Realizado em Vitória/ES, de 17 a 19 de Setembro de 2014.
ISBN: 978-85-85905-08-8
TÍTULO: O impacto das atividades lúdicas no aprendizado de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ES.
AUTORES: Lázara, D. (CEUNES/UFES) ; Furlan, A.N.M. (UFES)
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com alunos da rede estadual de ensino no município
de São Mateus/ES, com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de
metodologias alternativas de ensino que venham contribuir no processo de
aprendizagem, tornando-a significativa.Dessa forma foi avaliado o rendimento
escolar de duas turmas de terceiro ano do ensino médio, onde uma turma utilizou
metodologias diferenciadas de ensino e outra turma não se beneficiou da utilização
dessa ferramenta importante no processo de aprendizagem em Química.
PALAVRAS CHAVES: Metodologias alternativas; Ensino e aprendizagem; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: O ensino de química seria bem mais simples e agradável se fossem utilizados
métodos didáticos alternativos, juntamente com a metodologia tradicional.
Segundo LEAL “[...] opções metodológicas favorecem a aprendizagem ao
mesmo tempo em que desenvolvem habilidades e competências desejáveis para o
exercício pleno da cidadania de estudantes e professores”. Dessa forma é de
grande importância aplicar metodologias alternativas como jogos químicos, a
música como ferramenta motivacional, o teatro científico, a experimentação bem
planejada, etc. Neste trabalho, apresentam-se os resultados obtidos da aplicação
de algumas metodologias alternativas na aprendizagem dos alunos de uma turma do
terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de São
Mateus/ES. O rendimento obtido pela turma, na qual o educador utilizou métodos
alternativos em sua prática pedagógica, foram comparados com o rendimento de
outra turma, na qual um educador diferente não utilizou dessa ferramenta.
MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho foram utilizados jogos químicos, experimentação e música como
metodologias alternativas na disciplina de Química. Nos jogos químicos foram
utilizados alguns conceitos de química orgânica na produção, aplicação e
avaliação dos jogos “Quimilhão”, Trilha Química e Dominó Químico. No projeto
“música no ensino de Química”, participaram educandos de turmas do terceiro ano
na qual cada grupo elaborou uma música sobre os seguintes assuntos: funções
orgânicas, aplicações no cotidiano e isomeria geométrica. Os ritmos musicais
utilizados para a elaboração das músicas foram: pop rock, MPB, reggae e
romântica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados demonstram como a aprendizagem foi significativa para os alunos,
segundo um aluno: “O projeto ajudou a aprender o conteúdo, pois através das
“musiquinhas” nos lembramos facilmente da matéria. A hora de resolução de
exercícios é muito interessante, pois a gente lê o enunciado e lembra da música,
então ajuda a resolver os exercícios”. Na experimentação os alunos do terceiro
ano foram divididos em grupos de no máximo cinco integrantes que elegeram o
experimento que gostariam de apresentar. Abaixo a opinião de um participante do
projeto: “Na aula teórica não conseguimos colocar tudo o que aprendemos em
prática só memorizamos. Na aula prática temos mais interesse em querer saber o
que vai acontecer”. Em todas as atividades desenvolvidas o professor da
disciplina de química mediou o processo de construção de cada atividade. Em
algumas metodologias foram utilizados questionários como forma de avaliação, em
outros as opiniões dos alunos e as impressões do professor que as utilizou. O
rendimento anual das turmas foi utilizado como indicador para medir a eficiência
das metodologias utilizadas. Os gráficos a seguir demonstram os rendimentos de
duas turmas de terceiro ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Santo Antônio. O
primeiro gráfico apresenta o rendimento de uma turma que não utilizou
metodologias alternativas no ensino de Química e o segundo gráfico apresenta o
rendimento de uma turma da mesma série que utilizou metodologias alternativas ao
longo do ano de 2011.
Observa-se ao longo dos três trimestres que os alunos que apresentaram maior
rendimento foram aqueles que fizeram uso de métodos alternativos na disciplina
de Química. Quando se propõe jogos e atividades diferenciadas, propõe-se uma
forma de aprendizagem que rompe com a formalidade entre educandos e educadores,
além de integrá-los e fazê-los participar do processo de construção de
conhecimento.
Gráficos 1
Resultados anuais das turmas de terceiro ano.
CONCLUSÕES: Com os resultados obtidos, mostrou-se que inovar o ensino de Química, utilizando
metodologias que tornam a apropriação do conhecimento pelo aluno um momento
prazeroso, faz com que educador e educando se beneficiem.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos à direção e aos alunos da EEEFM Santo Antônio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 LEAL, M. C.; Didática da Química-Fundamentos e práticas para o Ensino Médio. Belo Horizonte. Dimensão: 2009, 120p.