Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2
TÍTULO:  ENSINO DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO JOGO SUPER TRUNFO EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
AUTORES:  Isidoro dos Santos, J.V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ)  ; Nascimento Tenório da Silva, V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ)
RESUMO:  O presente trabalho busca relatar os resultados do comprimento da aplicação do 
jogo super trunfo de química, sobre as propriedades da tabela periódica, em 
uma escola da rede pública do 9º ano do ensino fundamental. A aula foi 
ministrada por meio das atividades extensionistas da Pro - Reitoria de 
Pesquisa e Extensão (PROEX) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus 
Maceió. O objetivo da aplicação do jogo é desenvolver uma introdução à química 
com aulas dinâmicas a fim de incentivar o gosto pela disciplina, o que 
proporcionou uma nova percepção da mesma aos alunos.
PALAVRAS CHAVES:  Ensino químico;; Jogos didáticos;; Tabela periódica.
INTRODUÇÃO:  Atualmente o aprendizado da química tem sido um desafio para os estudantes 
das escolas de rede públicas. Isso se deve ao difícil aprendizado da 
matéria, a qual é mais cobrada quando esses alunos chegam ao ensino médio. 
Tal problema pode ser devido à carência de uma efetiva introdução a química 
durante o ensino fundamental por meio da matéria de Ciências.  
De acordo com (Aguiar, 2005) esse problema diz respeito à ampla crítica 
dirigida pela literatura da área à organização tradicional de ensino de 
Ciências, resumida a apresentação, de cunho livresco, de definições prontas, 
seguidas de exemplos e exercícios para “fixação por parte dos estudantes”. 
Essa lógica de ensino em sala de aula caracteriza o mecanismo de 
transferência repetitiva de conhecimentos já prontos, pelo uso de 
definições.
A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da 
aprendizagem, que sejam acessíveis modernas e de baixo custo, é sempre um 
desafio para os professores. Nessa direção, os jogos didáticos surgem como 
uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação aluno-
professor; Auxiliam no desenvolvimento de raciocínio e habilidades; E 
facilitam o aprendizado de conceitos (Godoi, 2010).
Assim foi preparado o jogo super trunfo de química, baseado na tabela 
periódica, em uma escola de rede pública de Maceió. O jogo tem como o ensino 
da tabela periódica e proporcionar uma introdução à química, aos alunos do 
9º ano ensino fundamental, capaz de prepara-los para um estudo avançado da 
química no ensino médio e incentivar o gosto pela disciplina.
MATERIAL E MÉTODOS:  Inicialmente a atividade extensionista começou com aulas teóricas abordando 
assuntos sobre o conceito e propriedades da tabela periódica 
(Eletronegatividade, número atômico, energia de ionização e etc.). As aulas 
foram direcionadas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola 
Estadual Dom Adelmo Machado do bairro do Vergel do lago. O local de execução 
de todas as aulas foi em um miniauditório concebido pela coordenação da 
presente escola. 
A preparação da aula contou com o apoio da Pro Reitoria de Extensão (PROEX) 
do IFAL, Campus Maceió, nas realizações de atividades extensionistas. Além 
disso, a Escola Dom Adelmo Machado, vinculou-se a atividade de extensão com 
as aulas de ciências, a fim de proporcionar um melhor aprendizado dos 
alunos.  
Após as aulas teóricas os alunos colocaram em prática todo conteúdo visto, 
durante a execução do jogo super trunfo. O jogo tem como objetivo os 
integrantes, de um determinado grupo, desafiarem um ao outro, a fim de ficar 
com todas as cartas. Deste modo, apenas um integrante ficou com todas as 
cartas distribuídas ao grupo. 
Para isto foi necessário dividir a turma em grupos de seis pessoas aonde 
cada integrante possuía seis cartas em suas mãos. As cartas conterão 
informações sobre os elementos como: número atômico; massa atômica; ponto de 
ebulição; ponto de fusão; densidade; eletronegatividade e etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  De acordo com o relato da professora pode-se perceber a precariedade no 
ensino da química na matéria de ciências, em razão da falta de aulas que 
fugissem da formalidade, da memorização de conceitos e fórmulas.
No decorrer da aula teórica foi percebido que o professor se sentiu 
empolgado com o clima de uma aula diferente, o que pode ter contribuído para 
o seu envolvimento e sua participação de uma forma natural proporcionando 
uma interação maior com os alunos.
Além disso, foi realizada uma pesquisa com os alunos, a fim de que eles 
descrevessem se houve o aprendizado do assunto em questão. A pesquisa 
constatou em um questionário a qual se obteve os seguintes dados: 84,5% dos 
alunos afirmaram ter aprendido todo conteúdo; 8% afirmaram compreender o 
assunto relativamente; 7,5% relataram que não compreenderam o assunto de 
imediato.
Gráfico

Percentual da pesquisa realizada com os alunos.
CONCLUSÕES:  A inclusão do jogo forneceu uma aula mais dinâmica, com uma interação maior 
entre professor e aluno, proporcionando uma familiaridade entre ambos e 
despertado um maior interesse pela disciplina.
Após a aplicação do jogo os alunos relataram melhor compreensão da tabela 
periódica, deixando de ser vista apenas como uma tabela contendo algumas 
informações as quais eles não conseguiam compreender. Além disso, o jogo 
incentivou a buscar outros meios de aprendizado desprendendo o uso de 
abordagens decorativas de conceitos e formulas ate então presentes na 
metodologia de aprendizado dos alunos. 
AGRADECIMENTOS:  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  AGUIAR J. R. O; LIMA, Maria Emília C. C; MARTINS, Carmen C. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de uma coleção de livros didáticos. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.
Godoi, T. A. F; Oliveira, H. P. M; Codognoto, L. Tabela periódica - Um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova. Vol. 32, N° 1, Fev 2010.
