Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2
TÍTULO: O uso de TIC's em Química como recurso didático para o Ensino Médio.
AUTORES: de Sousa Silva, R. (UEMA) ; Nogueira Monteiro, I. (UFMA) ; Fernandes Vasconcelos, A.F. (UEMA) ; Prazeres da Silva, I. (UEMA)
RESUMO: A revolução trazida pelos meios de comunicação e principalmente, pela
internet,
possibilita o acesso à informação de maneira cada vez mais rápida. Logo,
este
trabalho aborda a importância da aplicação do uso de tecnologias no Ensino
de
Química como uma estratégia de ensino, envolvendo alunos do terceiro ano do
ensino médio de uma escola pública em São Luís – MA. Dois jogos digitais
foram
aplicados como recurso metodológico buscando suprir algumas dificuldades
encontradas na compreensão dos conteúdos de Química explorados em sala de
aula.
Os resultados decorrentes desta atividade foram satisfatórios, pois houve
entusiasmo dos alunos em participar a responder as questões dos jogos, o que
mostra que a inserção das TIC's na metodologia didática beneficia a relação
ensino-aprendizagem
PALAVRAS CHAVES: Jogos de digitais; Uso das TICS; PIBID
INTRODUÇÃO: As dificuldades de compreensão dos conteúdos de Ciências nas escolas
configuram-
se como uma realidade do contexto educacional brasileiro. LIMA (2013) diz
que
“O ensino de Química sempre foi apresentado com uma dificuldade, pois tudo
fica
mais fácil ou mais difícil dependendo dos métodos utilizados para ministrar
a
disciplina”. Dessa forma, é de grande importância utilizar metodologias
alternativas como ferramentas facilitadoras do processo ensino–aprendizagem,
dinamizando e estimulando o interesse dos alunos pelas aulas de Química,
melhorando assim sua compreensão. Então, uma proposta que contribui para a
mudança desse ensino tradicional é a utilização de Tecnologia da Informação
e
Comunicação na Educação como forma de melhorar o interesse dos alunos pelas
aulas de Química.
Na escola, professores e alunos já estão utilizando os computadores e a
Internet
na prática pedagógica, tornando o processo ensino-aprendizagem mais
significativa (LIMA e ALMEIDA, 2010). A partir destas constatações
verificou-se
a necessidade da aplicação dessas ferramentas, de modo que o objetivo do
presente trabalho é verificar a eficácia do Ensino de Química através da
tecnologia de jogos educacionais.
MATERIAL E MÉTODOS: As atividades foram realizadas na escola Centro de Ensino Governador Edson
Lobão
(CEGEL), localizada no município de São Luís – MA em uma turma do terceiro
ano
do Ensino Médio do turno matutino, para atender ao subprojeto concedido ao
curso
de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, referente ao
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) sobre o uso
das
TIC’S nas escolas. Foram aplicados dois jogos digitais em Química. O
primeiro
jogo é um Quiz sobre a função orgânica hidrocarboneto, o qual apresenta
questões
de provas anteriores do Enem, que pode ser encontrado no link
http://www.quimica.net/emiliano/quiz/hidrocarbonetos/quiz.html disponível na
web. O segundo jogo também disponível na web
(http://www.ludoquimico.com.br/) se
chama Ludo Químico, que apresenta como objetivo principal chegar até o final
do
tabuleiro respondendo corretamente as questões de Química que aparecerão
pelo
percurso. As questões seguem os "Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Médio" e aborda todos os conteúdos de Química para o Ensino Médio. Para a
aplicação dos dois jogos, a turma foi divida em quatro equipes, onde cada
uma
delas fez uso de um computador. Ao final, ganha os jogos, o grupo de alunos
que
responder corretamente o maior número de questões.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aplicação desta ferramenta, observou-se que ela desperta o
interesse e
curiosidade dos alunos, há um desbloqueio, uma descontração, uma maior
aproximação e melhoria na integração dos grupos. Para os alunos é uma forma
divertida e dinâmica de aprendizagem, diferente dos métodos e das técnicas
tradicionais ainda utilizadas pela maioria dos professores. Os resultados
decorrentes desta atividade foram altamente satisfatórios, pois os alunos
mostraram um grande interesse pelo que foi apresentado, proporcionando uma
melhor compreensão dos conteúdos estudados, enriquecendo assim a prática de
ensino do professor. As considerações acima citadas são comprovadas quando
se
verifica o desempenho dos discentes nos jogos, pois todas as equipes
conseguiram
chegar ao final dos desafios, mostrando assim que, o uso das TIC´S é de
grande
importância para a aprendizagem, e por isso é necessário direcionar os
currículos escolares para a implantação de uma visão crítica e autônoma
diante
das possibilidades comunicativas e tecnológicas.
Figura 1.
Aplicação do jogo Quiz sobre Hidrocarbonetos
Figura 2.
Aplicação do jogo Ludo Químico
CONCLUSÕES: A aplicação dos dois jogos em Química, para alunos do ensino médio, mostrou
ser
uma excelente alternativa para atuar como instrumento facilitador no processo
de
ensino-aprendizagem, pois através deles o aluno assimila os conceitos
químicos,
aprende com seus erros e partilha o conhecimento com os demais alunos
envolvidos.
Portanto os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
merecem um espaço maior na prática pedagógica dos professores, pois são
instrumentos importantes para o campo de ensino, além de ser uma estratégia
que
auxilia na construção do conhecimento dos alunos.
AGRADECIMENTOS: PIBID/UEMA e CAPES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, T. P. A importância da aplicação de recursos didáticos no ensino de química. Disponível em: <http://www.portaleducação.com.br/Artigo/Imprimir/40747. 25 de março de 2013/12: 15h00min. Acessado em 11 de Jul de 2015
LIMA, Maria Doris Araújo de; ALMEIDA, Thais Cabral de. Discussão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no curriculo escolar e no planejamento de ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, 5, 2010, Alagoas.
http://www.quimica.net/emiliano/quiz/hidrocarbonetos/quiz.html
http://www.ludoquimico.com.br/