TÍTULO: O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PUBLICAS E PRIVADAS DE PETROLINA/PE E JUAZEIRO/BA
AUTORES: TRINDADE, A.M.G (IF SERTÃO) ; SANTOS, A.W.N. (IF SERTÃO) ; ANJOS,V.H.A. (IF SERTÃO) ; BRAZ, S.R. (IF SERTÃO) ; MONTE, N.D. (IF SERTÃO) ; VESCESLAU, J.G. (IF SERTÃO)
RESUMO: Buscar o conhecimento por meio de instrumentos da tecnologia requer uma forma de trabalho coletivo em busca do fazer pedagógico. Além disso, pelo uso do computador, é possível desmistificar a utilização de recursos tecnológicos no processo educacional. Objetivando comparar a assimilação de conteúdos de química através dos softwares educacionais QuipTabela e ACD/Chemsketch, foi realizada pesquisa entre alunos de escolas publicas e privadas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, onde foram aplicados questionários para analise do conhecimento prévio do assunto, e posteriormente atividades com uso dos softwares. Constatando-se que o uso dos softwares tanto em escolas da rede publica quanto da rede privada, facilitaram o processo de ensino-aprendizagem, melhorando a compreensão conceitual.
PALAVRAS CHAVES: software educacional, ensino de química
INTRODUÇÃO: É indubitável o processo de transição que vem ocorrendo no âmbito educacional vigente. Com isso o ensino tem exigido dos profissionais uma contundente transformação, que nesta perspectiva, torna-se imperativo a eclosão de novas formas de aprender e ensinar, e requerem novas concepções do fazer pedagógico. Assim, evidencia-se a necessidade do uso dos computadores, os quais têm se estabelecido como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A apreensão de novos saberes através das novas tecnologias deve ser contemplada e sendo a escola o local por excelência da promoção de novas aprendizagens, faz-se necessário à inserção de ferramentas como os softwares educacionais em sua metodologia de ensino.
A disciplina de Química tem grande importância para o Ensino Médio porque fornece os conceitos que devem fundamentar o conhecimento apresentado posteriormente no curso. Ela permite estabelecer certa homogeneidade entre os estudantes. Entretanto ela pode ser desestimulante, irrelevante e desinteressante, principalmente para os alunos oriundos de cursos deficientes
Embora a escola tenha o papel de garantir que o aluno não a abandone, as taxas de evasão são altas. A questão central não está na mudança do ensino tradicional para os midiatizados por tecnologias, mas na transição de uma educação e uma formação estritamente institucionalizada para uma situação de troca de saberes. Assim o presente trabalho objetivou comparar a assimilação de conteúdos de química através dos softwares educacionais QuipTabela e ACD/Chemsketch entre alunos de escolas públicas e privadas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado no período de abril a maio do ano corrente, com 280 alunos de escolas publicas e particulares das cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Foram escolhidos como instrumentos de analise dois softwares educacionais, o QuipTabela e o ACD/Chemsketch, por serem softwares gratuitos e conter interface compatível com a maioria dos editores de texto e internet.
Previamente os assuntos relacionados aos softwares, tabela periódica e química orgânica, foram desenvolvidos em sala de aula. Aplicando-se, um questionário para verificação da aprendizagem. Posteriormente foram utilizados os softwares na sala de informática das escolas, onde foram desenvolvidas atividades com a utilização dos mesmos.O trabalho foi Finalizado com entrevista pessoal acerca da opinião sobre as dificuldades e facilidades do processo educacional com e sem o solftware.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Conforme comentário dos alunos em entrevista e resultados das atividades e questionários, a utilização dos softwares facilitou o processo de ensino-aprendizagem, aperfeiçoando a compreensão conceitual e permitindo também a identificação de dificuldades. (LÉVY, 1999) afirma que um ambiente computacional que proporciona aos alunos a produção de hipertexto e ou multimídia interativa, adapta-se às tendências modernas e educacionais da tecnologia voltadas ao ensino.
Através dos softwares QuipTabela (figura 1) e ACD/Chemsketch (figura 2), os alunos foram mais ágeis na execução das atividades propostas. Enfatizando que os alunos da rede pública de ensino tiveram certa dificuldade no manuseio do software ACD/Chemsketch. Quanto ao uso do computador, que está diretamente ligado ao trabalho com o software, observamos que em média, 80% dos estudantes usam computador e 41% deles fazem isso diariamente. O uso da Internet é apontado por aproximadamente 60% dos estudantes. Para (REGO,2007), o aluno exerce um papel ativo no processo de aprendizagem, por apresentar condições de relacionar o novo conteúdo a seus conhecimentos prévios, e o professor se torna o responsável por criar zonas de desenvolvimento proximal, ou seja, proporciona condições e situações para que o aluno transforme e desenvolva em sua mente um processo cognitivo mais significativo.
CONCLUSÕES: O uso de computadores tem adquirido suma importância, já que se faz presente em todos os setores da sociedade em escala universal. No que se refere às escolas têm se tornado uma poderosa ferramenta educacional.
Foi possível verificar que a aplicação de softwares educacionais pode ser uma boa ferramenta que auxilia na construção do conhecimento da Química em escolas da rede pública e particular de ensino. E assim como qualquer outro recurso didático, por si só, não assegura a aprendizagem. Sendo necessário que o professor assuma o papel de organizador e mediador do processo.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-CulturaL da Educação Petrópolis: Vozes, 2007.