6º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Maceió/AL, de 28 a 30 de Agosto de 2013.
ISBN: 978-85-85905-04-0

TÍTULO: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CAMPINA GRANDE-PB

AUTORES: Leite, A.K.P. (UFRN) ; Leite, S.P. (UFCG) ; Martins, P.M. (UEPB) ; Nunes, G.N. (UFRN) ; Campos, V.O. (UFRN)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a busca da sensibilização dos alunos dando a oportunidade de conhecer e absorver a consciência da preservação ambiental. A escola tem um papel muito importante buscando promover a sensibilização da comunidade escolar através da Educação Ambiental em relação aos resíduos sólidos, aumentando muitos problemas ambientais que a população causa. A metodologia utilizada foram as seguintes: aulas expositivas com vídeos, debates, e por fim aplicação de um questionário, o público alvo foram alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Apesar de saberem que existem vários problemas ambientais causados pelos resíduos sólidos, eles não se preocupam muito em solucionar, necessitando da Educação Ambiental para melhores resultados

PALAVRAS CHAVES: Educação ambiental; Resíduos sólidos; Escola

INTRODUÇÃO: O meio ambiente enfrenta diversos problemas causados pelos resíduos sólidos, que é derivado do consumismo exagerado, do desenvolvimento industrial, do crescimento populacional, da falta de educação voltada para o meio ambiente e da sua destinação incorreta. O mundo se vê na necessidade de começar a refletir o impulsionamento da Educação Ambiental nas escolas. “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 2010). A Educação Ambiental deve ter caráter interdisciplinar, tendo como principal mediadora a escola, para que possa despertar uma visão crítica sobre as questões ambientais da atualidade, tentando sensibilizar a comunidade. Somente a partir daí todos poderão tomar atitudes e promover ações para preservar o meio ambiente. Em relação à interdisciplinaridade GUIMARÃES (1995) afirma que: “A educação ambiental vem sendo questionada de forma interdisciplinar e orientada para a resolução de problemas locais. É uma educação crítica da realidade vivenciada, formadora da cidadania. É transformadora de valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos, objetivando o equilíbrio local e global, buscando a melhoria da qualidade de todos os níveis de vida”. A escola tem papel fundamental de estimular uma nova forma de pensar e através da Educação Ambiental promover novas atitudes. Portanto, este trabalho tem como objetivo a busca da sensibilização dos alunos, visando à adoção e a pratica de novos valores, a respeito dos resíduos sólidos, utilizando a Educação Ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido com 40 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande- PB, onde teve várias fases buscando a sensibilização dos mesmos. As atividades de sensibilização foram: visita a terrenos baldios próximos a escola, conversa com a comunidade escolar, exposição de um vídeo sobre resíduos sólidos que se tratava dos impactos ambientais e a maneira adequada de descarte e armazenamento dos mesmos e por fim eles responderam um questionário pra se ter conhecimento se modificou alguma coisa na forma de pensar deles sobre a preservação do meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após as atividades de sensibilização os alunos responderam um questionário relacionado às questões ambientais, a partir daí foram coletados dados referentes à percepção dos alunos sobre os assuntos abordados, e assim em conjunto promover alternativas para diminuir os impactos ao meio ambiente ocasionados pelos resíduos sólidos. Foi observado que os alunos não sabem diferenciar os 3R’s: reciclar, reaproveitar e reduzir. Foi perguntado da importância de cuidar do meio ambiente, onde se pode perceber que 97% dos estudantes sabem dos devidos cuidados que se deve ter, pois como um estudante disse: “Afinal o meio ambiente é tudo ao nosso redor, a partir do momento que prejudicamos, estamos prejudicando a nós mesmos.” Sendo assim percebe-se que o aluno sabe da importância da preservação para que as gerações futuras possam desfrutar como é visto no comentário de outro estudante que diz que: “Porque é dele que eu e minha família, respiramos, comemos e eu quero deixar uma imagem bonita para os meus descendentes, para que saibam valorizar.” Já 3% dos alunos responderam que não sabem da relevância da preservação, ou se sentem desestimulados quanto aos cuidados, pois um aluno citou que: “A maioria das pessoas vai poluir de qualquer forma”. De certa forma, pode-se dizer que esses alunos têm uma conscientização, mas como faltam informações para a população no geral, portanto para esses falta um estímulo para cuidar do meio ambiente, pois para eles uma “minoria” não pode sozinhos salvar o planeta já que tem muita gente que não tem consciência dos problemas ambientais.

CONCLUSÕES: Pode-se dizer que o processo de sensibilização ambiental realizado foi uma experiência extremamente interessante e de grande importância, pois foi possível dar o primeiro passo para a formação de cidadãos ambientalmente conscientes, além de contribuir para um crescimento humano-social. Os resultados obtidos por meio do processo de sensibilização dos alunos, foram um processo inicial,pois para que haja uma melhoria desses resultados faz se necessário que o trabalho de educação ambiental iniciado nessa escola seja contínuo, para evitar o desinteresse tanto dos alunos quanto dos professores.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Presidência da Republica. Lei nº 9795, 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília-DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acessado em: 22 de junho de 2013.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas: Papirus, 1995.