TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA E INCLUSÃO: CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS

AUTORES: RESENDE FILHO, J. B. M. (IFPB) ; NASCIMENTO, Y. I. F. (IFPB) ; BARRETO, I. S. (IFPB)

RESUMO: Este projeto apresenta uma alternativa para se trabalhar a parte introdutória de Atomística (Modelos Atômicos), através da construção e da aplicação de recursos didáticos contíguos ao braille, visando facilitar a aprendizagem do respectivo conteúdo e que compreenda um público-alvo inclusivo no Ensino Médio. Os Modelos Atômicos foram confeccionados a partir de materiais de baixo custo e de fácil acesso. Eles foram aplicados durante uma aula de Atomística em uma sala de aula contendo alunos deficientes visuais e normovisuais e proporcionaram uma melhor compreensão sobre o respectivo conteúdo, tanto para alunos normovisuais como para alunos deficientes visuais, denotando um elevado índice de aceitação e de significação como instrumento facilitador.

PALAVRAS CHAVES: educação inclusiva; deficiência visual; modelos atômicos.

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, os processos oriundos da Inclusão Social vêm crescendo gradativamente, tomando forma e escopo nos âmbitos da Educação, do Trabalho, dos Transportes, e demais campos das atividades humanas. A priori, o crescimento da Educação Inclusiva no Brasil pode ser verificado analisando-se os dados do Censo Escolar/INEP, o qual registra o crescimento da matrícula de alunos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino, tendo aumentado de 337.326 alunos, no ano de 1998, para 640.317 em 2005.
Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou confeccionar modelos atômicos que atendessem as necessidades educativas do maior número possível de alunos normovisuais e deficientes visuais (D.V.).
O estudo da Química no Ensino Médio explora um nível de abstração bastante elevado, principalmente nos conteúdos referentes à Atomística. Segundo Rocha e Cavicchioli (2005), "existe uma limitação objetiva na capacidade dos alunos que iniciam o estudo de Química nos ensinos Fundamental e Médio em reconhecer, em nível microscópico, o caráter descontínuo da matéria e de suas entidades constituintes".
Com o intuito de fornecer uma melhor percepção da estrutura atômica, os modelos atômicos confeccionados, juntamente com as aulas teóricas, promovem a compreensão de conceitos químicos interligados à Atomística nos três níveis, macroscópico, microscópico e simbólico. (WU apud ROCHA & CAVICCHIOLI, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: Foram desenvolvidos seis modelos atômicos: Modelo Atômico de Dalton, Thompson, Rutherford, Rutherford-Bohr, Sommerfeld e o Modelo Atômico de Nuvem Eletrônica, sendo este último em duas versões. Os materiais utilizados para a confecção dos modelos atômicos foram materiais de baixo custo e fácil acesso, tais como arames, bolas de isopor, miçangas, alfinetes coloridos, espuma, entre outros. Juntamente com os modelos atômicos foram produzidos cadernos elucidativos em Braille, com o intuito de facilitar a compreensão dos modelos e possibilitar a aprendizagem autônoma dos alunos D.V. Tais recursos didáticos foram aplicados durante uma aula de Atomística para uma turma contendo duas alunas D.V. e alunos normovisuais, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Após a respectiva aula, todos os alunos avaliaram a eficiência dos recursos didáticos através de uma discussão realizada em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os modelos atômicos (figura 1) são fáceis de serem desenvolvidas e apresentaram uma boa aceitação por parte do público-alvo (alunos videntes e não-videntes).
A aula ministrada com os modelos atômicos (figura 2) possibilitou uma melhor compreensão desses modelos, facilitando a aprendizagem dos alunos. Tais modelos utilizam-se da abordagem do nível simbólico, com o intuito de aproximar os alunos do respectivo conhecimento, concedendo uma concretude a conhecimentos abstratos característicos da Atomística.
Enfim, a utilização de modelos didáticos voltados para a facilitação do processo da aprendizagem de Química para alunos do Ensino Médio, normovisuais e D.V., denotou resultados satisfatórios no que concerne a efetivação da aprendizagem de alunos do EM (normovisuais e deficientes visuais) do tema Modelos Atômicos.





CONCLUSÕES: Ao término da aula ministrada, os alunos avaliaram os modelos atômicos utilizados através de uma discussão realizada em sala de aula, onde foi ressaltado a importância da utilização desses modelos para uma melhor compreensão do assunto.
Uma das alunas D.V. ressaltou que ao se trabalhar com esses recursos didáticos, o professor possibilita um outro caminho para que o aluno D.V. possa compreender o assunto, pois, além do estímulo auditivo (explicação discursiva do professor) ele terá disponível um estímulo tátil, o que expande a sua percepção sobre o assunto, facilitando a aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Ao DEPEM/SESu/MEC, ao IFPB, ao professor Dr. Umberto Gomes da Silva Júnior e ao amigo Ranieri Menezes Rodrigues de Souza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OLIVEIRA, F. I. W.; BIZ, V. A.; FREIRE, M. Processo de Inclusão de Alunos Deficientes Visuais na Rede Regular de Ensino: Confecção e Utilização de Recursos Didáticos Adaptados. Acesso em 12 de mar., 2009. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Processo%20de%20inclusao%20de%20alunos%20deficientes%20visuais.pdf.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília, Ministério da Educação, 1999.
ROCHA, J. R. C.; CAVICCHIOLI, A. Uma abordagem alternativa para o aprendizado dos conceitos de átomo, molécula, elemento químico, substância simples e substância composta, nos ensinos fundamental e médio. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, Nº 21, maio 2005, pag. 29-33.