8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: ENSINO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO NA QUÍMICA

AUTORES: Rosa, B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Lucia, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santana, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)

RESUMO: A aplicação da inovação em sala de aula, a inovação do aprendizado assim como a inovação do professor em ministrar aula de um determinado conteúdo de química, requer não só novas ideia, como também um novo olhar em outros ramos, ramos esses que vivem há décadas presos na sala de aula, o "vilão" que ultimamente vem sido enxergado com outros olhares, o tradicionalismo. É neste conceito que uso da atualidade já esta adequada a entrar em cena, a tecnologia, esse é o conceito mais atual em todo o mundo, e ele não pode ficar de fora no ensino, é por isso que a criação de softwares no ensino da química não só facilitara a aprendizagem do aluno, como também despertará um novo interesse em aprender através da tecnologia. Softwares que mostram uma visão diferente do mundo da química.

PALAVRAS CHAVES: software; tecnologia; ensino

INTRODUÇÃO: O uso de softwares no ensino ainda é muito baixo e lento, a escola e até mesmo universidades não conseguem acompanhar o ritmo da tecnologia, a falta de estruturas ainda é um grande problema. É levando em conta isso e vendo a realidade atual que, através de programas e editores que a criação de um software no ensino da química seria fundamental em 1 grau, tais como reações químicas, átomos, eletrosfera e etc, a criação do software leva o aluno em outra "dimensão virtual", ou seja, o software mostra moléculas detalhadas, angulação das estrutura, reações em uma visão sub-atômica e entre outros, melhorando assim, o efeito sobre o mundo da química aos olhos dos alunos. O software criado conduz também um melhor aprendizado, facilitando ambos os lados, tanto como o aluno mais também com o professor. Além também do aluno interagir diretamente com experiencias e compostos no software, sem a necessidade de perigos como em um laboratório na vida real.

MATERIAL E MÉTODOS: O uso de matérias para esse projeto foi o software Hyper studio, notebook, internet, sites de tecnologia no ensino, programas editores como cam tasia e power point. O método utilizado foi uma pesquisa em escolas publicas e particulares de Imperatriz Maranhão, primeiramente fizemos uma pesquisa entre os alunos sobre as dificuldades da química, concluiu-se que a pontuação com maior dificuldade obteve-se no 1 grau (série) do ensino médio. Após as pesquisas começamos a pegar os principais assuntos do 1 grau em livros didáticos e internet, montando então uma pequena apostila, após isso intervimos todos os assuntos para concluir quais entrariam no software, reações das moléculas, estados da matéria, eletrosfera, historia da química foram os primeiros temas a serem abordados, após isso, utilizamos o software hyper studio para criar um outro software de química, neste software de química foi criado os temas abordados em cima, facilitando cem por cento a visão sub-atômica do aluno na química, pode-se concluir que o aluno poderia estar ligado através do software.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos foram que, a visão do aluno em comparação com o software criado no ensino da química e um quadro com pincel com os mesmos assuntos e temas diferenciou um melhor interesse, curiosidade, aprendizagem e aborção de informação facilitaram o estudo do aluno. A diferença de um um uso tecnológico e um quadro é incomparável, o software criado para o ensino da química facilitou melhor todos os alunos sem exceção. Confrontar o novo sistema com o tradicionalismo requer cuidados especiais, o uso do quadro ainda sim é essencial para o ensino, porém, nos dias atuais , o uso da tecnologia passou a ser uma aliada bastante útil, é por isso que o uso do software no ensino da química ganhou mais pontos do que o velho quadro branco, em todos os quesitos o uso do software levou a melhor em comparação com quadro branco.

CONCLUSÕES: Concluiu-se que a criação do software abrangeu todos os alunos em dúvidas e curiosidades, levando em conta que com o uso do software eles podem ver indiretamente virtualmente as reações de determinados compostos, os movimentos e a angulação comparada com o quadro branco. Determinado assim um melhor aprendizado a matéria da quimica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Software Hyper studio. Disponível em Baixaki
Livro química na abordagem do cotidiano, Tito e Canto.