TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
AUTORES: HORA, P.H.A. (IFPB) ; TAVARES, M.R.S. (IFPB)
RESUMO: A premência de medidas referentes às condições necessárias para inclusão de alunos com deficiências, no ensino superior, tem desencadeado pesquisas sobre a inclusão, sob diferentes perspectivas, tais como: a formação de professores para a proposta de educação inclusiva (CAMEJO, 2000); a reação das mães frente à inclusão de uma criança com deficiência na classe de seu filho (MOLOCHENCO 2003); estudos sobre inclusão do aluno com deficiência na escola regular (SOLÉR, 2003; VOIVODIC, 2003); impactos iniciais da inclusão da criança com deficiência no ensino regular (ANDRETTO, 2001) e desenvolvimento de tecnologias que facilitem o acesso deste portador ao ensino.
PALAVRAS CHAVES: inclusão, nova tecnologia
INTRODUÇÃO: O acesso de deficientes visuais a universidade através da inclusão vem se tornando cada vez mais comum. Contudo a falta desenvolvimento de recursos que facilitem o aprendizado destes portadores de necessidades especiais acaba por desmotivá-los, levando a evasão. A dificuldade no que diz respeito à química é ainda maior, por se tratar de uma ciência experimental. Neste trabalho foi desenvolvido um software chamado Incluindo Química, que serve de recurso auxiliar para minimizar os problemas relacionados à inclusão de deficientes visuais em aulas experimentais de química.
MATERIAL E MÉTODOS: Incluindo Química foi desenvolvido em plataforma Java e utiliza recursos de áudio como ferramenta para o aluno deficiente visual. O software foi acoplado a um espectrofotômetro UV-vís e um medidor de PH que estão sendo utilizados nas disciplinas de química dos cursos superiores do IFPB, de acordo com a necessidade de cada um. O funcionamento do software baseia-se na transmissão de dados do equipamento para ele, que por sua vez lê para o aluno aquele determinado resultado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos com a aplicação do software Incluindo Química foram bastante animadores, uma vez que o rendimento dos alunos, comparando-se a turmas anteriores, foi bastante superior. A motivação dos alunos também é destacável, além disso, o índice de evasão nessas disciplinas foi significativamente reduzido. A conseqüência desse trabalho certamente é a obtenção de uma geração de deficientes visuais bem capacitados para o mercado de trabalho.
CONCLUSÕES: A diminuição da evasão, bem como o aumento da motivação de deficientes visuais, depende inteiramente da força de vontade de cada professor em desenvolver métodos que façam com que aquele aluno sinta-se incluído. A química é para todos.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq pelo suporte financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMEJO. A.S. Formação dos Professores do Ensino Fundamental para a proposta de Educação Inclusiva, 2000. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
MOLOCHENCO, M. - A inclusão de crianças com deficiências em escolas regulares – opinião de mães, 2003. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
SOLÉR, T. Experiência de inclusão de criança deficiente visual em uma escola pública, 2003. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
VONODIC, M.A.M.A. A inclusão de crianças com síndromede Down em ClassesComunsde EscolasRegulares, com a mediaçãodo projeto"Educarmais um" - Análise de uma experiência, 2003. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
ANDRETTO, Y.T.T. Os impactos iniciais da Inclusão de criança deficiente no ensino regular: um estudo sobre a inclusão de criança comparalisia cerebral, 2001. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.