuldade em português e matemática. A leitura e a habilidade de realizar cálculos básicos dificultam o aprendizado da química. Quais as dificuldades em aprender a tabela periódica? A maioria de professores mencionou que os alunos não possuem dificuldades na aprendizagem da tabela periódica. A(s) escola(s) que você ensina tem laboratório educacional de informática (LEI) com Linux Educacional? Pode-se constatar que 30% dos professores não sabem identificar o Linux Educacional. Isso mostra que uma considerada parcela pode ainda não ter tido a oportunidade de conhecer o sistema educacional referenciado nesta pesquisa. Questionário dos alunos: Você utiliza computador no dia-a-dia? Através destes resultados pode-se dizer que, para a maioria dos alunos, o computador já é utilizado no cotidiano o que facilita bastante o uso como ferramenta de aprendizagem. Com que frequência os professores utilizam o Laboratório Educacional de Informática (LEI)? Poucos alunos (17%) utilizaram mais de uma vez. O MEC entrega os computadores nas escolas mas os professores não sabem utilizar e o aluno não recebe o benefício. Dentre as maneiras apresentadas da Tabela Periódica, qual a mais fácil de aprender? Fica claro a opinião dos alunos sobre o uso do computador como ferramenta de ensino/aprendizagem.

CONCLUSÕES: Das informações ibtidas, faz-se necessário um empenho maior da gestão escolar e do professor para contribuir na melhoria do ensino em química, acrescentando outros meios como o computador. A química, é uma ciência abstrata e se faz necessário o uso de recursos audiovisuais que o computador realiza através de aplicativos desenvolvidos para tal finalidade. Isso leva os alunos para uma compreensão mais clara do assunto abordado. Registramos 90% de opiniões favoráveis. Durante a apresentação, foi empolgante a admiração dos alunos quanto a facilidade de ver as fotografias dos elementos químicos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B. e JOHNSON, Curtis W. Ruptura e inovação na sala de aula. O que realmente funciona em educação? Edição 47. São Paulo: Revista Pátio Online, ago/out, 2008. Disponível em: <http://www.revistapatio.com.br>. Acesso em: 23 out. 2008.
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000300008&lng=&nrm=iso>. Acesso em: 23 out. 2008.
NOVÓA, Antonio. (org.). Os professores e a sua formação. In: POPKEWITZ,
Thomas S. Formação de professores e profissão docente. Portugal: Dom
Quixote, 1992. p.15-33.