TÍTULO: Prática de Ensino em Química: Trabalhando Teoria e Prática durante o estágio supervisionado

AUTORES: LIMA, F.R.G (UECE-FAFIDAM) ; LIMA,N.L.G. (UECE-FAFIDAM) ; MOREIRA, J.C. (UECE - FAFID) ; ALVES, R.C. (UECE-FAFIDAM)

RESUMO: A disciplina de Prática de Ensino de Química é caracterizada por trabalhar teoria e prática, visando à preparação do professor de Química. O presente trabalho tem como objetivo proporcionar ao acadêmico, uma articulação entre a teoria e a prática profissional em situações reais. Foram adotadas as práticas de mini-curso de 8h/aulas para alunos de uma escola pública de Ensino Médio com aplicação de questionários para avaliar o desenvolvimento dos estagiários. Dos resultados obtidos 75% afirmaram ter absolvido o conteúdo ministrado, 15% encontraram algum tipo de dificuldade e 10% não conseguiram uma aprendizagem satisfatória. Os resultados mostram que o bom desempenho dos estagiários se deu através de aulas inovadoras, trabalhando teoria e prática.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, prática, teoria.

INTRODUÇÃO: Os professores da área das ciências exatas, principalmente de Química, muitas vezes não estão preparados para mostrar aos alunos a grandiosidade dos conteúdos e estes acabam aceitando tudo que lhes é ensinado (apenas teoricamente) por obrigação de ser aprovado nesta matéria, ou seja, o aluno deixa de aprender a essência da disciplina, por achar difícil assimilar teoria e prática, e acaba apenas decorando seus principais termos hipoteticamente. Contudo, o grande desafio do estagiário em química é a inovação de técnicas de ensino que facilite a compreensão do aluno, além disso, é também a oportunidade que o acadêmico tem de contato direto com o cotidiano da escola, pretendendo com isso aprimorar suas habilidades e tentar amenizar algumas dificuldades que o mesmo possa vir a ter no decorrer do estágio supervisionado. Apesar do grande desenvolvimento teórico da Química, ela continua a ser uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas de Química. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da capacitação do futuro licenciado em química, para atuar no magistério proporcionando ao mesmo uma articulação entre a teoria e a prática profissional em situações reais de vida.

MATERIAL E MÉTODOS: Os métodos usados foram de observações das aulas de química do 2º e 3º ano da Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira, pertencente à rede Estadual de Ensino situada no município de Limoeiro do Norte - Ceará. Onde seqüencialmente foi necessário preparar um conjunto de atividades práticas correspondentes à etapa de regência realizada na forma de mini-curso utilizando a sala de aula e o laboratório de química da escola. Na ocasião aplicou-se um questionário onde uma amostra de 60 alunos avaliou o desempenho dos estagiários de licenciatura em química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos resultados obtidos com relação ao desempenho dos estagiários, 75% dos alunos disseram ter absolvido o conteúdo ministrado, 15% encontraram algum tipo de dificuldade e 10% não conseguiram uma aprendizagem satisfatória. O que mais chamou a atenção foi que 92% dos alunos participantes da pesquisa, aprovaram a dinâmica criada pelos estagiários, onde os mesmos ensinaram e estimularam os alunos a fazerem produtos higiênicos usados na limpeza do dia-dia, elaborados a partir de elementos químicos de reações de saponificação, como: sabão, detergentes, sabonetes e xampus. Podemos atribuir essa participação expressiva, pelo fato dos estagiários terem abordado de forma simples e prática o conteúdo teórico relacionando-o com o cotidiano.





CONCLUSÕES: A formação pedagógica profissional é o conjunto de saberes, conhecimentos, competências e atividades que o docente deve possuir para ser capaz de desenvolver a habilidade de aprender e o incentivo à aprendizagem. Trabalhando de forma paralela com aulas práticas tem a possibilidade de uma melhor fixação dos conteúdos teóricos. Não existem métodos, técnicas e procedimentos didáticos perfeitos, como também não há uma técnica melhor que outra. O importante é saber relacionar cada um desses recursos às características do tema trabalhado, ou seja, todos eles estão subordinados a relação objetivo/conteúdo. Portanto, conclui-se que o bom desempenho dos estagiários se deu através de aulas inovadoras, trabalhando teoria e prática, possibilitando ao aluno uma melhor fixação dos conteúdos teóricos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo de Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

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