Realizado em Maceió/AL, de 28 a 30 de Agosto de 2013.
ISBN: 978-85-85905-04-0
TÍTULO: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CAMPINA GRANDE-PB
AUTORES: Leite, A.K.P. (UFRN) ; Leite, S.P. (UFCG) ; Martins, P.M. (UEPB) ; Nunes, G.N. (UFRN) ; Campos, V.O. (UFRN)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a busca da sensibilização dos alunos dando a
oportunidade de conhecer e absorver a consciência da preservação ambiental. A
escola tem um papel muito importante buscando promover a sensibilização da
comunidade escolar através da Educação Ambiental em relação aos resíduos
sólidos, aumentando muitos problemas ambientais que a população causa. A
metodologia utilizada foram as seguintes: aulas expositivas com vídeos, debates,
e por fim aplicação de um questionário, o público alvo foram alunos do 1° ano do
ensino médio de uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Apesar de
saberem que existem vários problemas ambientais causados pelos resíduos sólidos,
eles não se preocupam muito em solucionar, necessitando da Educação Ambiental
para melhores resultados
PALAVRAS CHAVES: Educação ambiental; Resíduos sólidos; Escola
INTRODUÇÃO: O meio ambiente enfrenta diversos problemas causados pelos resíduos sólidos, que
é derivado do consumismo exagerado, do desenvolvimento industrial, do
crescimento populacional, da falta de educação voltada para o meio ambiente e da
sua destinação incorreta. O mundo se vê na necessidade de começar a refletir o
impulsionamento da Educação Ambiental nas escolas. “Entendem-se por educação
ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem
valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas
para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia
qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 2010). A Educação Ambiental
deve ter caráter interdisciplinar, tendo como principal mediadora a escola, para
que possa despertar uma visão crítica sobre as questões ambientais da
atualidade, tentando sensibilizar a comunidade. Somente a partir daí todos
poderão tomar atitudes e promover ações para preservar o meio ambiente. Em
relação à interdisciplinaridade GUIMARÃES (1995) afirma que: “A educação
ambiental vem sendo questionada de forma interdisciplinar e orientada para a
resolução de problemas locais. É uma educação crítica da realidade vivenciada,
formadora da cidadania. É transformadora de valores e atitudes através da
construção de novos hábitos e conhecimentos, objetivando o equilíbrio local e
global, buscando a melhoria da qualidade de todos os níveis de vida”. A escola
tem papel fundamental de estimular uma nova forma de pensar e através da
Educação Ambiental promover novas atitudes. Portanto, este trabalho tem como
objetivo a busca da sensibilização dos alunos, visando à adoção e a pratica de
novos valores, a respeito dos resíduos sólidos, utilizando a Educação Ambiental.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido com 40 alunos de uma turma de 1º ano do ensino
médio de uma escola estadual localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande-
PB, onde teve várias fases buscando a sensibilização dos mesmos. As atividades de
sensibilização foram: visita a terrenos baldios próximos a escola, conversa com a
comunidade escolar, exposição de um vídeo sobre resíduos sólidos que se tratava
dos impactos ambientais e a maneira adequada de descarte e armazenamento dos
mesmos e por fim eles responderam um questionário pra se ter conhecimento se
modificou alguma coisa na forma de pensar deles sobre a preservação do meio
ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após as atividades de sensibilização os alunos responderam um questionário
relacionado às questões ambientais, a partir daí foram coletados dados
referentes à percepção dos alunos sobre os assuntos abordados, e assim em
conjunto promover alternativas para diminuir os impactos ao meio ambiente
ocasionados pelos resíduos sólidos. Foi observado que os alunos não sabem
diferenciar os 3R’s: reciclar, reaproveitar e reduzir. Foi perguntado da
importância de cuidar do meio ambiente, onde se pode perceber que 97% dos
estudantes sabem dos devidos cuidados que se deve ter, pois como um estudante
disse: “Afinal o meio ambiente é tudo ao nosso redor, a partir do momento que
prejudicamos, estamos prejudicando a nós mesmos.” Sendo assim percebe-se que o
aluno sabe da importância da preservação para que as gerações futuras possam
desfrutar como é visto no comentário de outro estudante que diz que: “Porque é
dele que eu e minha família, respiramos, comemos e eu quero deixar uma imagem
bonita para os meus descendentes, para que saibam valorizar.” Já 3% dos alunos
responderam que não sabem da relevância da preservação, ou se sentem
desestimulados quanto aos cuidados, pois um aluno citou que: “A maioria das
pessoas vai poluir de qualquer forma”. De certa forma, pode-se dizer que esses
alunos têm uma conscientização, mas como faltam informações para a população no
geral, portanto para esses falta um estímulo para cuidar do meio ambiente, pois
para eles uma “minoria” não pode sozinhos salvar o planeta já que tem muita
gente que não tem consciência dos problemas ambientais.
CONCLUSÕES: Pode-se dizer que o processo de sensibilização ambiental realizado foi uma
experiência extremamente interessante e de grande importância, pois foi possível
dar o primeiro passo para a formação de cidadãos ambientalmente conscientes, além
de contribuir para um crescimento humano-social. Os resultados obtidos por meio do
processo de sensibilização dos alunos, foram um processo inicial,pois para que
haja uma melhoria desses resultados faz se necessário que o trabalho de educação
ambiental iniciado nessa escola seja contínuo, para evitar o desinteresse tanto
dos alunos quanto dos professores.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Presidência da Republica. Lei nº 9795, 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília-DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acessado em: 22 de junho de 2013.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas: Papirus, 1995.