TÍTULO: Percepção do Uso de Artigos na Disciplina Físico-Química
AUTORES: SILVA, R. C. B. (UECE)
RESUMO: Neste trabalho, a avaliação da percepção dos alunos do Curso de Especialização em Ensino de Química sobre a disciplina Físico-Química durante seu curso de graduação foi investigada. É descrita a metodologia para esta proposta e os resultados e sua discussão são apresentados. Em geral, é notado que os estudantes acreditam que o uso de artigos durante as aulas de Físico-Química é bastante interessante e pode promover a elucidação de aspectos e conceitos de assuntos abordados e em discussão.
PALAVRAS CHAVES: físico-química, alunos formados, artigos, percepção.
INTRODUÇÃO: A interpretação teórica e/ou prática de diversos fenômenos físico-químicos é baseada no conhecimento e na conceituação de parâmetros e fatores da Natureza, bem como na formulação e questionamento crítico destes fenômenos. Neste sentido, tem-se inserida a efetiva participação introdutória de conceitos por parte dos professores, especialmente daqueles com formação específica na área de Físico-Química, aos alunos matriculados nos Cursos de Química do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual do Ceará. No entanto, verifica-se que estes profissionais limitam-se à exposição oral (ministração de aula expositiva seja teórica e/ou prática), desconsiderando a abordagem crítica do fenômeno sob estudo, implicando na conceituação simplificada dos parâmetros envolvidos nesta investigação. Este procedimento pode levar, por sua vez, a erros e enganos que tendem a se propagar futuramente.Uma ferramenta bastante útil a fim de minimizar a propagação de conceitos equivocados na Físico-Química, é a leitura de artigos recentes voltados para a elucidação daqueles conceitos, exaltando-se a sua interpretação crítica subliminar e aplicação. Em geral, estes artigos são encontrados em periódicos internacionais de ampla abrangência, ou seja, que abordam as várias subáreas da Química. Por outro lado, tem-se que estudos de caso ou a problematização de conceitos são propostos aos estudantes, sendo que estes recursos de ensino estão, em sua maioria, elaborados com base em artigos científicos (SCHEIN e COELHO, 2006). Com o objetivo mencionado acima, a literatura (CASTANHO, 1999; COSTA JR., SILVA e MOITA NETO, 1999 e SANTOS, SÁ e QUEIROZ, 2006) aponta que no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos específicos e no aperfeiçoamento de habilidades tem-se a contribuição da comunicação.
MATERIAL E MÉTODOS: É bastante comum em muitos cursos de Programas de Pós-Graduação, independente da área do conhecimento, o uso de artigos científicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. A proposta de execução deste trabalho seguiu-se neste sentido, tendo-se a aplicação dos artigos a alunos matriculados na disciplina Tópicos em Físico-Química do Curso de Especialização em Ensino de Química da Coordenação de Química, da Universidade Estadual do Ceará. A carga horária é igual a 15 horas e conta com a participação de 10 alunos matriculados. A ementa da disciplina tem como proposta destacar a fundamentação teoria necessária para a compreensão da Físico-Química como suporte da Química Pura e da Química Tecnológica em todas as suas divisões. Todos os alunos matriculados participaram efetivamente das atividades componentes deste trabalho, o qual teve caráter obrigatório e o seu cumprimento implicou no rendimento (em termos de nota e conceito) da disciplina, isto é, na média final do aluno na disciplina. A aplicação da proposta e a execução deste trabalho foram acompanhadas plenamente pelo docente responsável pela disciplina e o mesmo possui formação específica na área de Físico-Química. Isto é, detém o título de doutor em Físico-Química e realiza pesquisas nesta área. Ressalta-se que a maioria dos alunos do grupo formado tem a sua formação como graduado em curso de nível superior na área de Química e são professores de Química da rede de Ensino Público do Estado do Ceará. A seleção prévia dos artigos foi realizada em parceria com o docente da disciplina cujo critério foi pautado na apresentação de conteúdos e conceitos relacionados à ementa da disciplina de Físico-Química, resguardando-se a elucidação de definições e conceituações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebe-se que 60% dos alunos nunca haviam utilizado deste recurso como material complementar nas disciplinas que cursaram durante o seu curso de graduação. No entanto, 20% responderam que usaram, especificamente, nas disciplinas de Química Inorgânica e Química Orgânica.Embora todos respondessem que já leram artigos em outra língua, diferente da língua portuguesa, especificamente, em língua inglesa, verificou-se que uma das dificuldades da leitura é fazer a tradução. A freqüência de leitura de artigos em outra língua (isto é, diferente da língua portuguesa) é muito baixa, considerando-se o tempo de formação do aluno (aproximadamente igual a três anos) e a duração de seu curso de graduação igual a quatro anos. Verifica-se que, em média, os alunos leram em torno de três artigos, ressaltando-se que o fato de terem lido artigos não necessariamente está associado ao fato de terem ou não realizado estágios de iniciação científica ou outra atividade de pesquisa que necessitasse de referências bibliográficas, especificamente, artigos em inglês. Todavia, os alunos afirmam que a importância da leitura de artigos dentro de uma disciplina é alta, pois ampliaria e atualizaria conteúdos da disciplina. Ao terminar os trabalhos e também a disciplina, foi solicitada ao grupo a avaliação da proposta de aplicação de artigo como instrumento didático dentro da disciplina. Foi elaborado o questionário que busca não somente identificar a percepção do grupo em relação à proposta apresentada mas também estimar o sentimento dos alunos quanto à importância e necessidade de leitura de artigos. Verifica-se que, de um modo geral, os alunos vêem a aplicação de artigo como ferramenta didática na disciplina Tópicos em Físico-Química.
CONCLUSÕES: De um modo geral, os aspectos positivos e negativos apresentados pelos alunos quando realizaram a avaliação da proposta estão em concordância com as percepções por estes expressas durante as discussões em grupo. Por outro lado, observou-se que mesmo tendo pouco contato com leituras de artigos durante o seu curso de Graduação, os alunos acreditam ser imprescindível este tipo de atividade dentro das disciplinas.
AGRADECIMENTOS: Ao Prof. Dr. Augusto Leite Coelho e aos alunos da disciplina Tópicos em Físico-Química do Curso de Especialização em Ensino de Química da UECE.
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