Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2
TÍTULO: Avaliação da eficiência do uso de hidrociclones para desidratação do lodo de flotadores da estação de tratamento de efluentes de uma indústria de alimentos e bebidas.
AUTORES: Altoé, F. (FAACZ) ; de Souza Barcelos, I. (FAACZ) ; Teixeira Littig, P.V. (FAACZ) ; Schiavon Milani, J. (FAACZ) ; Lubiana Valiati, V. (FAACZ)
RESUMO: A estação de tratamento de efluentes (ETE) compreende etapas físico-químicos e biológicos, o lodo é um resíduo gerado na etapa físico-química, onde, após ocorrer a equalização e a neutralização da carga do efluente, o mesmo irá receber produtos químicos como coagulantes e floculantes, fazendo com que ocorra a separação das partículas suspensas através de flotadores, essas partículas aglutinadas são chamadas de lodo que geralmente são desidratados em centrífugas. Este trabalho, avaliará a substituição e a eficiência da desidratação do resíduo em hidrociclones, utilizando o biogás da estação, assim, a partir do diâmetro de corte estipulado será definido a família mais apropriada, através das amostras composta do lodo será realizado análise granulométrica e de densidade do mesmo.
PALAVRAS CHAVES: Lodo; Desidratação; hidrociclone
INTRODUÇÃO: As indústrias de alimentos e bebidas se encontram em notável crescimento, pois trazem praticidade e qualidade, dados informam que uma pessoa consome 730 litros por ano de alimentos líquidos (BNDES, 2006), com o crescimento da produção desses alimentos, levam a um aumento na geração de efluentes que posteriormente serão tratados na ETE que geralmente utilizam etapas de tratamento físico-químicos e biológicos pois possibilitam o tratamento de grande quantidade de efluente com custos relativamente baixos. Como consequência do tratamento há geração de resíduos a partir dos flotadores, denominado lodo, onde o mesmo possui uma elevada carga orgânica e outros compostos, este resíduo é desidratado em centrífugas que possui um elevado custo para a operação pois é uma equipamento de manutenção cara, possui partes móveis facilitando quebras, gastos com produtos químicos para a desidratação e energia, adquirindo uma remoção de 80% de umidade e custos com a disposição final do resíduo já desidratado, por tanto, o propósito deste trabalho é caracterizar o lodo dos flotadores para assim avaliar a substituição da centrífuga que não possuem partes móveis, não utilizam produtos químicos, baixo custo de manutenção e evitando gastos com energia, pois utilizará o biogás que é gerado no sistema biológico da estação, onde o mesmo pode chegar a uma temperatura média de até 500ºC, sendo um equipamento com aspectos operacionais mais econômico do que o equipamento já utilizado.
MATERIAL E MÉTODOS: O resíduo que contém 98% de umidade foi coletado tanque de lodo, onde se concentra o lodo que sai dos flotadores, foram realizados análises de DQO, Fósforo, Alumínio, Ferro, ST, SV, percentual de umidade e granulometria, as análises foram realizada na empresa estudada. Para a análise granulométrica que vai determinar o diâmetro da partícula necessária para determinar a família do hidrociclone utilizada (foram retirados uma alíquota de 50 ml do lodo), foi pesado as peneiras com seus respectivos pratos e anotado o valor de cada um, após, foi empilhado o conjunto de peneiras com o coletor de fundo, seguido da peneira de menor abertura, terminando com a peneira de maior abertura no topo e colocado a amostra sobre o conjunto das peneiras e em seguida aplicado água destilada com o pissete em cada peneira para que fiquem retidas somente as partículas com o diâmetro maior ou igual a abertura da peneira, em seguida cada peneira foi colocada em seu respectivo prato suporte, já coletor de fundo foi retirado uma amostra de 50 ml em um cadinho de porcelana, foram em seguida levados em estufa a 105ºC por 24 horas e resfriadas em dessecadores para que não absorvam umidade, após foram pesados os conjuntos e analisados a partir dos valores qual peneira havia retido uma maior quantidade de partículas, obtendo assim o diâmetro da mesma, que é necessário para a realização dos cálculos referentes a família do hidrociclone para o dimensionamento e a avaliação do equipamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na análise de granulometria apresentou uma maior retenção de partículas na peneira de diâmetro médio de 0,3 mm, com esses resultados poderá ser obtido o diâmetro de corte e a família do hidrociclone ideal para avaliar a viabilidade do trabalho, assim projetando o equipamento em escala reduzida, tendo como o fluxo de entrada do mesmo o resíduo em corrente com o biogás, que ao realizar o movimento circular no interior do equipamento o vapor produzido saia pela superfície e o resíduo desidratado depositado no fundo do mesmo.
CONCLUSÕES: A partir dos cálculos e dimensionamento do hidrociclone poderá ser avaliado a eficiência da desidratação do lodo substituindo a centrífuga, reduzindo gastos com a operação do equipamento e destinação final do resíduo desidratado e ainda assim, reaproveitando o biogás gerado na estação. O resíduo final poderá ser destinado a aterros ou utilizado como adubo.
AGRADECIMENTOS: Queremos agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade que nos tem dado, por nossos familiares pelo apoio e todos os professores pelos ensinamentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BNDES. Panorama do setor de bebidas no Brasil. BNDES setorial, Rio de Janeiro, n. 23, p. 101-150, mar. 2006. Acesso em: 10 mai. 2015.