TÍTULO: Implantação da disciplina de Empreendedorismo em Química: Um Relato do Curso de Licenciatura em Química da UESB

AUTORES: NASCIMENTO JUNIOR, B. B. (UESB) ; BRAGA, M. N. S. (UESB)

RESUMO: Este trabalho apresenta um relato da implantação de uma disciplina de empreendedorismo num currículo do curso de Licenciatura em Química do Departamento de Química e Exatas (DQE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Jequié. Neste relato descreve-se a metodologia desenvolvida para ministrar a disciplina e as avaliações feitas pelos alunos, com o objetivo de tornar o currículo do Curso de Química multi e interdisciplinar; diversificando a formação do profissional, para que os mesmos possam atuar de maneira empreendedora e significativa na região.

PALAVRAS CHAVES: currículos de química, educação empreendedora, químico empreendedor.

INTRODUÇÃO: O curso de Química da UESB - Campus de Jequié está localizado na região Sudoeste da Bahia, com um parque industrial incipiente, com empresas de pequeno porte no ramo de alimentos, têxtil, calçadista e de agro-negócios; os estudantes que se formam, seguem para a pós-graduação ou vão ensinar nas escolas públicas ou privadas da região; muitos não ensinam a disciplina de Química para qual foram formados.
Dentro deste panorama, precisamos incentivar nossos alunos a adotarem o comportamento “arrojado e transformador” desde o primeiro ano do curso para que eles possam ser críticos, inovadores e acreditarem que tem a capacidade para inovar, sendo além de bons profissionais, cidadões capazes de encontrar alternativas para os problemas nas suas áreas de estudo como também efetuar mudanças sociais em suas regiões. O aluno precisa adotar o empreendedorismo, independentemente da área que seguir(DE ANDRADE et al.,2005).
Entendemos também que a Universidade está diante de uma oportunidade, há de assumir um papel importante na nova realidade sócio-econômica em que empresas de conhecimento se transformam em uma das principais forças do desenvolvimento (LAGO et al.,2005).
Neste contexto este trabalho relata as alternativas encontradas para tornar o currículo do curso de Química da UESB - Campus de Jequié multi e interdisciplinar; diversificando a formação do profissional, para que os mesmos possam atuar de maneira empreendedora e significativa na região.


MATERIAL E MÉTODOS: Na primeira parte do curso fizemos o levantamento das expectativas, conhecendo o perfil de cada aluno e o que eles esperavam com a disciplina. Nesta fase foi desenvolvido um perfil das características empreendedoras dos alunos, onde podia-se a partir destas trabalhar focado nas deficiências apresentadas por eles. Ao final da primeira parte, os alunos realizavam discussões em grupo sobre esses perfis.
A segunda parte do curso era focada no surgimento de idéias para novos empreendimentos, as oportunidades de mercado e a importância da criação de uma rede de relações. Diversos exercícios relacionados com o tema eram propostos para os alunos tais como: análise da viabilidade de implantação de uma indústria de alimentos funcionais na região, onde os alunos coletavam informações sobre o mercado de alimentos na região, demandas para novos produtos, porte e localização da empresa, etc. Nesta fase ainda eram realizadas discussões sobre o funcionamento dos sistemas de suporte como SEBRAE (Serviço de Apoio às Pequenas e Micro-Empresas), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Incubadoras de Empresas, Banco do Nordeste, entre outros e palestras de especialistas em temas como cooperativismo.
A terceira parte do curso era o desenvolvimento da idéia de empresa e o Plano de Negócios. Nesta fase vários exercícios direcionados foram aplicados para que os alunos pudessem testar sua idéia de negócio antes de colocá-la efetivamente em prática. Gerentes e técnicos de bancos eram convidados a analisar a viabilidade dos planos de negócios. Como exercício final um desafio para que eles formassem uma empresa Junior de Química.
Ao final do curso, foi aplicado um questionário de avaliação para que os alunos pudessem expressar sua opinião a respeito da disciplina.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos vinte e cinco (25) alunos que cursaram a disciplina todos foram unânimes em afirmar que a disciplina será útil na sua vida pessoal e profissional. Segundo eles: A metodologia de realizar depoimentos com empreendedores locais tiveram uma contribuição alta para o aprendizado no curso; as atividades empreendedoras realizadas foram fundamentais para conhecer o mercado regional. Quanto à motivação para abrir um negócio, o estímulo dado pelo curso foi alto. A disciplina também será recomendada para outros estudantes. O curso obteve média de 8,8 numa escala que vai de zero (0) a dez (10).
Logo após a formação da Empresa Junior de Química (EMJUCEQUI), os estudantes já estavam envolvidos em projetos com os professores, destacando um pré-vestibular comunitário, onde os estudantes sob a orientação dos professores ministravam aulas para alunos do 2º grau da rede pública interessados em prestar exame para o vestibular da UESB.


CONCLUSÕES: A disciplina de Empreendedorismo foi capaz de transformar os estudantes, tornando-os mais pró-ativos, podendo levar a um melhor desempenho em outras disciplinas do curso, ajudando para uma formação mais sólida do profissional.
Um resultado importante foi à formação da Empresa Junior e seu primeiro projeto de Pré-Vestibular. Esperamos agora que novas ações sejam realizadas pela Universidade, pelo Departamento e pelos estudantes. Sabendo, porém que essas ações não são de toda a solução, se não houver políticas públicas que permitam que as idéias de empresas virem empresas de verdade.


AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao Prof. Jovino Moreira da Silva do Departamento de Química e Exatas da UESB pelas sugestões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DE ANDRADE, J. B.; PINTO, A. C.; CADORE, S.; VIEIRA, P. C.; ZUCCO, C.; PARDINI, V. L.; CURI, L. R. L. 2005. Química no Brasil: perspectivas e necessidades para a próxima década - documento básico. Química Nova, 28:S7-S10.
LAGO, R. M.; ARAÚJO, M. H.; OLIVEIRA, L. C. A.; CABRAL, P. R. M; CHENG, L. C.; FILLION, L. J. 2005. O estímulo ao empreendedorismo nos cursos de química: formando químicos empreendedores. Química Nova, 28:S18-S25.