TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO CURRÍCULO ESCOLAR, COM ÊNFASE NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; CAMPOS, E.C. (UECE)

RESUMO: Os conceitos importantes relativo à Educação Ambiental são: Educação Ambiental no Brasil; Educação Ambiental na Escola; Desenvolvimento Sustentável; Agenda 21. Por meio de questionários, verificou-se o conhecimento desses conceitos em uma comunidade escolar, tendo como parâmetros professores e alunos. Esse tema transversal deveria caminhar nas mais variadas áreas de conhecimento. São questionados os projetos desenvolvidos pela escola, a forma com que eles são desenvolvidos, os seus objetivos e até o que eles têm contribuídos para a mudança de comportamento pela comunidade escolar em relação ao Meio Ambiente. Aulas dinâmicas e experimentais são abordadas no trabalho, como uma forma de conscientizar o aluno para a necessidade da preservação ambiental.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental

INTRODUÇÃO: O domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural trouxe conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações que degradam sua qualidade de vida. O desenvolvimento da sociedade, impulsionada pela globalização faz com que cada vez mais sejam absorvidos profissionais capacitados a planejar e gerenciar a qualidade do meio ambiente, assim, é a própria sociedade que demanda a participação destes profissionais no processo produtivo, obrigando as empresas e governos a situarem-se dentro de padrões economicamente produtivos, socialmente responsáveis e ecologicamente corretos para diminuir os problemas do meio ambiente. No Brasil, decretos e leis têm participados da implantação da Educação Ambiental na escola. Após a Eco – 92 intensificou-se a preocupação com o meio ambiente. A escola como local de formação de cidadãos tem por obrigação o desenvolvimento de projetos na área ambiental. O conhecimento de temas naturais, a compreensão do espaço social e objetivos atitudinais são desenvolvidos pelos projetos de conscientização ambiental. Práticas corretas de preservação ambiental e valorização do meio ambiente são metas para o desenvolvimento sustentável. A Educação Ambiental é uma das principais formas de atuação do movimento ecológico que pode obter resultados práticos e significativos. Como mediador da informação, o professor é responsável pelo andamento dos projetos, em busca de resultados satisfatórios e práticos. Para chegar a objetivos satisfatórios deve ter uma formação adequada, conhecimentos na área ambiental e abordar assuntos de preservação ambiental como temas transversais no currículo escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: A Escola Centro Educacional Cenecista Luzardo Viana possui 1104 alunos, onde 375 fazem parte do Ensino Médio. O pesquisador leciona durante 17 h/semanais nos turnos manhã e tarde. Utilizou-se um questionário, onde os alunos responderam 08 (oito) perguntas, das quais 05 (cinco) são objetivas e 03 (três) subjetivas. O questionário respondido pelos alunos abordava assuntos relacionados à Educação Ambiental. Utilizou-se 10% dos alunos, em torno de 110, dando um total de 880 perguntas respondidas, as quais foram catalogadas e organizadas em tabelas mostradas a seguir nos resultados. As turmas do grupo de estudo foram o 2o.1 (manhã), 2º.3 (tarde), 3o.1 (manhã); estas turmas foram escolhidas principalmente por apresentarem uma maior faixa etária e por seus comportamentos diferenciados quanto ao estudo, aprendizagem e resultados, sendo mais numerosas no turno da manhã, que as turmas da tarde. Num outro momento, foi utilizado um questionário, onde 8 (oito) professores da área de Ciências Naturais dos grupos estudados responderam questões que abordavam assuntos sobre Educação Ambiental e suas práticas em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos alunos pesquisados, 55% afirmaram que seus professores trabalham temas sobre Educação Ambiental em suas aulas. A grande maioria (99%) nos dá conhecimento que a escola desenvolve projetos na área ambiental, e desta forma colaboram para a preservação do meio ambiente no dia-a-dia. Somente 30% afirmaram que a escola realiza aulas de campo, para trabalhar a realidade local sobre as questões ambientais. Para tristeza nossa 95% informaram que não existe na escola o processo de separação do lixo produzido pela comunidade escolar. Perguntado sobre o conhecimento da Agenda 21, a grande maioria não respondeu, deixando esta pergunta em branco. Dos oito professores questionados sobre a importância da Educação Ambiental como tema transversal no currículo escolar, seis responderam que esses assuntos já eram trabalhados, utilizando contextualizações em sala de aula e dois responderam que a sugestão era interessante, mas que apresentavam dificuldades na aplicação em sala de aula. Sobre o desenvolvimento sustentável, dois responderam ter como objetivos atitudinais para equilibrar o desenvolvimento econômico com o meio ambiente, três responderam que seria a não agressão ao meio ambiente pelo homem, e por fim, três deixaram em branco, sem nenhum interesse em responder e/ou pesquisar. Apenas um professor conceituou que a Agenda 21 tem como propósito definir metas para um desenvolvimento sustentável. Seis não conceituaram. Um professor não conceituou e muito menos não comentou algo sobre Agenda 21. Este trabalho demonstrou problemas relativos à falta de conhecimento da comunidade escolar sobre assuntos relativos ao meio ambiente e preservação deste, para possibilitar uma maior qualidade de vida para gerações futuras.

CONCLUSÕES: Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. Este trabalho oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGENDA 21. Disponível em: http://www.gpca.com.br. Acesso em 10 de dez. de 2007
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CHASSOT, A. Para quem é útil o ensino? Canoas/RS: Editora Ulbra. 1995, 189p.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOCIAIS EO PAPEL DA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&lr=&cites=11828713415166991979 . Acesso em 14 de dez. de 2007
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