7º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 17 a 19 de Setembro de 2014.
ISBN: 978-85-85905-08-8

TÍTULO: O impacto das atividades lúdicas no aprendizado de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ES.

AUTORES: Lázara, D. (CEUNES/UFES) ; Furlan, A.N.M. (UFES)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com alunos da rede estadual de ensino no município de São Mateus/ES, com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de metodologias alternativas de ensino que venham contribuir no processo de aprendizagem, tornando-a significativa.Dessa forma foi avaliado o rendimento escolar de duas turmas de terceiro ano do ensino médio, onde uma turma utilizou metodologias diferenciadas de ensino e outra turma não se beneficiou da utilização dessa ferramenta importante no processo de aprendizagem em Química.

PALAVRAS CHAVES: Metodologias alternativas; Ensino e aprendizagem; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: O ensino de química seria bem mais simples e agradável se fossem utilizados métodos didáticos alternativos, juntamente com a metodologia tradicional. Segundo LEAL “[...] opções metodológicas favorecem a aprendizagem ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades e competências desejáveis para o exercício pleno da cidadania de estudantes e professores”. Dessa forma é de grande importância aplicar metodologias alternativas como jogos químicos, a música como ferramenta motivacional, o teatro científico, a experimentação bem planejada, etc. Neste trabalho, apresentam-se os resultados obtidos da aplicação de algumas metodologias alternativas na aprendizagem dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de São Mateus/ES. O rendimento obtido pela turma, na qual o educador utilizou métodos alternativos em sua prática pedagógica, foram comparados com o rendimento de outra turma, na qual um educador diferente não utilizou dessa ferramenta.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho foram utilizados jogos químicos, experimentação e música como metodologias alternativas na disciplina de Química. Nos jogos químicos foram utilizados alguns conceitos de química orgânica na produção, aplicação e avaliação dos jogos “Quimilhão”, Trilha Química e Dominó Químico. No projeto “música no ensino de Química”, participaram educandos de turmas do terceiro ano na qual cada grupo elaborou uma música sobre os seguintes assuntos: funções orgânicas, aplicações no cotidiano e isomeria geométrica. Os ritmos musicais utilizados para a elaboração das músicas foram: pop rock, MPB, reggae e romântica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados demonstram como a aprendizagem foi significativa para os alunos, segundo um aluno: “O projeto ajudou a aprender o conteúdo, pois através das “musiquinhas” nos lembramos facilmente da matéria. A hora de resolução de exercícios é muito interessante, pois a gente lê o enunciado e lembra da música, então ajuda a resolver os exercícios”. Na experimentação os alunos do terceiro ano foram divididos em grupos de no máximo cinco integrantes que elegeram o experimento que gostariam de apresentar. Abaixo a opinião de um participante do projeto: “Na aula teórica não conseguimos colocar tudo o que aprendemos em prática só memorizamos. Na aula prática temos mais interesse em querer saber o que vai acontecer”. Em todas as atividades desenvolvidas o professor da disciplina de química mediou o processo de construção de cada atividade. Em algumas metodologias foram utilizados questionários como forma de avaliação, em outros as opiniões dos alunos e as impressões do professor que as utilizou. O rendimento anual das turmas foi utilizado como indicador para medir a eficiência das metodologias utilizadas. Os gráficos a seguir demonstram os rendimentos de duas turmas de terceiro ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Santo Antônio. O primeiro gráfico apresenta o rendimento de uma turma que não utilizou metodologias alternativas no ensino de Química e o segundo gráfico apresenta o rendimento de uma turma da mesma série que utilizou metodologias alternativas ao longo do ano de 2011. Observa-se ao longo dos três trimestres que os alunos que apresentaram maior rendimento foram aqueles que fizeram uso de métodos alternativos na disciplina de Química. Quando se propõe jogos e atividades diferenciadas, propõe-se uma forma de aprendizagem que rompe com a formalidade entre educandos e educadores, além de integrá-los e fazê-los participar do processo de construção de conhecimento.

Gráficos 1

Resultados anuais das turmas de terceiro ano.

CONCLUSÕES: Com os resultados obtidos, mostrou-se que inovar o ensino de Química, utilizando metodologias que tornam a apropriação do conhecimento pelo aluno um momento prazeroso, faz com que educador e educando se beneficiem.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à direção e aos alunos da EEEFM Santo Antônio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 LEAL, M. C.; Didática da Química-Fundamentos e práticas para o Ensino Médio. Belo Horizonte. Dimensão: 2009, 120p.