Realizado em Vitória/ES, de 17 a 19 de Setembro de 2014.
ISBN: 978-85-85905-08-8
TÍTULO: Educação Ambiental: A Reciclagem e Coleta Seletiva Solidária mudando vidas
AUTORES: Santos, J. (UEPB) ; Severino, A. (UEPB) ; Barbara, M. (UEPB)
RESUMO: A Gestão de Resíduos Sólidos é um conjunto de atitudes que apresenta como
objetivo principal, a eliminação dos impactos ambientais negativos, associados à
produção e à destinação do lixo.
O objetivo do trabalho tem como base um programa de educação ambiental por
meio de um estudo de percepção ambiental, voltado para o sistema de
gestão de resíduos sólidos, o projeto Cotramare (cooperativa dos Trabalhadores
de Material Reciclável em Campina Grande - PB) que vem mudando os paradigmas da
coleta de lixo na cidade, conscientizando a população sobre a importância de uma
separação regular do material reciclável.
PALAVRAS CHAVES: Reciclagem; meio ambiente; residuos solidos
INTRODUÇÃO: A educação é um processo de transformação, que deve ocorrer no aluno para que o
mesmo mude
as suas atitudes.
A reciclagem dos resíduos sólidos é uma alternativa viável para propiciar a
preservação de recursos naturais, a economia de energia, a redução de área que
demanda o aterro sanitário, a geração de emprego e renda, assim como a
conscientização da população para questões ambientais (O´leary et al., 1999).
Porém, para um melhor funcionamento, é de vital importância que se
implante nas cidades um amplo sistema de coleta seletiva, no qual os recicláveis
sejam separados nas residências e coletados pelas municipalidades.
O projeto Cotramare vem promovendo o resgate da dignidade humana e profissional
do “catador" com a proposta de sensibilizar a comunidade em geral para um novo
comportamento quanto à aquisição, utilização e descarte de produtos e objetos.
MATERIAL E MÉTODOS: A Educação Ambiental entendida como um dos instrumentos básicos e
indispensáveis à sustentabilidade dos processos na gestão ambiental traz o
foco para a importância de se considerar a percepção ambiental do homem
a partir do universo cognitivo.
No projeto Cotramare, são realizados arrecadações de papelões, papéis e resíduos
sólidos, com algumas industrias e empresas de Campina Grande para que catadores
tem alguma fonte de renda com o material recolhido.
A metodologia até hoje só vem trazendo benefícios para a população carente e para
os colaboradores do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maioria dos municípios brasileiros dispõe seus resíduos sólidos domiciliares
sem nenhum controle, uma prática de graves conseqüências: contaminação do ar, do
solo, das águas superficiais e
subterrâneas, criação de focos de organismos patogênicos, vetores de transmissão
de doenças, com sérios impactos na saúde pública. No projeto Cotramare são
realizadas palestras e oficinas para atrair mais pessoas e incentivar os demais
a participarem do projeto.
Toda semana, na terça feira são realizadas a coletas pelos catadores da
cooperativa. Com isso foi verificado o quanto é importante o processo de
reutilização de objetos recicláveis, gerando renda e incentivo.
CONCLUSÕES:
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de
vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos, porém com
consequências desiguais para os diferentes grupos sociais. O objetivo do trabalho
foi apresentar a concepção e o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão
para o planejamento operacional da coleta e distribuição dos resíduos sólidos
potencialmente recicláveis.
A maior contribuição desta pesquisa refere-se à capacidade do modelo de incorporar
o controle da capacidade e incentivo para mudar vidas.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao projeto Cotramare, aos professores e orientadores, e aos colegas do
curso de química industrial
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MOURÃO, L. Gaia natureza. Revista brasileira de educação ambiental. Brasília:
Rede brasileira de Educação Ambiental 2004.
FARAH, M. F.; BARBOZA, H. B (orgs.). 20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania. São Paulo:Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2001
GALLI Alessandra (2007) Educação ambiental como instrumento para o
desenvilvimento sustentável. Dissertação: Mestrado - Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, Curitiba, 2007. p. 20.