TÍTULO: SEMANA DA MULHER E A HISTORIA DA QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SILVA, A. C. (UFCG) ; LIMA, M. J. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (CES/UFCG)

RESUMO: O objetivo deste trabalho é inserir a história da química nas aulas de química da 3ª série do ensino médio, com ênfase na história da química das mulheres, que visa por meio do seu contexto histórico mostrar de forma dinâmica e contextualizada os acontecimentos da ciência química e as contribuições de muitos cientistas para o desenvolvimento dessa ciência. Com o intuito de ajudar os alunos a compreender a origem da química e suas características propomos aos alunos um investigação sobre historia da ciência e em especial da química, dando destaque as contribuições das mulheres para a ciência, que foram expostas em forma de cartazes ilustrativos com colagens e textos na semana internacional da mulher.

PALAVRAS CHAVES: história da química, mulheres, contextualização

INTRODUÇÃO: Os livros didáticos de química destinados ao ensino médio pouco aborda o surgimento da química e quando faz é de forma resumida, dando a impressão de que o conhecimento científico já nasceu pronto e acabado, contudo não é bem assim, normalmente o conhecimento cientifico termina sendo obtido após muitas idas e vindas, avanços e retrocessos, numerosos erros e equívocos que a historia da química aborda com mais abrangência. A história da química relata a vida e feitos de muitos cientistas que contribuíram para o desenvolvimento de muitos fenômenos químicos e sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e industrial ate os dias atuais. Ao longo da historia o campo cientifico sempre pode contar co homens e mulheres dedicados a sua edificação e divulgação, o histórico de muitos cientistas como: Marie Curie, Irene Joliot-Curie, Dorothy Hodgkin, nos oferece ferramentas e animo para refletir sobre a importância da ciência em nossas vidas em qualquer época. No entanto a vida e a historia de muitos cientistas serve de ponte para o entendimento da ciência, por isso é notável a importância de inserir a historia da química nas aulas de química. O objetivo desse trabalho é inserir o contexto histórico de ciências nas aulas de química, assim mostrando a vida e a contribuição de muitas cientistas, esse contexto serve de ponte para o entendimento da ciência e o dia internacional da mulher.

MATERIAL E MÉTODOS: As atividades desse projeto foram realizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, situado na cidade de Cuité – PB, durante a semana internacional da mulher com 300 alunos da terceira serie do ensino médio. Em função da semana internacional da mulher realizada no período de 06 a 16 de março, foi discutidos com os alunos a possibilidade de se fazer uma pesquisa sobre a historia da química e as contribuições das mulheres nessa ciência, a qual foi aceita e explicitada por grupos de alunos na forma de trabalhos, como, cartazes e textos mostrando a história, a importância e as contribuições das mulheres nas ciências e em especial na química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho realizado pelos alunos mostrou o quanto é importante trabalhar a historia da química nas aulas de química. Na primeira tentativa de trabalhar a história da química como eixo condutor da aula houve resistências. Mas, ao final desse trabalho, a maioria dos alunos reconheceu a complexidade do conhecimento e a influência do contexto histórico na produção do conhecimento científico. Alguns resultados estão ilustrados na Figura 1. Entendo que essa abordagem, utilizando a história das ciências, contribui para o desenvolvimento da crítica da atividade científica e conseqüentemente, da ciência. Devemos também estimular a revalorização do pensamento histórico na prática pedagógica das ciências. Revelar ao aluno a história científica não somente de forma ilustrativa, mas para além das chamadas “experiências cruciais”, que são utilizadas como únicas referências históricas na apresentação das ciências. Atualmente é notável uma mudança de perspectivas pedagógicas em relação aos papeis do aluno e do professor no processo de ensino aprendizagem de química, no qual o aluno deixa de ser visto como apenas um receptor de informações e passa a participar das aulas, assim como o professor deixa de ser o possuidor do conhecimento e passa a ser o mediador dos conhecimentos prévios do aluno que serve para explicar e determinar fenômenos do mundo. Portanto vimos que inserir a química num contexto histórico ajuda pode motivar e atrair alunos, humanizar a matéria, promover uma compreensão dos conteúdos científicos, por traçar seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.



CONCLUSÕES: Ao utilizar a história da química como estratégia didática notou-se que os alunos se empolgaram com o tema, mostrando através do material elaborado a importância de se conhecer a história de mulheres (ainda tão discriminadas) que contribuíram para a ciência numa época tão difícil, na qual só existia a luz solar, não havia computadores, muito menos internet, não havia toda essa tecnologia dos tempos atuais. Sendo assim, pode-se dizer que a ciência conta com grandes personalidades históricas, possibilitando assim uma visão mais completa de nossa cultura e nossos valores.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FARIAS, Robson Fernandes. Para gostar de ler a Historia da Química, 2ª ed. São Paulo: Editora Átomo, 2005.
ATTICO, I.Chassot. Aquimiando a Química, Quim. Nova. n 1, maio 1995.
OKI, Maria da conceição Marinho e MORADELLO, Edilson Furtado. O En. Hist.Quim. Para a Compreensão da Natureza da Ciência. Ciência & Educação, V. 14, n 1, p. 67-88. 2008.
MATOS, Kedima F. de Oliveira. Hist. Da ciência x En. de Quim.: Um Estudo de Casos a Cerca da Visão dos Alunos do En. Médio. XIV. ENEQ. Julho 2008.