TÍTULO: Olimpíada Itacoatiarense de Química: Importância na melhoria da qualidade de ensino em Química
AUTORES: CORRÊA, G.M. (UFAM) ; SOUZA, F.R.F (UFAM) ; ABREU, A.S. (UFAM) ; RAMOS, A.M. (UFAM) ; SOUZA, M.C. (UFAM)
RESUMO: O projeto Olimpíada Itacoatiarense de Química teve como principais metas, valorizar e incitar o interesse dos alunos do Ensino Médio da cidade de Itacoatiara-Am no ensino de química. Inicialmente realizou-se um exame de química geral para 200 alunos, onde foram selecionados 30 alunos. Os aprovados no exame inicial realizaram um curso de química teórico prático com 4 meses de duração. Em seguida os mesmos foram selecionados através de uma nova avaliação, os três alunos com melhor desempenho, foram premiados com a participação em evento na área de química. Com a disputa percebeu-se grande interesse dos alunos, bem como, observou-se evolução no aprendizado de química por meio de seus respectivos rendimentos escolar e avaliações continuas realizadas durante o curso.
PALAVRAS CHAVES: olimpíadas de química, ensino de química, olimpíada de ciências.
INTRODUÇÃO: O programa de olimpíadas de ciências nas escolas tem sido bastante utilizado para a busca da melhoria da qualidade de ensino nas diversas instituições e áreas de conhecimento (Borges, 2007). A presente proposta, além de estreitar a relação entre a universidade UFAM/Itacoatiara e escolas do município, buscou ainda dinamizar o ensino da química através de disputa entre as escolas com a realização de exames na área de química. Com a criação da primeira edição da olimpíada de química no município, pretendeu-se alcançar melhores índices na olimpíada amazonense de química (OAQ) realizada pela UFAM/Manaus, e, em curto prazo, a participação dos alunos da cidade de Itacoatiara nas edições norte/nordeste (ONNeQ) e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).
Pretendeu-se ainda auxiliar os alunos com material didático pedagógico, por meio de apostilas com exercícios aplicativos e contextualizados na área de química. Aliado as aplicações teóricas, fez-se necessário a realização de atividades práticas, pois, o trabalho experimental é um dos alicerces para o ensino e compreensão dos fenômenos químicos. Uma vez, que o ensino de ciências apoiado na experimentação é pouco utilizado no nosso país, e a maioria das escolas que dele se valem, fazem-no de maneira esporádica e sem nenhuma sistematização (Cruz & Gallhardo-Filho, 2004). Contudo o programa visou além de apoiar, incentivar e aproximar o aluno do ensino médio da universidade foi fundamental para motivá-los a seguir na carreira de ciência e tecnologia.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi realizada a divulgação do evento no período de 12 a 20 de maio de 2008. Participaram do programa 5 escolas do Ensino Médio (EM) do município, sendo uma da rede particular e quatro da rede pública de ensino. No mesmo período de divulgação do evento os professores de química das escolas selecionaram seus alunos, o que resultou em um total de duzentas inscrições. No dia 31 de maio de 2008, foi realizada 1ª fase da I Olimpíada, disputada em três modalidades, de acordo com a escolaridade do participante: Modalidade A: alunos da 1ª série do ensino médio, Modalidade B: alunos da 2ª série do ensino médio e Modalidade C: alunos da 3ª série do ensino médio. Após a aplicação do exame foram selecionados 30 alunos (dez de cada série do EM), de acordo com seus respectivos desempenho. Para o projeto foram financiadas 20 bolsas de estudos FAPEAM, distribuídas entre os alunos oriundos do ensino público. O grupo seleto participou de um curso teórico e prático de química, onde os alunos tiveram oportunidade de observar experimentos simples e alternativos que foram executados no laboratório de química do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, que certamente irá auxiliá-los no processo ensino-aprendizagem, em conjunto com as aplicações e exercícios contextualizados na área de química. Os alunos foram monitorados por uma aluna do curso de Química Industrial da UFAM. O curso teve duração de 4 meses sendo ministrados 6 horas-aula teórica e 2 horas-aula práticas semanais. Em seguida foi promovida uma nova competição, para selecionar três alunos com melhor desempenho, tendo como premiação a participação em de evento nacional na área de química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o incentivo a participação em evento nacional, bem como, com o apoio e promoção de disputas na área de ensino, observou-se grande interesse e motivação por parte dos alunos participantes do programa da Olimpíada Itacoatiarense de Química conforme citado por (Borges, 2007). Durante o programa, foi verificada ainda a melhoria em seus rendimentos escolares na disciplina de química através de relatos, e observações das avaliações contínuas realizadas na execução do projeto. Na qual foi observada bons rendimentos durante a resoluções de exercícios. Na oportunidade da primeira edição dois alunos do município já foram classificados para participarem da etapa norte e nordeste de química em conformidade com a pretensão inicial do projeto. Pode-se ainda destacar o desempenho dos alunos da rede pública de ensino que apresentaram bons rendimentos na segunda fase da olimpíada local e na etapa amazonense. A partir desses fatos, e de acordo com exposto pela literatura, observa-se a importância de programas como o da olimpíadas para a melhoria da qualidade de ensino, dessa forma, torna-se necessário a continuidade do programa para melhores resultados.
CONCLUSÕES: O ensino de química no interior do estado do Amazonas em especial no município de Itacoatiara tem passado por algumas dificuldades. No entanto, com o apoio a participação em programas de olimpíadas gera perspectivas futuras nos estudantes, uma vez que, disputas aliado a fatores tais como: premiações ocasionam competições sadia entre os alunos, o que auxilia no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma é importante salientar que o programa de olimpíadas em ciências contribui para a melhoria da qualidade de ensino, e ainda sim, percebe-se a necessidade de sua continuação para melhores desempenho
AGRADECIMENTOS: A FAPEAM pelas bolsas concedidas aos alunos da rede pública de ensino. e Ao Edital
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Borges, M.N. Programa Nacional Olimpíadas de Química. Olimpíada
Brasileira de Química ISSN 1809-2012, UFC. 2007.
2 Cruz, R; Galhardo-Filho, E.; experimentos de química : microescala,
materiais de baixo custo e do cotidiano, 1º edição Editora: Livraria da
física, 2004.