TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO, FÓSFORO E POTÁSSIO EM LARANJA LIMA (Citrus sinensis), EM FUNÇÃO DE ADUBAÇÕES MINERAL E ORGÂNICA

AUTORES: Dias, A.B.A. (UFAL) ; da Silva, V.S.G. (UFAL) ; Clemente, P.R.A. (UFAL) ; dos Santos, L.A. (UFAL)

RESUMO:Este trabalho objetivou encontrar respostas para a viabilidade produtiva e econômica de alguns compostos orgânicos, para que se possa obter dados concretos da sustentabilidade, para isso foram avaliados os teores de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) em folhas da laranja lima. O estudo foi conduzido no Povoado Boca da Palha, Município de União dos Palmares/AL. Os materiais fertilizantes utilizados correspondem a adubo mineral, esterco de curral e quatro tipos de compostos orgânicos. As doses de fertilizantes foram recomendadas em função da análise do solo. Não houve efeitos significativos sobre o teores de nitrogênio e potássio na biomassa da parte aérea, diferindo estatisticamente apenas o fósforo.

PALAVRAS CHAVES: compostos orgânicos; fertilizantes; doses

INTRODUÇÃO:A citricultura, no Nordeste do Brasil, é explorada predominantemente por produtores com áreas menores do que 10 hectares. Com uma área cultivada de 6000 ha e uma produção de 900.000 t, Alagoas é o terceiro maior produtor de laranja da região Nordeste (IBGE, 2006). Embora exista uma recomendação geral sobre o uso de adubos orgânicos em plantas cítricas, dados científicos comparativos ainda são incipientes (Sorrenti et al., 2008). Assim, espera-se que com os subsídios fornecidos por estudos nesse setor, os conhecimentos gerados possam causar impactos positivos, tais como: geração de conhecimentos sobre o manejo do solo em variados tipos de adubos, redução das despesas de produção de frutas, favorecimento do auto-abastecimento de laranja no Estado, melhoria da qualidade de vida e das perspectivas de renda dos agricultores familiares, na busca de alimentos mais nutritivos e saudáveis, além de melhor preservação do solo. Este estudo teve como objetivo a determinação de nitrogênio, fósforo e potássio em folhas de laranja lima em função de adubações mineral e orgânica no sentido de encontrar uma forma viável tanto em termos produtivos como econômicos de alguns compostos orgânicos.

MATERIAL E MÉTODOS:O experimento foi instalado e conduzido em campo, no Povoado Boca da Palha, Município de União dos Palmares-AL. A área utilizada apresenta topografia acentuada, com declividade acima de 20%. Pluviometria média anual de 1019 mm, com distribuição de novembro a março. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com 7 tratamentos e 4 repetições. Os materiais fertilizantes correspondem a adubo mineral, esterco de curral e quatro tipos de compostos orgânicos: 1-composto Uruba, 2-composto Pindorama, 3- composto Coruripe, 4-composto Triunfo. As doses foram recomendadas em função da análise do solo. Foram realizados todos os tratos culturais e fitossanitários necessários e a irrigação efetuada com base na capacidade de campo do solo. Foram realizadas avaliações relativas ao comportamento do solo, antes da aplicação dos tratamentos, e a produção de frutos. Após a determinação da massa de matéria natural, uma subamostra foi retirada, pesada e secada, até peso constante e posteriormente foi passada em moinho. O material vegetal finamente moído foi submetida à digestão nítricoperclórica; as concentrações de fósforo e potássio foi determinada no extrato, enquanto o nitrogênio foi determinado pelo método Kjeldahl. Os dados foram submetidos à análise de variância e as diferenças estatísticas entre as médias determinadas pelo teste de Tukey.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Os resultados da análise foliar de laranja lima para os teores de Nitrogênio, fósforo e potássio submetidos a diferentes adubações mineral e orgânica encontram-se na tabela 1, verificou-se ausência de diferença estatística para os teores de N e K. A diferença significativa observada nos teores foliares de P ocorreu entre os tratamentos 2 (composto Pindorama) e 4 (composto Triunfo). Apesar da diferença entre os tratamentos 2 e 4, os conteúdos de P nas folhas indicaram que as plantas estavam devidamente equilibradas em relação a esse nutriente (Quaggio et al., 1997). Segundo (Obreza, 2000), a maioria dos solos de pomares adultos de citros apresenta teores satisfatórios de P, acumulado de fertilizações realizadas, de forma que aplicações freqüentes não são comumente necessárias, exceto em solos onde não há mínima capacidade de adsorção de P.

TABELA 1

Médias dos valores de N, P e K obtidos pela análise foliar.

CONCLUSÕES:O composto da Usina Uruba, composto da Cooperativa Pindorama, composto da Usina Coruripe, composto da Usina Triunfo, esterco, adubo mineral e Testemunha não exerceram efeitos significativos sobre a nutrição mineral, exceto o fósforo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:IBGE, (Rio de Janeiro, RJ), Estimativa de produção agrícola, 2002. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br> Acesso em 20 de setembro de 2006.

OBREZA, T.A. Fertilization of citrus in Florida - A general view. In: Simpósio sobre fisiologia, nutrição, adubação e manejo para produção sustentável de citros, 1., 2000, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Potafós, 2000. 1 CD ROM.

QUAGGIO, J.A.; RAIJ, B. Van; PIZA JÚNIOR, C.L. Frutíferas. In: RAIJ, B. Van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. (Ed.). Boletim Técnico 100 - Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: IAC, 1997. p.119-52.

SORRENTI, G.B.; FACHINELLO, J.C.; CASTILHOS, D.D.; BIANCHI, V.J.; MARANGONI, B. Influência da adubação orgânica no crescimento de tangerineira cv Clemenules e nos atributos químicos e microbiológicos do solo. Revista Brasileira de Fruticultura, 30:1129-1135, 2008.