Realizado em Maceió/AL, de 28 a 30 de Agosto de 2013.
ISBN: 978-85-85905-04-0
TÍTULO: A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): contribuições da internet como fonte de pesquisa no processo avaliativo de Química
AUTORES: Oliveira, W.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL) ; Silva, S.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL) ; Oliveira, M.J.H.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL)
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo discutir sobre o uso da internet como fonte de pesquisa durante um processo avaliativo na disciplina de Química, realizado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, sendo utilizado o laboratório de informática desta instituição de ensino público. O conteúdo abordado foi Ligações Químicas e os alunos tiveram a oportunidade de utilizar os computadores com acesso à internet da sala de informática da escola para poderem realizar as pesquisas que os ajudassem na resolução de uma avaliação que abordava esta temática trabalhada em sala de aula. A escolha da internet como fonte de pesquisa proporcionou uma maior interação dos alunos com essa TIC e apontou para aprendizados significativos.
PALAVRAS CHAVES: TICs; Internet; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: Vivenciamos atualmente dentro do processo de aprendizagem na educação escolar, uma grande modificação quanto aos modos de pesquisa da qual os alunos tem acesso no desenvolvimento da sua própria aprendizagem. Seguindo desta forma este princípio, podemos destacar que tanto a escola quanto o professor já não são tidos como a única fonte de conhecimento da qual o aluno toma como base na organização de suas informações, pois segundo POZO (2004, p.10), no meio educacional a “escola já não é a primeira ‘fonte de informação’ para os alunos e que o professor também não é mais a única fonte de informações e conhecimentos para os alunos construírem conhecimentos significativos”.
Criar ambientes diferenciados dentro das nossas escolas precisa ser visto como uma forma de adequar as novas aprendizagens ao momento a qual vivenciasse, conforme VALENTE (1993), o objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas. No entanto, a mudança de paradigma educacional deve ser vista como algo que vai além da vontade política e econômica. Ela deve ser acompanhada da inclusão de ferramentas que permitam a implementação do paradigma construcionista.
Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo discutir sobre o uso da internet como fonte de pesquisa durante um processo avaliativo na disciplina de Química, realizado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, sendo utilizado o laboratório de informática desta instituição de ensino público.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi discutida juntamente com a professora de Química da escola e supervisora do PIBID / QUÍMICA - UNEAL os motivos da escolha do conteúdo, levando em conta que os alunos teriam a internet como fonte de pesquisa. Nessa circunstância, a docente comenta que em um patamar de estudos atuais não se deve dar muito ênfase aos processos que levam a ligação e como acontecem, mas sim as características destas ligações e após isso as especificidades dos compostos que são formados a partir delas.
Em seguida, foi realizado um estudo sobre a sistematica de avaliação da escola onde detectou-se que a mesma utiliza de instrumentos de avaliação como: provas individuais e em grupos, provas com consulta, debates, paineis, trabalhos individuais e em grupos, auto-avaliações, séminários e entre outras, como forma de o alunado poder obter os 50 pontos nescessários a sua aprovação.
Os alunos participantes desta avaliação pertenciam à turma do 1º ano “C” matutino da escola mencionada, constando 27 presentes. Após terem tido uma aula expositiva já realizada em sala de aula pela professora sobre Ligações Químicas, os alunos foram levados ao laboratório de informática da escola, onde lá se dividiram em duplas para a ocupação dos computadores que estavam em funcionamento e ligados à internet. Dessa maneira foram montadas um total de 12 duplas e apenas um trio de alunos devido a um deles ter ficado sozinho sendo agrupado em uma das equipes.
A avaliação que foi distribuída entre os alunos nos grupos era composta por 5 questões, de múltipla escolha e abertas valendo cada uma 20 pontos totalizando 100 pontos. Eram dois tipos de avaliação que se distinguiam pelas questões selecionadas, sendo que a cada grupo de alunos era entregue um tipo de avaliação diferente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A utilização da internet como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e do laboratório de informática desta escola localizada na cidade de Arapiraca – AL proporcionou novas perspectivas de ensino e aprendizagem no contexto escolar, bem como a inserção de diferentes métodos de avaliação do alunado.
Alguns pontos podem ser destacados das observações feitas durante a aplicação da avaliação. Os bolsistas do PIBID que colaboraram neste projeto passaram a analisar uma questão muito importante que repercutia nos grupos: a dificuldade que muitos alunos possuem de organizarem o conhecimento necessário para realizarem as pesquisas no intuito da resolução das questões.
Esta circunstância que revela a passividade dos alunos quanto à organização dos conhecimentos ao realizar suas pesquisas é enfatizada por PERINI (2001), onde o mesmo revela que há a falta de um melhor preparo dos alunos e uma ausência de iniciação científica no ensino básico como promotora de criatividade e de abertura de novos caminhos na busca do saber e como formadora de consciência perante os fatos. (PERINI, 1996 in MARTINS, 2001 p.44)
Desta forma, na busca de orientá-los alguns bolsistas se propuseram a ajudar, conduzindo os alunos a sua própria percepção de como produzir conhecimentos e organizar as informações para a compreensão do que está sendo pedido na avaliação.
A contribuição deste projeto pôde ser percebida também nas avaliações corrigidas pela professora, onde alguns alunos demonstraram o quanto foi significativo à utilização desta Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a formulação dos conhecimentos necessários a resolução desta avaliação, sendo que alguns grupos conseguiram obter até 80% da nota atribuída a aquele processo avaliativo.
CONCLUSÕES: Pode-se depreender neste estudo que os resultados da utilização da internet como uma TIC e fonte de pesquisa durante uma avaliação no ensino de Química apontaram para aprendizados importantes adquiridos pelos alunos, bem como certas dificuldades enfrentadas pelos mesmos na seleção dos conhecimentos necessários à realização da pesquisa
A experiência adquirida ao final da aplicação deste estudo quanto a processos avaliativos, formou tanto nos Bolsistas quanto na professora e supervisora do PIBID / QUÍMICA - UNEAL a percepção de como se torna importante utilizar novas didáticas educacionais.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: POZO, Juan Ignácio. A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação e Conhecimento. Pátio-Revista Pedagógica, n.31, p.8-11, 2004.
VALENTE, J. A. Por Quê o Computador na Educação. In:. VALENTE, J. A. (Org.), Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993
MARTINS, Jorge S.. O trabalho com Projetos de Pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001. – (Coleção Papirus Educação)