TÍTULO: PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DO ESTUDO DO PLASMA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: TAVARES, M.R.S. (IFPB) ; HORA, P.H.A. (IFPB)

RESUMO: Apesar de o plasma ser o estado físico mais comum da matéria, pouco se estuda sobre ele, seja na educação básica ou em nível superior, transformando-se este em uma grande incógnita tanto para alunos como para alguns professores. Neste trabalho é lançada a proposta para a inclusão deste conteúdo no ensino médio, para que haja um aprendizado a cerca deste conteúdo tão importante, de forma acessível para todos os níveis, pois também se trata de um estado físico da matéria como qualquer outro (sólido, líquido e gasoso), que está presente em nosso cotidiano, como é o caso do fogo.

PALAVRAS CHAVES: plasma, inserção, proposta

INTRODUÇÃO: Ao estudarmos o universo (na física, por exemplo) entende-se que é composto por matéria ionizada em forma de plasma, porém o que se entende por plasma? Onde encontramos informações sobre ele? E como o estudamos? O conhecimento químico centrou-se em estudos de natureza empírica sobre as transformações químicas e as propriedades dos materiais e substâncias. Em relação às transformações físicas é de claro entendimento para aos alunos do ensino médio os estados sólido, líquido e gasoso, entretanto quando se julga sobre o estado físico, por exemplo, o fogo, a carência sobre esse fato é constatada, onde os professores de químicas apenas comentam (ou não) o plasma, derrubando o nível de aprendizagem a respeito de acontecimentos e fenômenos ocorridos desde a pré-história até os dias atuais, até mesmo porque, observa-se uma grande deficiência dos próprios docentes.
De acordo com os Paramêtros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999), o ensino de química deve contribuir na formação técnico-científica do aluno, ou seja, deve ser desenvolvida no discente a capacidade de analisar, interpretar e consultar textos (e outras comunicações) referentes ao conhecimento científico e tecnológico químico, além disso, ampliar a visão dos educandos a respeito das diferentes linguagens e campos de estudo da química, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.
O conteúdo “plasma”, por se tratar do estado físico mais abundante do universo, satisfaz tais propostas exigidas pelo MEC, especificamente pelos PCNs, devido a sua importância nas transformações físicas e químicas naturais, bem como sua presença em nosso cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: Uma pesquisa bibliográfica foi realizada em inúmeros livros de ensino médio e, além disso, questionários subjetivos foram aplicados a 500 alunos (sendo 200 da rede pública, 150 da rede federal e 150 da rede particular)e 50 professores de ensino médio da grande João Pessoa (20 da rede pública, 20 da rede particular e 10 da rede privada).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na pesquisa bibliográfica realizada observou-se que nenhum livro trazia menção alguma sobre o plasma.
Entre os alunos obtivemos unanimidade no que diz respeito ao interesse sobre aprender esse conteúdo. Alguns dos entrevistados referiam-se ao plasma através do fogo, entretanto não souberam informar característica alguma deste estado.
Entre os professores essa unanimidade foi de 100%, entretanto ressalvas no que diz respeito a contextualização, ao nível que deve ser abordado e disponibilidade de material didático foram realizadas.


CONCLUSÕES: O estudo do plasma no ensino médio é de total importância, uma vez que, é necessário que o processo de ensino crie condições reais para que o aluno compreenda as tranformações que ocorrem ao seu redor.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq pelo suporte financeiro

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília, Ministério da Educação, 1999.