11º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Tereseina/PI, de 11 a 13 de Setembro de 2019.
ISBN 978-85-85905-26-2

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE BISCOITO INTEGRAL ADICIONADO DE RESÍDUO DE GRAVIOLA E CHICHÁ

AUTORES: Campos, C.M.F. (UFPI) ; Araújo, M.L.L.M. (UFPI) ; Gonçalves, M.F.B. (UFPI) ; Araújo, R.S.R.M. (UFPI)

RESUMO: Objetivou-se desenvolver um biscoito adicionado de farinha do resíduo de graviola e de chichá. Realizou-se análise sensorial utilizando teste de aceitação com escala hedônica de 9 pontos, na intenção de compra foi o teste de escala de 5 pontos e a análise descritiva quantitativa(ADQ). No teste de escala hedônica foram atribuídas notas acima de 7, à formulação por 96% dos assessores e a maioria afirmou que compraria o biscoito. No ADQ os assessores caracterizaram o biscoito com aparência de biscoito integral/sequilho, cor marrom claro, aroma e sabor de biscoito amendoado e levemente doce com textura crocante e macia.O biscoito obteve uma ótima aceitação, demonstrando que a utilização de frutos regionais na produção de produtos de panificação, mostraram-se como uma opção para novos produtos.

PALAVRAS CHAVES: Frutos do Cerrado; Alimento Funcional; Produto alimentício

INTRODUÇÃO: A graviola (Annona muricata), pertencente à família Annonaceae, é uma das importantes frutíferas cultivadas no Nordeste Brasileiro (LEMOS,2014). Bastante apreciada pelo seu sabor suave e adocicado, utilizada na fabricação de sucos, polpas, sorvetes, geleias e doces. Estudos tem mostrados que possui compostos secundários com destaque para os antioxidantes e as acetogeninas possuem ação contra células cancerígenas inibindo o crescimento destas e mantendo a integridade das células dos tecidos saudáveis (HANSRA et al, 2014). A amêndoa de chicha é uma espécie endêmica do Brasil, da família Malvaceae, conhecida popularmente como xixá, chichá-do-cerrado e amendoim-do-campo, com registro de ocorrência nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste (FLORA DO BRASIL, 2017). Possui atividade antioxidante e é rico em proteína e minerais (Mn e Cu) (POLICARPI,2017). A industrialização e correria moderna mudaram os hábitos das famílias, passando a ingerir alimentos ricos em gorduras e açúcares como os biscoitos, confirmado pelo consumo de 6,01 kg per capta/ano, segundo ABIMAPI (2015). Desenvolver produtos de panificação com acréscimo de resíduos de frutas é uma opção para aumentar o valor nutritivos e reduzir impactos ambientais gerados por resíduos. A utilização do chichá para agregar qualidade nutricional pode ser utilizado na tentativa de reforçar o valor nutritivo dos alimentos, favorecendo a manutenção ou recuperação da saúde, bem como incentivar o uso de matérias-primas regionais ainda desconhecida pela população e com um baixo custo. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi desenvolver um biscoito adicionado de farinha do resíduo de graviola e de chichá.

MATERIAL E MÉTODOS: Os biscoitos foram elaborados a partir de uma formulação padrão foram testadas três variações quanto ao teor de farinha de chichá. Para elaboração do biscoito utilizou-se as matérias-primas farinha do resíduo de graviola, farinha do chichá, farinha de trigo integral, farinha de trigo refinada, mel de abelha, açúcar cristal, manteiga, ovo de galinha e fermento químico. Após seleção dos ingredientes, realizou-se pesagem, mistura, corte da massa, assamento, resfriamento e acondicionamento em potes de vidros. Realizou-se a análise sensorial com 126 assessores não treinados, de ambos os sexos (18 a 50 anos) com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme resolução nº 466/ 2012 do CNS. Os testes de análise sensorial foram conforme Dutcoski(2013). As amostras foram oferecidas em blocos completos casualisados, codificados com números aleatórios de três dígitos. Para verificar a aceitação do produto utilizou-se a escala hedônica de 9 pontos (1=desgostei extremamente; 5 = indiferente; 9 = gostei extremamente); na determinação de intenção de compra foi aplicado teste de escala de 5 pontos, com os termos: 1 - certamente não compraria a 5 - certamente compraria e a análise descritiva quantitativa (ADQ) foi realizada por uma equipe composta por cinco assessores treinados do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Análise Sensorial de Alimentos – LASA/UFPI. O presente trabalho é um recorte do projeto intitulado “Elaboração de produtos utilizando matérias-primas regionais”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI, sob parecer n°750.942. Foi criado um banco de dados– SPSS, versão 17,0. Realizou-se Análise de Variância (ANOVA) e as médias foram comparadas pelo teste t de Student, para determinação de diferença significativa entre as médias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Realizou-se a análise sensorial com 126 assessores não treinados, de ambos os sexos com idade entre18 a 50 anos. A figura 1 indica as notas a partir de 7 (gostei) que foram atribuídas ao biscoito por 96% dos assessores. No teste de escala hedônica foram atribuídas notas acima de 7 (gostei) à formulação por 96% dos assessores, e não houve notas inferior a 6. Esse resultado demonstra a aceitação do produto, em que observou-se as maiores notas, significando uma ótima aceitação de acordo com o teste de escala hedônica. Este resultado foi superior ao obtido por Loureiro et al (2014) que obteve (85%) de aceitação do biscoito enriquecido com farinha de baru. Silva et al (2015) apresentou aceitação global, em torno de 45 e 35% em biscoitos elaborados com diferentes proporções de farinha de semente de abóbora (FSA) e farinha de trigo. No teste de intenção de compra a maioria afirmou que compraria o biscoito (92,8%). Verificou-se que as notas para intenção de compra do biscoito desenvolvido se concentraram entre 4 e 5, provavelmente compraria e certamente compraria, respectivamente. Brito (2018) ao analisar o desenvolvimento de biscoito integral utilizando farinha, resíduo e extrato de amêndoas de chichá e castanha-do-gurguéia, obteve uma variação de 71 a 72% intenção de compra em diferentes formulações, valores abaixo do presente estudo. Observa-se na figura 2 notas atribuídas aos aspectos de aparência crocância e sabor. No teste de ADQ os assessores treinados caracterizaram os biscoitos com aparência de biscoito integral/sequilho, cor marrom claro, aroma e sabor de biscoito amendoado e levemente doce com textura crocante e macia.

ACEITAÇÃO SENSORIAL

Aceitação sensorial de biscoito integral adicionado de farinha de resíduo de graviola e chichá de acordo com a escala hedônica. Teresina-PI,2018.

FIGURA ADQ

Análise Descritiva Quantitativa do biscoito integral adicionado de farinha de resíduo de graviola e chichá. Teresina-PI,2018

CONCLUSÕES: O biscoito obteve uma ótima aceitação para o consumo com destaque nos aspectos de crocancia, aparência e sabor, demonstrando que a utilização de matérias-primas regionais e subprodutos da indústria de polpa de frutas na produção de produtos de panificação, mostraram-se como uma opção para um novo produto.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e. Tecnológico).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABIMAPI. Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimenticias e Biscoitos e Paes e Bolos. Estatística. Biscoitos,2015. Disponivel em: http:/abimapi.com.br/estatística-biscoito.php. Acesso em 14.08.2019.

BRITO, M.M. Desenvolvimento de biscoito integral utilizando farinha, resíduo e extrato de amêndoas de chichá (Sterculia striata naud.) e castanha-do-gurguéia (Dipteryx lacunifera ducke). Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Universidade Federal do Piauí. 94f. 2018.

DUTCOSKY, S. D. Análise Sensorial de Alimentos. 3. e. rev. e ampl. –
Curitiba: Champagnat, 2013.

FLORA DO BRASIL. Sterculia. In: Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB85042>. Acesso em: 28 março de 2019.

HANSRA, D. M.; SILVA, O.; MEHTA, A.; AHN, E. Patient with metastatic breast cancer achieves stable disease for 5 years on graviola and xeloda after progressing on multiple lines of therapy. Advances in Breast Cancer Research. v 3. n. 3. 2014.

LEMOS, E.E.P. A produção de anonáceas no Brasil. Palestra Anonáceas- V Congresso Internacional & Encontro Brasileiro sobre Annoaceae: do gene à exportação, v.36, p.77-85, 2014.

LOUREDO,E.D., RAZIA,J.R.;LIMA,P.;SILVA,V.A.; FILGUIRAS,MM.L.M.; OLIVEIRA,L.F.; OLIVEIRA,I.P. Biscoito tipo cookie enriquecido com baru. Revista Faculdade Montes Belos (FMB), v. 7, n. 1, 2014, p.16-25, 2014.

MAKRIS, D. P.; BOSKOU, G.; ANDRIKOPOULOS, N.K. Polyphenolic content and in vitro antioxidant characteristics of wine industryand other agri-food solid waste extracts. Journal of Food Composition and Analysis ,v.20,n.125, 2007.

SILVA,T.P.C. Avaliação Nutricional das Sementes de Sterculia Striata St. Hil. Et NAUDIN, proveniente da região do pantanal Sul- Mato-Grossense. 67 f.(Dissertação do Programa Saúde e Desenvolvimento na Região do Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.2015.