TÍTULO: Avaliação de software educacional como ferramenta auxiliar no ensino de química em uma escola pública de Petrolina-PE

AUTORES: ARAÚJO, C.S. (IF-SERTÃO-PE) ; SILVA, G.A.O. (IF-SERTÃO-PE) ; SOARES, W.S. (IF-SERTÃO-PE) ; SANTOS, A.M.T. (IF-SERTÃO-PE) ; SOUZA, A.L.G. (IF-SERTÃO-PE) ; ALCÂNTARA, U.N.L. (IF-SERTÃO-PE) ; SANTOS, M.M. (IF-SERTÃO-PE) ; ARAÚJO, E.C.C. (UNIVASF)

RESUMO: O Projeto Info Química foi desenvolvido por alunos do Curso de Lic. em Química do IF-Sertão Pernambucano, orientado pela Profª Mônica Mascarenhas, dentro da disciplina Didática II e direcionado a alunos do ensino médio da rede pública. A química é uma ciência de difícil aprendizagem, principalmente em instituições públicas. Com isso, o trabalho tem como objetivo melhorar a aprendizagem e o interesse pela disciplina, a partir da utilização de um software educacional. Esse trabalho foi realizado com alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Malan, localizada em Petrolina-PE, onde foi possível reativar o Laboratório de Informática da Escola e promover uma nova forma de interação dos alunos com a química, aumentando a motivação e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, didática, software educativo.

INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que envolve conceitos abstratos e muitas vezes complexos para o nível de maturidade dos alunos de nível médio, o que a caracteriza como uma disciplina de difícil aprendizagem. Uma das principais causas da desmotivação dos alunos está associada à metodologia utilizada em sala de aula que prioriza a memorização e deixa de lado o prazer da descoberta, dificultando a aprendizagem. SOUZA e MERÇON(2003) relatam que a qualidade do ensino de química pode ser melhorada através da realização de aulas práticas como uma forma de contextualizar o conteúdo abordado nas aulas teóricas. As práticas em laboratório permitem ao aluno desenvolver a reflexão crítica, tornando-os sujeitos ativos que participam da construção do conhecimento através do trabalho em equipe, investigação e discussão de resultados proporcionando o desenvolvimento cognitivo. Como a maioria das escolas públicas não possui laboratórios para aulas práticas, o uso das novas tecnologias de informação surge como alternativa promissora na mediação pedagógica, como tentativa de contextualizar e confrontar a teoria com a prática. Sendo assim, esse trabalho objetiva atenuar as dificuldades encontradas tanto por parte do aluno em compreender os assuntos trabalhados em sala de aula, quanto por parte do professor em estimulá-los. Para LIBÂNEO(1998) é necessário garantir o máximo desenvolvimento do potencial dos alunos, auxiliando-os a superar as desvantagens originadas de suas condições sócio-econômicas adversas. Nesse contexto, o presente trabalho propõe avaliar o uso do software Le Chat como ferramenta no ensino de química, visando auxiliar no desenvolvimento do potencial dos alunos, tanto na utilização da informática como instrumento no ensino-aprendizagem, como em compreender os assuntos abordados.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi feito um diagnóstico por meio de entrevistas com o professor e os alunos onde foi possível observar qual conteúdo estava sendo estudado em sala de aula, as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo e o que poderia ser feito para melhorar o processo ensino-aprendizagem; partindo desse diagnóstico selecionou-se o software educativo Le Chat 2.0, que compreendia os conteúdos em estudo. Segundo LIBÂNEO (1998) o conteúdo determina o método, pois é a base informativa concreta para atingir os objetivos. O programa então foi instalado nos computadores da Escola e apresentado ao professor. No dia da execução do Projeto foi ministrada uma palestra com o tema: Aplicação da informática na química. Em seguida foi oferecida uma oficina onde os alunos aprenderam a manusear o programa escolhido, que é utilizado para verificar a velocidade e balanceamento de reações, descobrir elementos e substâncias a partir de suas características.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Tendo em vista a certificação da aprendizagem, foi feita uma competição entre os alunos utilizando o próprio programa. Os participantes foram distribuídos em equipes, onde tiveram que balancear as reações químicas em um tempo máximo de vinte minutos. Cada equipe foi supervisionada por um dos autores do Projeto que orientava e coletava os dados. Foi observado que os alunos não tiveram dificuldade em manusear o software por ser o mesmo de fácil utilização. A Figura 1(a) mostra a socialização do Projeto e a Figura 1(b) mostra o resultado da avaliação do conteúdo após o uso do software.

O gráfico mostra a quantidade de acertos e erros por dupla, dentro do tempo estipulado. Foi determinado que o aluno não avançasse de questão sem o acerto da mesma, assim a linha de erros é continua em zero. Observa-se também que a linha de acertos cresce e decresce de acordo com a quantidade de questões certas por cada equipe. Das seis equipes avaliadas, cinco obtiveram quantidades de acertos superiores a 50%, o que indica o sucesso do uso desse software como ferramenta auxiliar no ensino de química. É importante lembrar que nenhum recurso didático sozinho garante o aprendizado. O professor tem um papel importante no processo educacional porque ele atua como mediador e através de situações problema pode confrontar a teoria com o cotidiano.





CONCLUSÕES: Mediante os resultados das atividades aplicadas e os depoimentos colhidos dos alunos e dos professores, percebe-se que a utilização do software educativo proposto foi de grande valia para a comunidade escolar trabalhada, por ser uma inovação na forma de ver o conteúdo estudado. O Projeto permitiu que os alunos trabalhassem de forma simples e lúdica os conceitos vistos na sala de aula, colocando-os em prática a partir do uso de um instrumento pedagógico atualizado. Além disso, através da realização desse trabalho o Laboratório de Informática da Escola foi reativado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
SOUZA, M. P., MERÇON, F. In: II Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas, 2003, Rio de Janeiro. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, 2003.