Realizado em Tereseina/PI, de 11 a 13 de Setembro de 2019.
ISBN 978-85-85905-26-2
TÍTULO: Descompilando o Carbocátion : Uso das TICS como instrumento de ensino
AUTORES: Souza, L. (CEEP PROFESSORA LOURDINHA GUERRA) ; Araujo, D. (CEEP PROFESSORA LOURDINHA GUERRA) ; Fabiano, G. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA) ; Aguiar, A. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA) ; Pontes, F. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA)
RESUMO: A rapidez das mudanças tecnológicas do mundo tem impactado a vida cotidiana
de todos nós. Na área da educação, as tecnologias abrem caminhos para várias
experiências, como a educação a distância, a formação de comunidades de
aprendizagem virtuais e a criação de inúmeros aplicativos e plataformas ,
que buscam aumentar o interesse dos alunos pelas disciplinas, diversificar
as aulas e reunir conhecimentos em diferentes ambientes. Nesse sentido a
eletiva “ Descompilando o Carbocátion", procura aumentar a interação das
demais disciplinas em especifico: Química e Desenvolvimento de sistema;
utilizando a tecnologia a nosso favor, através da criação de sistemas ,
vídeos , plataformas e aulas interativas que possibilitem uma aprendizagem
significativa.
PALAVRAS CHAVES: Eletiva; Informatica ; Ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: Na sociedade contemporânea o processo ensino/aprendizagem encontra-se num campo de constante repensar no tocante ao fazer educacional, neste contexto, surgem as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), que advindas da chamada sociedade tecnológica, que tem provocado mudanças significativas nas relações humanas.No campo educacional, as práticas pedagógicas sentem o chegar desse “novo modelo” e essa nova configuração traz em seu bojo, a criação de um ambiente de diversidade pedagógica que possibilite uma multiplicidade nas formas de aprender e ensinar.A rapidez das mudanças tecnológicas do mundo tem impactado a vida cotidiana de todos nós. Na área da educação, as tecnologias abrem caminhos para várias experiências, como a educação à distância, a formação de comunidades de aprendizagem virtuais e a criação de inúmeros aplicativos e plataformas, que buscam aumentar o interesse dos alunos pelas disciplinas, diversificar as aulas e reunir conhecimentos em diferentes ambientes. Nesse sentido a eletiva “Descompilando o Carbocátion, procura aumentar a interação das demais disciplinas em específico: Química e Desenvolvimento de sistema; utilizando a tecnologia a favor da educação, através do desenvolvimento de portal, disponibilizando uma plataforma de aulas interativas, ministradas pelos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa.Como retrata Pelizzari (2015) “A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio”.
MATERIAL E MÉTODOS: Desde os primórdios da educação sistematizada são utilizadas diversas tecnologias educacionais,de acordo com cada época da história do homem.Utiliza-se hoje a tecnologia do giz e da lousa,que antigamente eram feitas de pedra;usam-se também a tecnologia do livro didático,a utilização dos meios de comunicação,como a televisão,o rádio,os suportes informáticos e outros que funcionam como meios educativos,tudo isso para integrar a educação com a realidade do mundo contemporâneo.No início de 1950,B.F. Skinner,como professor de Harvard,propôs uma máquina para ensinar usando o conceito de instrução programada,o uso desta tecnologia não como "máquina de ensinar" mas,como uma nova mídia educacional:o computador passa a ser uma ferramenta educacional,de complementação,de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade do ensino. Isto foi gerado pelas alterações em nosso cotidiano,em nossa vida,e pelo fato de que a natureza do conhecimento é mutável.A utilização das redes sociais como plataformas de ensino é uma opção para a construção do relacionamento entre os alunos e professores. Sendo assim,esses professores e alunos usam algumas redes para trocar experiências,avaliações e conteúdos com informações de aprendizagem em todos os níveis de estudos.A tecnologia educacional possibilita a aplicação de técnicas para a solução de problemas educativos.Procurando esta,mediar o processo de ensino-aprendizagem,adequando-se as necessidades e realidade do educando.Utilizando-se das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), cuja associação muito têm aprimorado esse processo.Estão sendo realizadas em quatro etapas.Conforme PELIZZARI(p. 41, 2015) APUD NOVAK(1988)“Os mapas conceituais têm por objetivo representar relações significativas entre conceitos a forma de proposições.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizado a aplicação de um questionário, criado através do Software Aplicativo Google Docs, uma tecnologia da web, contendo 05 questões de múltipla escolha, o link contendo o inquérito foi propagado via grupo de alunos no whatzapp; chegando a um total de 25 participações.
Ao analisarmos pegar texto no caderno
Gráfico01 - Como você estudo fora da escola?
Gráfico 02 - Você usa ou já usou objetos educacionais (como vídeos, textos e mapa mentais) postados na internet, como fonte de pesquisa para seus estudos?
O trabalho está realizado com 27 alunos da Terceira série do Ensino Médio, onde na Eletiva, disciplina da base diversificada que consiste em pequenas oficinas atreladas a interdisciplinaridade no caso Química, Programação Web e Desenvolvimento de sistemas, que tem um prazo que pode variar de quatro a seis meses, onde são ministradas aulas teóricas e praticas , que finalizam numa culminância para os alunos mostrarem e explicarem tudo o que foi produzido no decorrer deste tempo; estratégia para melhoria do ensino da Química interligando também outras disciplinas da BNCC.
Grafico 1
Como você estudo fora da escola?
Grafico 2
Você usa ou já usou objetos educacionais (como vídeos, textos e mapa mentais) postados na internet, como fonte de pesquisa para seus estudos?
CONCLUSÕES: Muito mais do que despertar a curiosidade e ampliar a interação entre professores e alunos, as mídias sociais, quando utilizadas de maneira correta, oferecem um melhor aproveitamento do tempo e permitem aos alunos uma vivência prática daquilo que é trabalhado em sala de aula. O maior desafio é termos coragem de adentrar ao mundo conhecido por nossos alunos. Descortinar o conhecimento é necessário e requer investimento de nosso tempo, assim como a transposição de obstáculos; melhorando o desempenho nas disciplinas.
AGRADECIMENTOS: A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte
Ao Ceep Professora Lourdinha GUerra
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37-42, jul. 2002.
Skinner, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo, Editora Herder & USP. 1972.