TÍTULO: Utilização de um programa de simulação computacional como proposta pedagógica para o estudo dos gases e a sua eficiência como software educacional no ensino de química
AUTORES: BARBOSA, A.A. (IF-SERTÃO ) ; FREIRE, D.B.Q. (IF-SERTÃO ) ; SANTOS, G.A. (IF-SERTÃO ) ; OLIVEIRA JUNIOR, P.H. (IF-SERTÃO ) ; MAGALHAES, V.B.B. (IF-SERTÃO ) ; ROCHA, L.P. (IF-SERTÃO )
RESUMO: A utilização de softwares no ensino surge como estratégia pedagógica. Visando maior interação dos alunos nas aulas de química a partir da utilização de um software educacional, desenvolveu-se uma pesquisa por alunos do curso de licenciatura plena em química do IF-Sertão Pernambucano, que selecionaram turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola Pública Paul Harris, em Petrolina-PE. O projeto se dividiu em duas etapas, na primeira realizaram-se aulas em uma turma sobre gases tradicionalmente. O mesmo conteúdo foi abordado em uma segunda turma, com recursos computacionais: data show e software educativo, Simulação Virtual dos Gases. Para um comparativo aplicaram-se avaliações. A segunda turma teve maior desempenho. Constatou-se que o ensino-aprendizagem, pode ser uma dinâmica inovadora.
PALAVRAS CHAVES: software educacional, química, novas tecnologias.
INTRODUÇÃO: Educar é criar mecanismos para absorver atitudes e atos que está a sua volta. O homem se educa na medida em que responde a desafios. Dentro desse contexto, a química é uma ciência que têm evoluido ao passar dos anos, mas no âmbito educional ainda persiste como um grande desafio.
Com o propósito de estreitar o processo ensino-aprendizagem surge o software educativo que propõe um método inovador de exposição dos conteúdos de forma interativa com imagens gráficas e vídeos em movimento. O ensino da química mediado por computador pode ser realizado através de tutoriais, uso de multimídia e Internet, simulação e modelagem, jogos, entre outros. Vieira (2001) acrescenta que os programas de modelagem, simulação e de bases de dados permitem uma interatividade maior entre usuário e o conhecimento, o que pode possibilitar ou facilitar uma aprendizagem significativa dos conteúdos químicos.
A utilização dos softwares permite que alunos e professores possam criar e gerar experiências de forma fácil e segura, através de simulação visual e aulas ministradas tradicionalmente. Na atualidade, o uso de computador consiste na informatização dos meios tradicionais de educar baseando-se em recursos antes não oferecidos, porem atrativos e motivadores (AZE97). A lei de Diretrizes e bases da educação nacional explicita que o ensino medio é a “etapa final da educação basica” (Art.36) o que siginifica consolidar e aprofundar os seus conhecimentos. Baseando-se nesse argumento, o presente projeto tem como finalidade divulgar a importância de um auxílio computadorizado para uma aula dinâmica, mais interativa e motivadora, induzindo a uma melhor contextualização do conteúdo abordado. É importante lembrar que nenhuma ferramenta por si só garante o aprendizado.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do projeto foram ministradas aulas na forma tradicional com lousa e pincel e aulas com uso de recursos multimídias, tais como: data show, computador e o software educativo, Simulação Propriedades dos Gases, que faz uma simulação virtual comparando as propriedades dos gases. As aulas foram ministradas durante dois dias, somando um total de quatro aulas para duas turmas com vinte alunos cada da segunda série do ensino médio. O primeiro passo foi confeccionar um plano de aula dentro das teorias pedagógicas e de acordo com o conteúdo abordando as propriedades dos gases. Em seguida, foram elaborados dois tipos de avaliação: um exercício de fixação com cinco questões e outro abrangendo todo conteúdo abordado com oito questões de caráter avaliativo. A primeira aula foi lecionada teoricamente com o uso tradicional lousa/pincel e, na segunda foram empregados os recursos multimídia. Após cada aula foram aplicados os exercícios com o intuito de avaliar o aproveitamento dos alunos diante do conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as aulas ministradas na forma tradicional para a primeira turma, observou-se uma dispersão numa considerada quantidade de alunos, participação da minoria, falta de interesse nos demais, pouco tempo para a explanação do assunto. Além disso, foi necessário um tempo de aproximadamente trinta minutos para exposição do conteúdo na lousa. Após a abordagem do tema, restou um tempo de quinze minutos para a aplicação do exercício. O tempo de quinze minutos não foi suficiente para a resolução da atividade em classe, então, os alunos levaram os exercícios para resolução em casa. Na segunda turma, observou-se total atenção dos alunos, maior interatividade e participação encadeando melhor entendimento do conteúdo. Após a aula restou um tempo de trinta minutos para a resolução do exercício, como se esperava, os exercícios foram todos resolvidos em sala de aula. No dia seguinte, foi aplicada a avaliação nas duas turmas, os resultados estão apresentados na Figura 1. A Figura mostra a média alcançada por turma em porcentagem, após avaliação escrita contendo oito questões sobre o tema em estudo. Considerou-se a média de ciquenta por cento, equivalente a cinco pontos. Os resultados indicaram que os alunos da turma 1, que assistiram aula na forma tradicional, obtiveram uma maior porcentagem de notas abaixo da média. Na turma 2, na qual a aula foi realizada com o auxílio de recursos multimídia, a porcentagem de alunos com notas abaixo da média foi menor e, consequentemente essa turma obteve maior rendimento, ou seja, maior aprendizagem. O resultado confirma o que foi abordado por Vieira (2001), onde menciona que programas de simulação pode facilitar uma aprendizagem significativa dos conteúdos químicos, além de proporcionar a interatividade e dinamismo nas aulas de química.
CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, pode assegurar que o software educativo contribuiu para um melhor desempenho dos alunos. Outro aspecto positivo descoberto foi que é possível tornar o processo ensino-aprendizagem em química algo interessante e de fácil compreensão através do uso de programas computacionais. Além disso, o uso do computador permite introduzir novos conceitos e experiências que motiva e desafia, tornando o processo ensino-aprendizagem uma atividade inovadora, dinâmica e interativa.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°9394, 20 de dezembro de 1996.
COELHO, Luiz. Software educacional como escolher? Informática educativa. 19 de jul. 2007. Disponível em <<http://www.weblivre.net.
VIEIRA, Sérgio Lontra. Contribuições e limitações da Informática para a Educação Química, QMCWEB, Ano 2, n. 45, Florianópolis, 2001.