Realizado em Maceió/AL, de 28 a 30 de Agosto de 2013.
ISBN: 978-85-85905-04-0
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INDICADOR DE QUALIDADE NOS LABORATÓRIOS DO CENTRO DE PESQUISA EM ALIMENTAÇÃO
AUTORES: Gavião, J.E. (UPF) ; Friedrisch, M.T. (UPF)
RESUMO: A avaliação de desempenho organizacional faz parte da gestão de empresas que
possuem uma postura competitiva. Um sistema de avaliação de desempenho deve ser
capaz de verificar se a empresa consegue atingir seus objetivos estratégicos,
verificando a performance de seus processos e o alcançe de suas metas. No que se
refere ao desempenho, à qualidade aponta para características indicadoras da
satisfação do cliente frente a produtos ou serviços. Este trabalho tem como
objetivo implantar e monitorar indicadores que evidenciem a melhoria contínua no
sistema da qualidade e nos processos do sistema de gestão do Centro de Pesquisa
em Alimentação (CEPA), através da combinação de ferramentas específicas que
identifiquem as necessidades de melhoria das atividades desenvolvidas.
PALAVRAS CHAVES: avaliação de desempenho; sistema de indicadores de; avaliação de desempenho
INTRODUÇÃO: O atual mercado em que as empresas estão inseridas está cada vez mais exigente.
As organizações que desejam ter suas estruturas gerenciais sedimentadas e
competitivas devem fazer uso de algum tipo de controle que demonstre o
desempenho real de seus processos. Para tanto, é fundamental que as mesmas façam
uso de sistemas de avaliação de desempenho que permitam que os gestores tenham
conhecimento das perdas e ganhos da organização e de como proceder para que a
agregação de valor e eliminação de perdas seja uma realidade (ALBANO, 2008).
Desta maneira, as organizações são vistas como sistemas dinâmicos, com diversas
variáveis, além das tradicionais medidas financeiras, que devem ser monitoradas
e melhoradas continuamente. Um sistema nada mais é do que um conjunto de
processos coordenados que realizam os objetivos essenciais da empresa. Os
processos, para se tornarem eficazes, necessitam de medição e gerenciamento,
caso contrário, a noção de acerto e erro na avaliação fica menos
perceptível(AKAO, 1997).
As empresas são formadas por um conjunto de processos que possuem diferentes
medidas de desempenho. O desempenho global de uma organização é obtido através
da sinergia entre os processos que a compõem. Uma sinergia positiva entre os
processos e a execução dos mesmos de acordo com as metas estipuladas leva a
organização a um desempenho global positivo, permitindo que a mesma chegue até
seus objetivos estratégicos (MULLER, 2003).
Atualmente, as empresas precisam quantificar sua eficiência, com o objetivo de
maximizá-la e eliminar suas perdas. Dentro deste contexto, surge a importância e
a necessidade da existência de um sistema de avaliação de desempenho em uma
organização que seja capaz de quantificar, de forma consolidada, o atingimento
dos objetivos estratégicos organizacionais (ALBANO, 2008).
MATERIAL E MÉTODOS: Será realizada uma reunião com um grupo multidisciplinar com representações das
diferentes áreas da organização para avaliar se a missão visão e objetivos
estratégicos da empresa ainda atendem a realidade atual.
Levantamento dos processos Críticos
Os principais processos da empresa devem ser identificados nesta etapa, sendo
aqueles responsáveis pela execução do negócio da organização.
Priorização dos processos críticos
Para cada processo identificado anteriormente devem ser priorizados ,
os processos com pouco impacto em qualidade, custo, entrega ou imagem da
empresa, atribui-se valor 1; aos que apresentarem impacto médio atribui-se valor
3; e aos com um forte impacto, valor 9. No momento seguinte, deve-se realizar
uma multiplicação dos valores atribuídos e identificar quais são os processos
considerados críticos para a organização.
Correlação dos processos com os objetivos da empresa
A equipe formada para análise da estratégia da empresa deve analisar os
objetivos da organização e realizar uma priorização em relação a três critérios,
atribuindo pesos para cada um deles, com o intuito de identificar os mais
apropriados.
Definição e classificação dos indicadores de desempenho
-Nominal-é-melhor
- Maior-é-melhor
- Menor-é-melhor
Definição das responsabilidades
Os responsáveis pelo desempenho dos processos são chamados ‘donos de processos’
que não são, necessariamente, os gestores de uma área da empresa mas
funcionários envolvido na atividade.
Definição das metas, unidades de medida e periodicidade de coleta dos
indicadores
Esta etapa será relevante para o sucesso do sistema de indicadores. O
estabelecimento das metas permite que todos da empresa entendam claramente os
resultados esperados. Vale a ressalva de que metas deverão ser desafiadoras, mas
alcançáveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Implementação do Nível Estratégico:A primeira etapa para a implementação do SID
no Cepa foi analisar juntamente com o grupo formado estratégia da organização ,
missão e a visão .
A missão do Cepa é “atender às necessidades dos segmentos da sociedade ligados
à alimentação e a saúde com excelência, credibilidade e eficiência, buscando a
melhoria da qualidade de vida da população através da educação, da geração de
conhecimentos, da difusão de tecnologias e da prestação de serviço
O Cepa possui também uma visão que deriva da missão, que é “ser reconhecido por
setores e segmentos da sociedade ligados a alimentação e a saúde com ní
vel de excelência credibilidade e eficiência dos serviços prestados
Os objetivos priorizados foram os que obtiveram valor igual a 3.
- Definir visão/missão do cepa
-Definir o melhor modelo de avaliação de indicadores a ser utilizado;
- Definir os processos prioritários a serem monitorados;
- Estabelecer valores para cada processo prioritário;
- Definir as responsabilidades sobre os processos;
Levantaram-se 16 sub-processos, dos quais 13 foram priorizados. A equipe de
implementação do SID decidiu priorizar os sub-processos que apresentaram score
maior ou igual a 243.
Este valor foi escolhido pois representa de, pelo menos 3 pesos médios (que
possui valor de 3) e 1 peso forte (que possui valor de 9), chegando, desta
maneira ao valor de 243 (3 x 3 x 3 x 9 = 243).
Definindo indicadores, periodicidade e metas
Todos os sub-processos devem possuir indicadores de desempenho e possuir também
uma meta, baseada m um resultado esperado do sub-processo em questão. Nesta
etapa também são descritas as unidades de medida dos indicadores, tais como: %
de satisfação, lucros, n° de reclamações, dias de atraso, entre outras.
CONCLUSÕES: O presente trabalho apresentou o desenvolvimento e aplicação de um Sistema
Indicador de Desempenho nos laboratórios do CEPA, visto que foi satisfatório.
Para construção do SID foi utilizado a função preferencia combinando seus pesos
com os resultados na avaliação de desempenho de processos. Esta combinação se
mostrou adequada e forneceu subsídio para o desenvolvimento e a implementação do
SID. Além disso, o modelo proposto aplicou conceitos de modelos existentes na
literatura como BSC, foram, ainda, priorizados através da avaliação de seu impacto
em dimensões como custo, qualidade e tempo.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AKAO, Y. Desdobramento das Diretrizes para o Sucesso Do TQM. Porto Alegre: Artes Médicas Bookman, p 199.1997.
ALBANO, F. Dissertação (Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Indicadores de Desempenho na Rede Metrológica RS). Trabalho de Diplomação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
ALBANO, F.M; Dissertação (Mestrado Desenvolvimento de um modelo de avaliação global desempenho). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p.122.2008.
HRONEC, S. M. Sinais Vitais: usando medidas de desempenho da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro de sua empresa. São Paulo: Makron Books, p. 350, 1994.