TÍTULO: DESMISTIFICANDO A QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR

AUTORES: MAGALHÃES,F.P.R. (CEFET-PETROL) ; JUNIOR,M.R. (CEFET-PETROL) ; FIRMINO,V.S. (CEFET-PETROL) ; NASCIMENTO,E.M.O. (CEFET-PETROL) ; RIBEIRO,M.C.M. (CEFET-PETROL) ; SANTOS,M.M. (CEFET-PETROL)

RESUMO: Estudantes de Licenciatura Plena em Química do CEFET-Petrolina, realizaram Projeto de Intervenção Pedagógica na área de Química, numa escola de Ensino Médio. Este trabalho buscou diagnosticar os problemas que os alunos têm em aprender os conteúdos da Disciplina de Química. Elucidou-se as dificuldades dos alunos em associar a teoria dos conteúdos trabalhados em sala de aula, com as experiências vivenciadas no laboratório escolar e na realidade de cada um. Executou-se a Mostra Química - QUIMICAMANÍACOS, com os objetivos de desenvolver a capacidade de compreensão dos conteúdos de Química, relacionando a teoria com a prática a partir de experimentos utilizando materiais do cotidiano. Concluiu-se que o dinamismo do Projeto incentivou à aprendizagem dos seus conteúdos de forma coesa e divertida.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, didática, ensino médio

INTRODUÇÃO: O Projeto proposto pelos alunos do CEFET-Petrolina tem como objetivo romper o paradigma da Pedagogia Tradicional, em que o ensino de Química tem se reduzido à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. A partir dos conteúdos abordados em sala de aula e utilizando a vivência do aluno e os fatos do dia-a-dia, a tradição cultural, a mídia e a vida escolar dos educandos. Este trabalho busca construir os conhecimentos químicos que permitam uma leitura contextualizada de mundo apresentando ao aluno fatos concretos, observáveis e mensuráveis, uma vez que os conceitos que o educando traz para sala de aula advêm principalmente de sua leitura do mundo macroscópico. Com base nos temas abordados a partir de experimentos químicos realizados no evento, através das demonstrações de trabalhos em grupo e discussões coletivas pretende-se diminuir as dificuldades dos alunos em assimilar os conteúdos da disciplina visando: “a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática; a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; a preparação básica para o trabalho e a cidadania e o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico” (Art. 35, incisos I a IV da LDB). Proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa onde eles possam construir conceitos e desenvolver competências e habilidades, capacitando-os a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim para o desenvolvimento do aluno como pessoa e como cidadão.

MATERIAL E MÉTODOS: A Escola Estadual Otacílio Nunes de Souza, Instituição onde ocorreu o evento, tem em sua infra-estrutura um laboratório de Química equipado, porém não era utilizado há anos. Com o Projeto, abriram-se as portas para o conhecimento e utilização. Os participantes da Mostra Química pesquisaram e usufruíram dos equipamentos, vidrarias e reagentes. Aproveitou-se o espaço físico da Escola para apresentar o mundo das ciências e relacioná-lo ao cotidiano. Os alunos foram separados em grupos representando: ácido, base, sal e oxido inorgânicos, chuva ácida, condutividade elétrica, separação de misturas, manuseio e identificação de vidrarias, indicadores químicos em reações ácido-base, ácido carboxílico, álcool e éster. Cada grupo explanou tecnicamente seus conteúdos e como exemplos apresentaram materiais alternativos usados no dia-a-dia e experiências químicas utilizando o laboratório, atentando as normas de segurança deste local. Para finalizar o evento, um dos alunos do 3º Ano-H compôs, em parceria com um dos coordenadores, uma música sobre o objeto de estudo - “Química no cotidiano, apaixone-se”. Cujo título da música é “Eu sou a Química”: “Na realidade eu não sou mais um segredo/Faço parte da sua vida/Por favor não tenha medo/Você sabe que estou aqui pra ajudar/Eu sou uma matéria fácil de estudar/Refrão: Aaaa, Eu sou a químicaaa/Aaaa, eu sou a químicaaa./Eu não sou um bicho de sete cabeças/Você já pensou assim ou ainda pensa/Estou no seu cotidiano e sempre estarei/Um longo conhecimento eu te darei/Refrão: Aaaa, Eu sou a químicaaa/Aaaa, eu sou a químicaaa.” Tanto a comunidade quanto os alunos se envolveram através da música e das experiências demonstradas, rompendo o mito e preconceito pela Disciplina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Além do desempenho apresentado pelos grupos e satisfação comentada pelos visitantes, os alunos participantes realizaram uma avaliação sobre o Projeto. A maioria expressou que consegue assimilar os conteúdos de Química com maior interesse e domínio, alguns pretendem prestar vestibular para o curso Técnico em Química Industrial, oferecido pelo CEFET-Petrolina, após este contato. Algumas frases registradas pelos alunos na avaliação, comprovam que o paradigma que envolve a Química foi quebrado nesta Escola: “...deu muita contribuição, pois eu não entendia nada de química, achava que era um bicho de sete cabeças e hoje entendo tudo com maior facilidade.”; “...sem dúvida o que tirei de mais proveito foi a oportunidade de conhecer todos os equipamentos e também ver as experiências...”; “...reconhecendo que a Química não existe só em laboratório, mas também no cotidiano de cada pessoa.” O químico existente em cada um foi despertado e houve a integração da comunidade aos conceitos da ciência Química, aproximando e desmistificando o medo pela disciplina.





CONCLUSÕES: Houve fixação dos conteúdos abordados e enriquecimento para a equipe do CEFET-Petrolina. Segundo LIBÂNEO (1994) “A aplicação é a culminância relativa do processo de ensino. Ela (...) se trata de prover oportunidades para os alunos utilizarem forma mais criativa os conhecimentos, unindo teoria e prática...” O Projeto comprovou que dinâmica de grupo, envolvimento da comunidade, aplicações das técnicas, utilização de material alternativo e exposições científicas são recursos que auxiliam o professor na transmissão do conhecimento e que facilitam na aprendizagem do alunado.

AGRADECIMENTOS: À Orientadora Pedagógica Mônica Mascarenhas dos Santos, à Direção e a todos da Escola Otacílio Nunes de Souza pelo apoio e confiança depositada neste Projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.