TÍTULO: PETRÓLEO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
AUTORES: NOGUEIRA, S. R. A. (UFF) ; MACHADO, B. C. (UFF) ; ALVES, O. C. (UFF) ; SOARES, J. R. (UFF) ; SANTOS, T. D. (CIEP 432) ; CHAVES, N. D. N. (CIEP 432) ; SILVA, M. M. (CIEP 432) ; SILVA, E. S. (CIEP 432) ; SÁ, L. J. F. (UFF)
RESUMO: Com o objetivo de estabelecer uma metodologia para facilitar o trabalho interdisciplinar nas Ciências da Natureza e Matemática no Ensino Médio, textos paradidáticos interdisciplinares para a primeira série de Química, Física, Biologia e Matemática estão sendo desenvolvidos em uma escola da Rede Pública Estadual do RJ. A metodologia inclui escolha de conteúdos e temas; redações dos professores relacionando o tema escolhido ao conteúdo de sua disciplina; unificação das redações; complementação do texto para alunos; confecção do texto guia para os professores; aplicação do texto. No primeiro texto foi escolhido o tema Petróleo e ele permite trabalhar conteúdos didáticos como misturas e separação de misturas, temperatura e calor, mudanças de fases, origem da vida e teoria de conjuntos.
PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, petróleo, ciências da natureza e matemática
INTRODUÇÃO: No Brasil, a educação pública é tão dependente quanto necessária à sociedade que financia sua atividade de ensino e de pesquisa em metodologias que visem a tornar o processo mais útil e mais qualificado na realização dos seus objetivos, que é melhor educar o seu povo. Para assegurar esses padrões, é necessário o compromisso permanente de usar o tempo e o espaço pedagógico, as instalações e os equipamentos, os materiais didáticos e os recursos humanos no interesse dos alunos. No entanto, onze anos após a assinatura da LDB, o modelo de ensino com caráter reprodutivo continua sendo praticado na maioria das escolas públicas e tem que ser superado, pois acaba por desestimular os estudantes, uma vez que o rápido desenvolvimento da tecnologia e dos meios de informação e comunicação exige novos paradigmas de ensino. Por este motivo, educadores e demais profissionais desta área devem unir esforços não apenas para reivindicar verbas, mas também para refletir acerca de novas estratégias que visem à obtenção de uma formação com qualidade cada vez maior.
Nas Ciências que compõem a área estabelecida pelos PCNEM como Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, o processo ensino-aprendizagem também não foge a esse contexto e para analisá-lo é preciso levar em conta, além de todas as questões citadas, outras que são específicas a cada uma das disciplinas desta área do conhecimento. Para tal, dois objetivos propostos em documentos oficiais sobre a Educação brasileira precisam ser viabilizados: primeiro, a LDB, que afirma que a Educação deve visar à formação do cidadão crítico; depois, os PCNEM que, na seção dedicada às competências e habilidades a serem desenvolvidas na área das Ciências da Natureza e Matemática, ressalta a interdisciplinaridade e a contextualização sócio-cultural.
Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um texto didático que promova de forma efetiva o estudo interdisciplinar de Química, Física, Biologia e Matemática.
MATERIAL E MÉTODOS: O texto didático interdisciplinar foi desenvolvido em reuniões onde a equipe formada por pesquisadores da UFF, quatro professores do EM, das disciplinas Química, Física, Biologia e matemática e dois alunos dos cursos de Licenciatura em Química e em Biologia, selecionou os conteúdos didáticos do primeiro bimestre para cada disciplina e o tema gerador de interesse atual. Seguindo a Reorientação Curricular da Secretaria de Estado de Educação.
Foi realizado um levantamento, sob a forma escrita e oral, das concepções de cada professor do EM e dos licenciandos acerca dos conceitos a serem trabalhados e sobre o papel da leitura no ensino das quatro Ciências em foco. A forma escrita possibilitou o levantamento das concepções individuais dos professores e a forma oral viabilizou a discussão dessas concepções em conjunto. Posteriormente, os conteúdos foram discutidos em encontros quinzenais. Livros textos didáticos foram utilizados como referência, seguidos de textos de apoio, no desenvolvimento e na elaboração do material produzido pelos professores.
As reuniões também foram utilizadas para esclarecimento e discussão dos conceitos de Química, Física, Biologia e de Matemática, assim como de outros conceitos que emergiram no decorrer das discussões, associados ao tema selecionado, uma vez que se pretende trabalhar mediante uma abordagem que promova a interação entre conteúdos de várias disciplinas, articulados aos aspectos do cotidiano relativos aos temas geradores.
A unificação das concepções individuais formou o primeiro esboço, que foi devidamente complementado e gerou o texto usado pelos alunos. Neste texto foram incluídas as chamadas para os conteúdos específicos de cada disciplina resultando no guia para cada professor. O material resultante foi aplicado em uma turma-teste da primeira série do EM.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tema gerador escolhido foi o petróleo, por ser de interesse óbvio para o mundo e, em particular para o Rio de janeiro, especialmente o Grande Rio, devido à implantação do complexo petroquímico. Os conteúdos didáticos trabalhados foram: Química – transformações químicas, propriedades químicas e físicas, misturas e separação de misturas; Física – temperatura e calor, escalas termométricas, calor específico, mudanças de fases; Biologia – origem da vida e evolução; e, Matemática – teoria de conjuntos.
O texto gerado, intitulado “O Petróleo”, possui cerca de 12 páginas e inclui os itens Introdução, O Petróleo no Mundo, O Petróleo no Brasil, O Petróleo no Rio de Janeiro, O Petróleo e os Problemas Ambientais e Conclusão. Foi confeccionado em formato de revista, letras tipo arial narrow tamanho 11, com duas colunas, figuras e fotografias coloridas de modo a ser visualmente atrativo para os adolescentes a quem se destina. Foram incluídos estrategicamente ao longo de todo o texto informações que remetem aos conteúdos didáticos do primeiro bimestre de cada disciplina. No texto do professor, em cada oportunidade, é aberto o comentário e inserido um resumo do conteúdo a ser trabalhado. Houve a preocupação em contextualizar o assunto de forma a despertar o interesse dos estudantes pelas ciências envolvidas, o que foi facilitado pelo apelo do mercado de trabalho e bens gerado pelo petróleo no Estado do Rio de Janeiro e na região onde a escola está localizada. O texto foi utilizado pelos quatro professores em uma mesma turma com ótimo aproveitamento. Como parte de um projeto paralelo foram inseridas atividades experimentais de forma que as aulas ocorressem tanto na sala teórica quanto no laboratório de cada disciplina.
CONCLUSÕES: O texto gerado se mostrou eficiente para trabalhar os conteúdos selecionados. O processo de construção do material deixou claro que os professores não estavam preparados para, por si só, empreenderem tal tarefa. Houve muita resistência para modificar a sequência dos conteúdos das disciplinas, assim como em expor suas limitações com relação a determinados conceitos das disciplinas que ministram. Alguns tiveram dificuldade para trabalhar com o texto em sua aula. O fato de trabalharem em várias escolas interferiu drasticamente com a proposta de interdisciplinaridade, a qual requer interação entre os membros do corpo docente.
AGRADECIMENTOS: À Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ e à direção do CIEP Brizolão 432 Alberto Cavalcanti.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEMT, 2000.
- RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Reorientação Curricular: Livro II – Ciências da Natureza e Matemática, Rio de Janeiro, 2006.
- RUIZ, Adonis G; GUERRERO, José Antonio C. Química, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002
- SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Química e sociedade: a ciência, os materiais e o lixo. Ed. Nova Geração, São Paulo, 2003.
- VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida. 2ª edição, Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2002, 120 p.