TÍTULO: INTEGRAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA ATRAVÉS DE ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
AUTORES: SANTOS, M.L.B. (IFPB) ; SÁ, A.M. (IFPB) ; BEZERRA, C.P. (IFPB) ; HORA, P.H.A. (IFPB) ; ALVES, C.V. (IFPB) ; TAVARES, M.R.S. (IFPB) ; QUEIROZ, M.F.V. (IFPB)
RESUMO: Divulgados no ano 2000, os Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (PCNEM) trazem uma proposta de trabalho para tornar o ensino efetivo, como parte essencial para a formação cidadã. A interdisciplinaridade aparece nesse documento como uma prerrogativa para a promoção de um aprendizado integrador, com caráter prático e crítico, cujo objetivo é desenvolver competências que possibilitem uma visão de mundo atualizada, a capacidade de compreensão das problemáticas abordadas pelos meios de comunicação e a ação e relação do ser humano com seu meio social e suas tecnologias (BRASIL, 2000). Entendemos que um ensino com a responsabilidade de formar cidadãos vai muito além do estudo de conteúdos fragmentados, que abordam apenas aspectos teóricos não contextualizados.
PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, química, biologia
INTRODUÇÃO: O ensino de Química fragmentado e descontextualizado tem contribuído para a formação de um ensino pouco motivador, descomprometido com o desenvolvimento do cidadão, dando prioridade apenas a memorização de conteúdos, tornando-os distantes da realidade do aluno e de outros contextos sócio-político-culturais nos quais os estudantes se inserem. Muitas perspectivas teóricas, metodologias e propostas pedagógicas são freqüentemente apresentadas como alternativas para a melhoria do contexto atual do ensino, buscando-se a integração do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Uma temática relevante e com potencial integrador que pode contribuir para a compreensão interdisciplinar dos alunos é a temática da composição química dos alimentos. A escolha dos alimentos que ingerimos, com relação à qualidade nutricional, tem relação direta com o bom funcionamento do organismo além de apresentar um grande potencial interdisciplinar para as disciplinas de Química e Biologia.
MATERIAL E MÉTODOS: Uma mesma turma do curso técnico integrado ao médio de tecnologia ambiental foi dividida em dois grupos iguais, sendo que, um participou de todas as atividades referentes ao projeto, que contou com aulas teóricas e experimentais intercaladas. Já para o outro grupo os conteúdos foram ministrados através de aulas meramente expositivas. Após, uma mesma avaliação foi aplicada aos dois grupos: uma prova com questões subjetivas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado da avaliação mostrou que os alunos que participaram da atividade interdisciplinar adquiriram um conhecimento mais amplo sobre o conteúdo abordado. Tomando-se como referência a nota sete (7,0); 85,38% dos alunos que não participaram da atividade não atingiram essa “média” necessária para sua aprovação na avaliação. Já dentre os que participaram; 71,4% obtiveram notas superiores a 7,0.
CONCLUSÕES: O desenvolvimento de metodologias de ensino eficazes contribui de forma bastante significante para a melhoria do ensino, obviamente, não só de química.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq pelo suporte financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura.2000.