Realizado em Vitória/ES, de 17 a 19 de Setembro de 2014.
ISBN: 978-85-85905-08-8
TÍTULO: A VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA ESCOLA ESTADUAL DOM IDILIO JOSÉ SOARES EM OURICURI – PE.
AUTORES: Silva, A.P.F. (IFSERTÃO-PE) ; Patrício, T.S. (IFSERTÃO-PE) ; Silva, L.N. (IFSERTÃO-PE) ; Ribeiro, F.A.S. (IFSERTÃO-PE) ; Silva, J.L.A.J.B.M. (IFSERTÃO-PE) ; Silva, A.L.L. (IFSERTÃO-PE) ; Souza, E.P.M. (IFSERTÃO-PE / E.E.D.I.J.SOARES) ; Pessoa, A.S. (IFSERTÃO-PE)
RESUMO: Este artigo tem a finalidade de mostrar a sensibilização dos alunos do nono ano do ensino fundamental da E.E.D.I.J.Soares, ao conhecer as ações condizentes com a preservação ambiental. Sabemos que a escola está diretamente ligada ao repasse desses conceitos, inclusive quando se trata dos problemas acarretados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos gerados. A metodologia adotada neste projeto foi: visita há alguns pontos de coleta de lixo, vídeo-aulas, roda de conversas, gincana, debate, e por fim um questionário para avaliar os impactos causados após a aplicação do projeto. Com isto, a comunidade escolar demostrou está disposta á transformar o espaço físico em um ambiente integrado as ações de preservação, contribuindo assim com os objetivos almejados pelos bolsistas do PIBID.
PALAVRAS CHAVES: Coleta Seletiva; Educação Ambiental; Resíduos Sólidos
INTRODUÇÃO: O meio ambiente vem sofrendo sérios problemas gerados a partir das práticas incorretas ao tentar descarta o lixo produzido. Sabemos que a falta de informação, conscientização, e muitas vezes, incentivo de autoridades responsáveis, acabam aumentando ainda mais o número de problemas ocasionados ao ambiente. Uma alternativa para tentar amenizar os impactos seria a implantação da coleta seletiva, porém sabemos que só a coleta não seria suficiente para sanar todas as consequências atribuídas à produção de lixo, sendo necessário também que houvesse a criação de um setor de reaproveitamento de resíduos sólidos gerados, ainda que por região devido o alto custo, evitando que após a coleta ter-se realizada o lixo não retornasse ao seu estado inicial (misturado). Estas preocupações também estão expressas na lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 que trata da Política Nacional do Meio Ambiente, onde tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Inclusive deve atender o princípio descrito no art. 2º - tópico X que diz: Educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. Portanto, o colégio se torna o principal incentivador e este artigo tenta mostrar a sensibilização dos alunos, visando à aplicação de propostas interventoras na própria escola, além da preocupação que a mesma demostrou ter com: coleta seletiva, reaproveitamento de alguns resíduos sólidos gerados no espaço escolar e tudo oportunizado pela sensibilização com a Educação Ambiental, a partir da aplicação do projeto.
MATERIAL E MÉTODOS: Este artigo obteve resultados devido a colaboração de 180 alunos de diversas turmas do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Idílio José Soares na cidade de Ouricuri-PE. As atividades propostas que proveram e envolveram toda comunidade escolar foram: visitas há alguns pontos de coleta de lixo da cidade para que os alunos mesmo visualizassem a realidade nestes locais, vídeo-aulas sobre impactos e separação de lixo, roda de conversas, gincana para fixação dos conteúdos abordados na execução do projeto, debate para saber opiniões em razão das visitas aos locais de coleta, e por fim o questionário para avaliar os impactos causados com a aplicação do mesmo no colégio, inclusive se tinham propostas de descartes do lixo produzido visando à preservação do meio ambiente. É importante reforçar que procurávamos métodos em que os alunos estivessem conscientes não só com o projeto, mas com o que presenciariam fora dali. Com tudo, afirmamos que a escola está promovendo a todos, atividades que contribuem com o ambiente e instrui cidadãos de várias idades através de formação oferecida na própria escola e também em outros locais. GUIMARÃES (1995) afirma que “A educação ambiental vem sendo questionada de forma interdisciplinar e orientada para a resolução de problemas. É uma educação crítica da realidade vivenciada, formadora da cidadania. É transformadora de valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos, objetivando o equilíbrio local e global, buscando a melhoria da qualidade de todos os níveis de vida”, desta forma começamos a perceber que a sensibilização dos alunos, passa a ser refletida com atitudes de preservação que instrui a construir valores sociais, habilidades e atitudes para com todos os interessados á esta causa ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Logo após a realização das atividades para a sensibilização ambiental, os bolsistas do PIBID propulsores do projeto, analisaram os questionários respondidos pelos alunos e puderam perceber que, as respostas eram surpreendentes, á exemplo da aluna A que diz: “Nunca pensei que famílias pudessem ser felizes mesmo vivendo nestes locais, hoje reconheço que somos consumistas e por isso tem tanto lixo, esta visita nos ajudará a repensar antes de tomar qualquer decisão”, outro aluno retrata: “Já assistir muitos programas incentivadores com as causas ambientais, porém nunca tinha acreditado que pudesse ser uma realidade tão próxima de mim, mas vejo que temos muito á aprender e os bolsistas estão proporcionando isso a nossa escola”. Essas falas mostram que muitas vezes é preciso que o professor busque novos espaços, para que junto aos alunos explore seus conhecimentos, e quem sabe despertar neles o interesse pelas causas, problemas e ações que serão repetidas pelos mesmos quando ocuparem lugares longe da realidade estudantil. A pesquisa também questionava os alunos sobre o que fariam para ajudar na preservação ambiental no espaço escolar, e uma maioria não só respondeu como também cumpriu, implantando lixeiras coloridas para coleta seletiva no colégio; reformando nas mesmas cores as carteiras que apresentavam problemas, readaptando-as como banquinho nos corredores da escola; diminuíram a quantidade das sobras de alimentos durante o lanche e reduziram a quantidade de papeis nas lixeiras das salas de aulas. Estes ajustes mostram que os alunos estão solidários com a causa de preservação, tendo em vista que suas ações estão sendo reproduzidas na própria escola e ocasionando bons impactos e um bem-estar á todos os envolvidos, sem desrespeitar os 3R’s: reciclar, reaproveitar e reduzir.
CONCLUSÕES: Concluímos que todas as atividades propostas na comunidade escolar foram importantes para a sensibilização com as causas e impactos ambientais, se tornando gratificante ao decidirem que queriam continuar mobilizando todo colégio com gestos e atitudes simples, mais que retratam a preocupação dos mesmos com o desperdício e impactos proporcionados pelo exagero. A experiência foi extremamente produtiva, tanto para os alunos como para os bolsistas, pois não pensávamos na dimensão que seria após a sua efetivação, e isto sem dúvidas contribuiu com o crescimento humano pertinente as causas ambientais.
AGRADECIMENTOS: A CAPES pela concessão das bolsas PIBID, a Escola Estadual Dom Idílio José Soares pela parceria e ao IFSERTÃO-PE pelo incentivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resíduos sólidos. Brasília-DF. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos> Acesso em 16 de Julho de 2014.
BRASIL. Palácio do Planalto. Presidência da República. Desenvolvimento Inclusivo e Erradicação da Pobreza Extrema. Brasília-DF. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/mensagem-ao-congresso/pdfs/2012_ capitulo-ii.pdf/view> Acesso em 19 de Julho de 2014.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Dispõe de Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938compilada.htm>. Acesso em 18 de Julho de 2014.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas: Papirus, 1995. Powered by TCPDF. Disponível em: <http://www.tcpdf.org> Acesso em 01 de Julho de 2014.