TÍTULO: Historias em quadrinhos uma ferramenta para o ensino de Química

AUTORES: FERREIRA, D,M. (UNISO) ; FRACETO, L. F.;FRACETO, LEONARDO F. (UNESP)

RESUMO: Criar novas formas de se ensinar, estabelecer novas praticas Pedagógicas, são discursos comuns nos seminários educacionais dos cursos de licenciatura, quando estes discursos são trazidos para as disciplinas de exatas (Física, Química e Matemática) se fala sobre a necessidade de humanizar os seus “complexos conteúdos” trazê-los para mais próximo da realidade de nossos alunos, do seu cotidiano, mencionasse também que nas aulas Física e Química se faz necessário uma grande capacidade raciocínio abstrato para compreender os conteúdos a respeito de coisas aparentemente não observáveis. Por isso propomos o uso de Historias em Quadrinhos como ferramenta facilitadora para o ensino de Química.

PALAVRAS CHAVES: química, quadrinhos, ciência

INTRODUÇÃO: Para que o aluno compreenda os inúmeros conteúdos abordados em Química no ensino médio se faz necessário que o educador disponha de ferramentas auxiliadoras, por isso o uso de medias como ferramenta facilitadora para ensino não é algo incomum, educadores se valem dos mais variados recursos no processo de ensino/aprendizagem. Uma forma de mídia que durante um longo tempo vem sendo explorada no ensino são as historias em quadrinho, ou como são popularmente conhecidas HQ. Talvez um dos quadrinhos mais conhecido e usado na educação seja o da personagem Mafalda, uma menina critica e questionadora que tem uma sede de compreender e alterar os rumos de nosso planeta. Muitos Professores fazem uso das historia do autor QUINO (Joaquín Salvador Lavado, criador da personagem Mafalda), em suas aulas de geografia para explicar como as guerras alteraram a sociedade, em sociologia para exemplificar a complexidade de uma sociedade em constante revolução. Por isso propomos o a criação e uso de uma historias em quadrinhos como recurso de média para o ensino de Química como uma ferramenta pedagógica que viesse abordar de forma diferenciada os conteúdos de Química estudados no ensino médio, estes quadrinhos também têm por objetivo auxiliar o aluno no desenvolvimento da capacidade de abstração dos conteúdos formais da Química, visto esta ser uma das maiores dificuldades o aluno do ensino médio. Essa proposta levou em conta a possibilidade de desenvolvimento de um material de qualidade e de baixo custo que trate os conteúdos de Química a serem estudado com uma linguagem simples comum ao do aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: Trazemos em nosso trabalho uma metodologia que não é tradicionalmente utilizado em pesquisas sobre o ensino, não tínhamos por objetivo fazer uma pesquisa quantitativa a respeito dos efeitos das aplicações de recursos didáticos para o ensino de Química, antes pretendíamos observar no cotidiano da sala de aula o desenvolvimento e resultados obtidos pelo nosso trabalho de maneira qualitativa, pois tais resultados não podem ser mensurados em simples gráficos e tabelas. Não somos os primeiros á utilizar essa metodologia de pesquisa, nos pautamos em um sólido referencial metodológicos para o desenvolvimento de nossa pesquisa, entre nossos referencias estão: Otavio Aloisio Maldaner, Roseli Pacheco Schnetzler. Embora esses autores não tenham desenvolvido trabalhos que abordassem o uso de histórias em quadrinhos no ensino de Química todos eles desenvolvem pesquisas sobre o cotidiano escolar.
Durante nosso trabalho desenvolvemos uma historia em Quadrinhos com conteúdos referentes à primeira série do ensino médio, conteúdos abordados na rede estadual do ensino médio no estado de São Paulo. Este projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e meio como trabalho de conclusão de curso na disciplina de Praticas de Pesquisa. A principio nos preocupamos em fazer leituras que ampliassem nossos conhecimentos do uso de historias em quadrinhos na educação, tivemos grandes dificuldades para conseguirmos encontrar materiais de referência visto que são poucos os pesquisadores que se dedicam a este tipo de estudo em especial na área de ensino das ciências exatas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A visão de nossos alunos/alunas sobre a Química é construída ao longo de toda sua trajetória escolar, onde os alunos adquirem os conceitos trazidos em livros, nos quais a Química é apresentada como uma ciência estática, definida e acabada. Tentamos romper com essa “ciência” com o uso da HQ “ESTRUTURA ATOMICA”, apos a confecção da HQ tivemos a oportunidade de usarmos ela em um ambiente privilegiado, escolhido, uma escola de ensino médio da rede publica situada no município de Iperó, cidade do interior do estado de São Paulo, a escola Dr. Gaspar Ricardo Júnior. Consideramos esta escola privilegiada por sua condição impar, pois é a única que oferece o ensino médio regular no município, boa parte dos alunos são da zona rural, filhos de emigrantes da região Norte e Nordeste e alunos oriundos da cidade de São Paulo e Grandes ABC paulista.
Nossa escolha também foi influenciada pelo fato de um membro de nosso grupo estar lecionado na escola, estando adaptado ao cotidiano da escola, dando a ele uma posição privilegia como professor/pesquisador (MALDANER, 2003), visto que nossa pesquisa passa por uma analise do cotidiano escolar isto se mostrou de fundamental importância.
Elaboramos uma dinâmica para discutirmos algumas questões: Os conflitos sobre as ciências ensinadas e as ciências que nossos alunos aprendem? Como nossos alunos constroem suas representações do que é ciência? O que de material á na Química? Quais são suas representações sobre o que é a Química?
Observamos que as concepções de ciências e matéria de nossos alunos diferem das que são apresentadas formalmente nos livros.





CONCLUSÕES: Durante a pesquisa observamos que o processo de ensino/aprendizagem não pode ser considerado como apenas processo de transmissão de conteúdos, um ato isolado, compreendemos que toda pratica educativa está imersa em um contexto social. Ao termino da pesquisa nossa História em Quadrinhos demonstrou ser uma ferramenta de grande utilidade para o ensino da Química, percebemos que nossos alunos podem ter uma visão bem diferente da Química do que imaginamos e compreendemos que a necessidade de se produzir novas HQ, com outros conteúdos referentes a outras séries.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos diversos colaboradores que de alguma forma tem ajudado no desenvolvimento deste projeto, em especial as escolas e professores do ensino médio q

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