11º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Tereseina/PI, de 11 a 13 de Setembro de 2019.
ISBN 978-85-85905-26-2

TÍTULO: EFEITO DA NITRETAÇÃO A PLASMA NAS PROPRIEDADES SUPERFICIAIS DE MATERIAIS METÁLICOS: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

AUTORES: Medeiros Filho, M.V. (IFPI/UFPI) ; Sousa, R.M. (UFPI)

RESUMO: Nitretação a plasma é uma das técnicas mais utilizadas para melhorar a superfície de materiais metálicos notadamente com pequenas dimensões, geometrias complexas e que exigem boa usinagem. Algumas variações e aperfeiçoamentos da mesma têm a tornado cada vez mais eficiente e gerado algumas patentes nessa área. Esse trabalho propôs uma prospecção tecnológica para investigar o estado da técnica e as contribuições das patentes nessa linha de pesquisa. Foi realizado um levantamento através do site do INPI, com os dados sendo consolidados e analisados em forma de gráfico para uma melhor visualização. Observa-se que o Brasil ocupa lugar de destaque, com 40% das patentes depositadas e que o perfil dos depositantes é empresarial, abrindo assim, espaço para um avanço das pesquisas acadêmicas no país

PALAVRAS CHAVES: Nitretação a plasma; Superficial; Prospecção

INTRODUÇÃO: A técnica de Nitretação a plasma é largamente utilizada para melhorar as propriedades mecânicas e morfológicas das superfícies de metais devido principalmente utilizar temperaturas mais baixas, tempo de tratamentos menores e não causar alterações na forma de usinagem da superfície. A variação mais utilizada dessa técnica é a Nitretação a plasma com gaiola catódica (ASPN - Active Screen Plasma Nitriding) sendo mais vantajosa por diminuir o efeito de borda e a influencia da forma da amostra na distribuição da camada depositada, produzindo resultados mais homogêneos no que diz respeito às propriedades mecânicas. O desenvolvido da gaiola, para melhora no processo de tratamento superficial a partir da Nitretação, revolucionou os estudos sobre o tema e foi publicado e disponibilizado através da patente PI 0603213-3 A tornando-se relevante uma investigação das contribuições tecnológicas a respeito do tema. Nesse contexto, esse estudo visou analisar, a partir de uma prospecção tecnológica, o estado da técnica do tema levando em conta sua evolução nos últimos anos, países que se destacam na área e perfil dos depositantes.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um levantamento através de pesquisa sobre patentes em julho de 2019 no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) utilizando como restrição as palavras Nitretação e Superficial com a busca sendo direcionada para o resumo. Com relação ao tratamento dos dados, foram gerados quatro gráficos principais. Os dois primeiros são gráficos quantitativos absolutos contendo a evolução anual das patentes e a consolidação da classificação internacional de patentes (IPC). Já os outros são gráficos percentuais mostrando a divisão por perfil de depositantes e a estratificação por país.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esse estudo encontrou 10 patentes depositadas que foram analisadas uma a uma para confirmar relevância com o tema, onde todas permaneceram para posterior aprofundamento. Com relação à evolução anual os dados mostram que 2012 foi o ano com maior número de depósitos, enquanto a última patente depositada foi em 2016 (figura 1). Isso demonstra que embora muitos trabalhos tenham sido realizados nessa área nos últimos anos, poucos geraram patentes, o que deixa abertura para futuras propostas de trabalho que foquem não apenas nos parâmetros de processo, como em novas formas e variações para execução do mesmo. No que diz respeito aos países de origem, existe uma polarização entre Brasil (40%) e França (50%) com maiores quantidades depositada (figura 2). Enquanto 90% dos depositantes estão ligados ao desenvolvimento de pesquisas conduzidas por empresas que são direcionadas para melhoria de processos ou produtos da sua área de atuação, ficando apenas 10% no meio acadêmico, onde os estudos são mais voltados aos parâmetros de processo. Na classificação internacional 80% das patentes são da seção metalurgia, mas especificamente do IPC C23C que engloba revestimento de e com materiais metálicos; tratamento da superfície de materiais metálicos por difusão, por conversão química ou substituição; revestimento por evaporação a vácuo, por pulverização catódica, por implantação de íons ou por deposição química em fase de vapor. O que mostra uma indexação com enfoque mais para a função em relação à aplicação, embora sejam desenvolvidas por empresas.

Figura 1 - Evolução Anual de Patentes

Número de patentes depositadas por ano

Figura 2 - Porcentagem de patentes por país

Percentual de depósito por país

CONCLUSÕES: A prospecção realizada mostrou que embora a base de pesquisa seja nacional, Brasil e França possui praticamente a mesma quantidade de depósitos na técnica utilizada para enriquecimento de propriedades superficiais de metais utilizando a nitretação a plasma, bem como ainda existe uma presença muito grande de empresas nas pesquisas nessa área de concentração. Esse fato atrelado à eficiência da técnica nas aplicações oportuniza a continuidade do desenvolvimento de pesquisas nessa área de concentração dentro do meio acadêmico visando não só o aperfeiçoamento, mas a inovação da mesma.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NAEEM, M.; et al. Influence of cathodic cage diameter on mechanical properties of plasma nitrided AISI 304 steel. Sufarce and Coatings Technology, v. 309, p. 738 -748, 2017.
ROUSSEAU, A. F; et al. Microstructural and tribological characterisation of a nitriding/TiAlN PVD coating duplex treatment applied to M2 High Speed Steel tools. Sufarce and Coatings Technology, v. 272, p. 403 -408, 2015.
SOUSA, R. M; et al . Deposição de filmes finos de cobre por gaiola catódica: análise do confinamento do plasma em função do aumento da espessura da tampa da gaiola catódica. Tecnologia em metalurgia, materiais e mineração, v. 15, p. 296-302, 2018.
SOUSA, R. M; et al. Nitretação em gaiola catódica: Influencia do tempo de tratamento. Revista Matéria, v.13, n.1, p. 119 - 124, 2008.