TÍTULO:UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO NA FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

AUTORES:FORTE, C.M.S. - UECE/FACEDI (CRISTIANEFORTE@UECE.BR) E CRUZ, A.A.A. - UECE/FAFIDAM

RESUMO:Os professores de Química, e demais profissionais da educação, têm que exercitar sua criatividade na busca da inter-relação entre teoria e prática. As dinâmicas de grupos apresentadas tiveram como objetivo, ir além da exposição oral do conteúdo, possibilitando que os alunos participem da construção do saber (FREIRE, 2001). Na primeira técnica, trabalhou-se o conteúdo de geometria molecular com balões unidos entre si formando estruturas semelhantes àquelas adquiridas pelas moléculas. Na segunda, trabalhou-se reagente limitante, formando casais: percebeu-se que o gênero em menor número determina quantos casais são formados; comparou-se com a reação de formação da água e sua estequiometria. Observou-se o envolvimento das turmas nas dinâmicas e bons resultados nas avaliações de aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES:dinÂmicas; aprendizagem; quÍmica

INTRODUÇÃO:O professor não ensina, cria condições para o aluno construir seu aprendizado (FREIRE, 2001). Para criar essas condições, o professor lançará mão de vários instrumentos e procedimentos, todos com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos, bem como a sua atividade docente. Dentre as ferramentas que o professor pode utilizar, apresentamos neste trabalho técnicas de Dinâmica de Grupo, aplicadas nas disciplinas Química Geral I e Química Geral II, cujo objetivo foi facilitar o entendimento de conteúdos estudados. As técnicas pedagógicas podem transformar o conhecimento a ser assimilado em um recurso de ludicidade (ANTUNES, 1994), dessa maneira, o que parece difícil de aprender, pode ser trabalhado de forma lúdica, tornando mais fácil à compreensão, mais interessante e ao mesmo tempo, mais concreta, pois envolve o aluno diretamente na construção desse saber. Nosso objetivo é mostrar que essas técnicas, quando utilizadas de forma planejada e bem fundamentadas, podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para um melhor rendimento por parte dos alunos, tornando a aula mais participativa e dando ao professor uma opção de trabalhar conteúdos estimulando a turma.

MATERIAL E MÉTODOS:Foram aplicadas, nas disciplinas de Química Geral I e Química Geral II respectivamente as dinâmicas: 1.Comparação entre os Modelos de Balões e Bolas e Varetas na Geometria de Moléculas: após a apresentação do conteúdo utilizando figuras representativas dos modelos de geometria molecular, a turma é dividida em grupos, cada grupo forma pelo menos uma molécula com os balões cheios, seguindo-se a apresentação das moléculas formadas mostrando os ângulos de ligação em cada molécula (KOTZ & TREICHEL, 2002). 2. Formação de Casais e a Estequiometria da Reação: A turma é dividida em dois grupos: homens e mulheres, em seguida sugere-se a formação de casais. Observa-se quem ficou solteiro. Separa-se os casais e os solteiros. Explica-se a relação da formação do casal com a formação da molécula da água. Analisando o número de casais formados, pode-se perceber que o gênero que está em menor número determina a número de casais formados. Faz-se a comparação com a reação de formação da água: quando são adicionadas quantidades diferentes daquelas previstas na estequiometria da reação, o reagente em menor quantidade determina a o quanto de produto será formado, sendo este denominado reagente limitante

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Segundo ANTUNES (1987) um dos princípios básicos em que se apóia o emprego de qualquer técnica pedagógica é que, o conhecimento é obtido através de fatos e experiências. Assim, as atividades propostas foram utilizadas como ferramentas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos uma melhor percepção dos conteúdos explorados em sala de aula. O desenvolvimento e a aplicação das dinâmicas aplicadas melhorou a comunicação do professor com a turma e a percepção dos conceitos estudados. Segundo SANTANA et al. (2004) as técnicas de ensino podem ativar os impulsos individuais, conduzindo os alunos na direção dos objetivos previstos. Após a aplicação das técnicas, fez-se uma avaliação oral da atividade: sobre a aula de geometria molecular, ouviu-se depoimentos do tipo: “consegui ver o ângulo da ligação!”; “eu nunca conseguia ‘ver’ a molécula no espaço, agora ficou mais fácil”; “nessa aula eu realmente aprendi”; e sobre a aula de reagente limitante: “agora sim, eu compreendi, de verdade, essa história de reagente limitante”; “entendi, mas e agora? Quero ver os cálculos!”. Também foi constatado resultado positivo nas respostas das avaliações de aprendizagem.



CONCLUSÕES:Através dos resultados obtidos com as turmas nas quais foram aplicadas as técnicas, pode-se concluir que é perfeitamente viável a aplicação de Dinâmicas de Grupo, como componente ou recurso a ser utilizado em sala de aula, na facilitação do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química, não apenas nos cursos de Licenciatura, mas também em qualquer curso em que sejam trabalhados os conteúdos de Química, possibilitando assim, que as aulas tornem-se mais participativas e que os alunos sintam-se verdadeiramente construtores do conhecimento científico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 18a Edição. Editora Vozes. Petrópolis. 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra. 27a Edição. São Paulo. 2003.
KOTZ, J.C.; TREICHEL Jr., P. Química e Reações Químicas; volume I; LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.; 4ª Edição, Rio de Janeiro. 2002.
SANT’ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L. C. & TURRA, C. M. G. Planejamento de Ensino e Avaliação. Editora Sagra Luzzatto. 11a. Edição, Porto Alegre. 2001.