TÍTULO: Um estudo sobre Educação Ambiental no Ensino Médio e no Ensino Superior
AUTORES: FREIRE, S. F. (UFMA) ; PRAZERES, G. M. P. (UFMA) ; SANTOS, M. S. (UFMA) ; NETO, I. S. S. (UFMA) ; COSTA, R. P. (UFMA) ; LOUZEIRO, H. C. (UFPB) ; DIAS, C. S. (UFMA) ; CUTRIM, E. F. S. (UFMA) ; SOUSA, G. L. (UEMA)
RESUMO: Este trabalho tem por finalidade verificar a compreensão de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior (cursos de Química) sobre as questões ambientais. Foi realizada uma pesquisa para obter informações e sugestões com alunos do Colégio Universitário e da Universidade Federal do Maranhão, através da aplicação de um questionário com perguntas sobre o tema em estudo considerando a realidade de cada estudante, realizando-se em seguida a análise dos dados coletados. Com base nos estudos constatou-se a deficiência no tratamento da educação ambiental, por falta da qualificação dos professores e por essas instituições não terem projetos na área.
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental. qualificação. ensino de química.
INTRODUÇÃO: A Educação Ambiental está relacionada com a preservação e a conservação do meio ambiente e com o alerta à sociedade para os grandes males que causam a este meio. Na Conferência sobre Educação Ambiental realizada em Tbilisi, Geórgia no ano de 1977 ficou estabelecida que:
Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (CONFERÊNCIA INTERGOVERNAMENTAL DE TBILISI, Geórgia, 1977).
Um programa de Educação Ambiental (EA), para ser efetivo, deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Somente fomentando a participação comunitária, de forma articulada e consciente, um programa de EA atingiria seus objetivos. Para tanto, ele deve prover os conhecimentos necessários à compreensão do seu meio, de modo a suscitar uma consciência social que possa gerar atitudes capazes de afetar comportamentos (BRASIL, 1998).
O objetivo deste trabalho é verificar a compreensão dos alunos do Ensino Médio do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão e do Ensino Superior dos cursos de Química da Universidade Federal do Maranhão sobre as questões ambientais.
MATERIAL E MÉTODOS: A perspectiva metodológica adotada para o desenvolvimento deste trabalho foi à pesquisa documental e de campo utilizando como instrumento questionários aplicados a alunos do Ensino Médio e Superior, onde foram avaliados o nível de compreensão sobre os problemas relacionados com o meio ambiente.
Avaliação do nível de conscientização ambiental de estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior.
Utilizou-se um questionário com questões de múltipla escolha e questões que permitiam ao entrevistado emitir sua opinião espontaneamente.
O questionário foi aplicado a alunos da 1°, 2°, e 3° séries do Ensino Médio do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN) durante as aulas de Química e nos cursos de Química da Universidade Federal do Maranhão.
Após a coleta, os dados foram analisados.
Análise dos questionários
As questões objetivas do questionário foram contabilizadas e os resultados obtidos foram tabelados e permitiram a construção de gráficos para sua apresentação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os dados dos questionários pode se detectar que o tema em estudo não é tratado em sala de aula como deveria ser. Os alunos do ensino médio afirmaram que apenas 5,82% dos professores falam sobre meio ambiente nas aulas e os universitários disseram que 20% dos professores falavam de meio ambiente, mais o percentual é muito baixo. Devido a amplitude do tema, esse deveria ser inserido nas aulas independente da disciplina na qual o professor leciona. E quando questionados se essas informações recebidas na escola são importantes para conscientização, responderam que sim, mas é tratada de forma tão superficial que não se interessam pelo tema. Alguns citaram que a escola de ensino básico, é o local da formação de opinião da maioria dos estudantes, como a questão ambiental não é tratada da maneira necessária, fica sendo mais difícil ser tratada depois.
Dos 206 alunos entrevistados no ensino médio e dos 65 do ensino superior, pode se constatar a falta de comprometimento da escola com as questões ambientais, pois a maioria dos alunos tem essa informação fora da escola, o que caracteriza um problema que pode ser solucionado, mais que não existe um grande número de profissionais qualificados para solucionar tal problema. Os 65 alunos do ensino superior entrevistados afirmaram que os problemas ambientais devem ser discutidos nas universidades, por ser um local de formação de profissionais que devem está qualificados e informados sobre tudo ao seu redor, não necessariamente precisa ser biólogo ou geógrafo para tratar dos problemas ambientais.
CONCLUSÕES: De acordo com o questionário,os entrevistados afirmaram que recebem as informações sobre meio ambiente fora do ambiente escolar,muita das vezespor falta de interesse dos professores em relacionar otema em estudo com a disciplina em que leciona e pelo fatode que algumas escolas e universidades não terem projetos na área.Com base nos resultados obtidos nos questionários e na pesquisa documental pode–se detectar a deficiência no tratamento da educaçãoambiental,o que caracteriza um problema que pode ser solucionado, mais que não existe um grande número de profissionais para solucionar tal problema
AGRADECIMENTOS: UFMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1]BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.