TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ESPECTROSCOPIA
AUTORES: HORA, P.H.A. (IFPB) ; TAVARES, M.R.S. (IFPB) ; SANTOS, S.R.B. (IFPB)
RESUMO: As instituições de ensino público, principalmente em regiões mais desprovidas, sofrem com grande carência de recursos, gerando dificuldades para o desenvolvimento intelectual de seus alunos. As disciplinas pertencentes às Ciências Exatas e Biológicas são bastante dependentes de laboratórios: espaço físico para realizar atividades de pesquisas e/ou experimentais. Infelizmente, na maioria dos casos, os ambientes de ensino não são dotados de local apropriado, bem como de equipamentos que auxiliem os estudantes em suas atividades práticas.
Mediante essas dificuldades, a confecção de equipamentos alternativos para laboratório, produzidos a partir de objetos reaproveitados e materiais de fácil acesso surge como uma proposta para tornar mínima essa dificuldade
PALAVRAS CHAVES: materiais alternativos, ensino de química
INTRODUÇÃO: A carência de atividades práticas devido à falta de equipamentos necessários para seu desenvolvimento é um dos grandes problemas enfrentados por instituições públicas, principalmente em regiões mais pobres como o Nordeste, acarretando assim, uma deficiência no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, em tratando de uma ciência experimental como química este problema acaba por ser ainda mais grave. A utilização de tecnologias alternativas vem se tornando cada vez mais freqüente, uma vez que a aplicação de métodos de baixo custo além de baratear os gastos com determinados materiais geram um papel de responsabilidade com o meio ambiente (OLIVEIRA, 2008), pois se transforma sucata em equipamentos de grande aplicabilidade no ensino. Neste trabalho foi desenvolvido um espectrofotômetro de absorção a partir de lixo eletrônico, que está sendo utilizado nas aulas práticas do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba.
MATERIAL E MÉTODOS: Na construção do equipamento foram utilizados os seguintes materiais (todos sendo sucata, exceto multímetro): placa de circuito de walkman, lanterna, caixa de frente de som automotivo, diodo de TV, bateria de calculadora, fotoreceptor de TV, resistor de 33 quilo ohm, papel celofane e multímetro modelo Dawer DM-1010 A.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O espectrofotômetro alternativo construído está sendo utilizado nas atividades experimentais das disciplinas Química Inorgânica I e II, Química Analítica II, Físico-Química II, Química Orgânica II e em turmas do ensino médio no em conteúdos da Mecânica Clássica. Avaliações comparativas com turmas anteriores mostram um aumento bastante significativo no rendimento e diminuição nas reprovações, além disso, professores ainda mais competentes estão sendo formados, tornando, conseqüentemente, o ensino de química mais eficiente.
CONCLUSÕES: A utilização de materiais alternativos no desenvolvimento de recursos que minimizem a carência das instituições é de fundamental importância para a melhoria do ensino de química seja em nível básico ou graduação.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq pelo suporte financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OLIVEIRA, C.A. et al.Produção de barras magnéticas em tubos de vidro. Revista Principia. No. 18. p. 1-5. 2008.