TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA A APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA UTILIZANDO MATERIAL DE BAIXO CUSTO E DO COTIDIANO
AUTORES: CARDOSO, JAIR M. (UNIBAN) ; SILVA, ANDRÉA (UNIBAN) ; DELMONDES, VANESSA F. (UNIBAN) ; MATOS, KÉDIMA F. O. (UNICAMP)
RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização da experimentação no ensino de Química, utilizando material de baixo custo e do cotidiano, visa ainda analisar até onde estes experimentos contribuem para a melhoria da qualidade do Ensino de Química nas Instituições de Ensino Público do Estado de São Paulo.
A viabilização destes experimentos, custo, adequação a realidade de cada escola aplicada, também é interesse desta pesquisa.
PALAVRAS CHAVES: experimentação, titulação , ensino de química
INTRODUÇÃO: O ensino das ciências tem sofrido grandes alterações nas últimas décadas, como conseqüência da evolução do próprio conceito de ciência e de fatores sócio-culturais, políticos e econômicos.
Uma das formas de se falar do ensino de Ciências num território com as dimensões do Brasil poderia ser a descrição das diversas realidades distintas encontradas em cada escola, onde o ensino de Ciências esteja presente. Estaríamos falando do ensino vivido em instituições públicas e ou privadas, distribuídas ao longo de uma enorme rede educacional, no qual alunos necessariamente entrarão em contato com o ensino de Ciências, em alguma fase de sua vida escolar. Uma forma de ver o ensino de Química é observá-lo através das pesquisas e publicações realizadas pela comunidade de educadores químicos.
Apesar de tanto se falar em reestruturação do ensino, metodologias inovadoras ainda há uma deficiência, em termos de estrutura física e material didático adequado, laboratórios apropriados para o ensino experimental de química. É a partir desta problemática que esta pesquisa tem por objetivo analisar os trabalhos a de experimentação existentes no ensino de Química, e que fazem uso de material de fácil acesso tanto para professores como para alunos do ensino médio.
A finalidade desta pesquisa é perceber como estes trabalhos podem, ou não, contribuir para a melhoria do ensino de Química em sala de aula. Esta pesquisa está sendo desenvolvido para auxiliar os professores de química da rede estadual de ensino devido à deficiência de laboratórios nas escolas e falta de material didático que motive os alunos nas aulas. Os experimentos exercem grandes influencias no mel ensino de química sendo uma ótima ferramenta para a assimilação de conceitos pelos alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a composição deste estudo foram analisados trinta artigos dos quais foram selecionados quatorze que possuem assuntos pertinentes à proposta do trabalho com recorte temporal no ano de 2000 a 2008. Dentro do contexto foram selecionados trechos que julgamos de maior relevância.
Durante a elaboração do estudo foi traçadas metas a fim, de se fazer um levantamento sistemático do estudo, sendo realizado, como descrito a seguir:
•Levantamento de artigos que se propunham ao ensino de química com a utilização de material de baixo custo e do cotidiano;
•Levantamento da realização da experimentação em Escolas Publicas do Estado de São Paulo, a fim de observar como ocorria, ou não as aulas experimentais de Química nas instituições escolhidas;
•Reprodução de alguns experimentos e aplicação em sala de aula.
•Observação da viabilização para professor e aluno da proposta de experimento com material de baixo custo e as contribuições do mesmo para o ensino de química
Nesta etapa da pesquisa foi realizado alguns experimentos com material alternativo de baixo custo, porém para este trabalho destacamos a experiencia vivênciada com a aplicação do experimento "Solução Iônica".
MATERIAIS UTILIZADOS
FONTE 12 VOLTS
PISCA DE MOTO
TÊ DE PVC
SUPORTE
PROCEDIMENTO: fazer várias soluções iônicas diferentes podendo ser utilizados vários tipos de reagentes do cotidiano como sal, amoníaco, vinagre, solução de bateria etc. colocar em copos separados com água, ligar o fio da fonte em uma tomada 110/220 volts e testar a condutividade elétrica das soluções mergulhando os fios do pisca de moto na solução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os materiais utilizados no experimento são de fácil encontro e a montagem do equipamento também é simples, outro fator interessante que podemos observar no experimento e a facilidade de armazenamento e locomoção do material, podendo ser utilizado variam vezes diferenciando-se assim da maioria dos experimentos de baixo custo que geralmente são descartáveis e de difícil locomoção(fig.01). Este experimento sendo portátil auxilia no trabalho do professor que muitas vezes leciona em mais de uma escola podendo locomover o equipamento para outras localidades sem transtornos.
Alem da praticidade do professor os materiais utilizados visão a segurança dos alunos nas aulas praticas, no caso deste experimento foi utilizado uma fonte 12 volts para minimizar os riscos de acidentes com eletricidade, alguns experimentos deste tipo são realizados com lâmpada incandescente, que podem causar queimaduras se algum aluno encostar a mão por esse motivo utilizou se um pisca de moto que alem de evitar queimaduras não quebra facilmente em locomoções(fig. 02).
CONCLUSÕES: Os materiais utilizados no experimento são de fácil encontro e a montagem do equipamento também é simples, outro fator interessante que podemos observar no experimento e a facilidade de armazenamento e locomoção do material, podendo ser utilizado variam vezes diferenciando-se assim da maioria dos experimentos de baixo custo que geralmente são descartáveis e de difícil locomoção. Este experimento sendo portátil auxilia no trabalho do professor que muitas vezes leciona em mais de uma escola podendo locomover o equipamento para outras localidades sem transtornos.
AGRADECIMENTOS: A UNIBAN pelo apoio a pesquisa realizada
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROSA, A. A. ; MATOS, K. F. O. . Uma abordagem investigativa nas aulas experimentais de Química: um estudo de caso na rede pública em Itapecerica da Serra. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Químca, 2008, Curitiba. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.
WISNIEWSKI, Gerônimo. Utilização de Materiais de Baixo Custo no Ensino de Química Conjugados aos Recursos Locais Disponíveis. Dissertação de Mestrado, Florianópolis.UFSC.1990.