TÍTULO: ESTUDO “QUEM POLUI MAIS: GASOLINA, ETANOL OU DIESEL?” IDENTIFICANDO A SUSTENTABILIDADE PARA O MEIO AMBIENTE – HOMEM.

AUTORES: Delgado, V.K.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Cunha, F.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Dantas Júnior, E. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Lima, A.G.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Medeiros, L.N. (ESCOLA ESTADUAL TRISTÃO DE BARROS)

RESUMO:Este trabalho tem como proposito analisar a queima dos combustíveis: Gasolina, Etanol e Diesel (pesquisas bibliográficas), comparando-os para identificar quem polui mais, em seguida, divulgou-se os resultados na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo – Acari- RN; sendo apresentado em forma de palestra e uma dinâmica. Os consumidores não estão cientes da reação de combustão em seus automóveis, assim como também, não sabem quais poluentes são emitidos na atmosfera com a queima dos combustíveis, por isso, é preciso divulgar esta pesquisa, de tal modo que os estudantes-motoristas questionem qual o melhor combustível a ser utilizado. Nesta busca foi constatado que o combustível mais viável é o etanol,é preciso que o homem tome consciência e consuma sustentavelmente.

PALAVRAS CHAVES: combustíveis; homem; sustentabilidade.

INTRODUÇÃO:O meio ambiente está sendo atualmente um grande depósito de gases poluentes emitido pelo ser humano. O alto consumo e o prévio limite para o combustível fóssil, trouxe para o homem uma grande preocupação: encontrar um combustível adequado ao meio ambiente, mais econômico e mais eficiente. Assim, como MACIEL, F., et al. (2008) enfatiza: “Espera-se que as pessoas como agentes modificadores e inovadores, passem a agir na preservação da natureza, com objetivo de reduzir seu consumo e saciar suas necessidades através de produtos que não degradem o meio ambiente [...].” Segundo CARVALHO JÚNIOR, A. (2003, p. 116), “a fórmula da gasolina pura é C8H18 (octano) e sua reação de combustão estequiométrica com ar é:1 C8H18 ± 12,5 O2 ± 47 N2 → 8 CO2 ± 9 H2O ± 47 N2. Temos 8 × 44 g de CO2 = 352 g CO2 por 114 g de gasolina". Os autores mostraram nesta equação balanceada a quantidade exata de gases e água liberada em apenas um mol de C8H18 (gasolina), com apenas 114g de gasolina.Dando sequência aos combustíveis estudados, partiremos para o etanol, CARVALHO JÚNIOR, A. (2003; p. 116) diz que: “Para o álcool etílico anidro ou etanol, a reação de combustão estequiométrica com ar é:1 C2H5OH ± 3 O2 ± 11,28 N2 → 2 CO2 ± 3 H2O ± 11,28 N2". Enquanto que a gasolina liberava 8 mol de CO2 o etanol só libera 2 mol de CO2, dando uma grande diferença na emissão de poluentes, assim como , nós seres humanos necessitamos do gás oxigênio (O2) para transportar o oxigênio para os pulmões (corrente sanguínea), mas, o que se pode evidenciar é que existe um acúmulo muito grande deste gás (CO2). O último combustível a ser questionado, é o Diesel. Que apresenta a equação química: (FABRÍCIO, Caroline M.)C20H40O2 (l) ± 29 O2(g) → 20 CO2(g) ± 20 H2O(l)

MATERIAL E MÉTODOS:Através de uma pesquisa bibliográfica; foram analisados e identificados os combustíveis que produzem menos poluentes para o meio ambiente. Em seguida, houve a divulgação na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo – Acari-RN, na turma do 1º ano do Ensino Médio – EJA - Noturna, foi trabalhada uma Dinâmica com os seguintes matérias e procedimentos (tabela1).Dinâmica: O aluno é vendado antes de entrar na sala da dinâmica. Ao ser conduzido pelo mediador, o aluno passara por 5 etapas, então o condutor começa a narrar: 1º Etapa: Ao queimar qualquer combustível você liberara calor, ou seja, uma reação exotérmica (ligando o secador e pondo em contato). 2º Etapa: O condutor deve pedir ao aluno que apenas pelo tato identifique qual é o combustível: o etanol, o diesel ou a gasolina, seria possível identificar? Objetivando respostas do aluno. 3º Etapa: A queima ou combustão libera água (borrifando água no aluno); o gás CO2 e o gás N2 (acendendo o incenso, para que o aluno inale o cheiro). A diferença da combustão de um combustível para o outro é a quantidade de emissão de poluentes. 4º Etapa: (fazendo-o subir em uma cadeira e narrando) você está subindo em uma alta montanha, responda corretamente, caso você erre, pula, perguntas: •Qual é o combustível mais poluente para o meio ambiente? R: Diesel; •Na combustão de qualquer um dos combustíveis (diesel, etanol ou gasolina) por completo é formado o quê? R: Água, Dióxido de Carbono e Gás Nitrogênio; •Qual é o combustível menos poluente para o meio ambiente? R: Etanol. 5º Etapa: Nós seres humanos produzimos muito dióxido de carbono, estamos prejudicando a natureza, assim ela revidou com tempestades (borrifando água, passando gelo no aluno), baixas e altas temperaturas (ventilador até responder) como diminuir este problema?

RESULTADOS E DISCUSSÃO:A queima de qualquer um dos combustíveis (Gasolina, Etanol ou Diesel), emite algum tipo de poluente ou partícula. Discutir os processos de combustão e a viabilidade de cada um destes combustíveis, possibilitará ao alunos e motoristas entender os conhecimentos químicos envolvidos nestas emissões. Assim como, chegar a sua própria conclusão de qual é o combustível mais viável para nós seres humanos e a natureza (figura1).Na palestra os alunos ficaram discutindo entre si qual era o combustível mais poluente, um aluno afirmou ser a Gasolina e outro o Diesel, no decorrer da palestra tiraram suas dúvidas e chegaram a uma conclusão, o combustível menos poluente era realmente o Etanol, como já havia sido identificado pelos mesmos, o Diesel era o mais poluente, seguido da gasolina, o aluno que havia afirmado ser a gasolina (mais poluente) ficou surpreso, mas também concordou depois de esclarecer as suas dúvidas, e por fim, perceberam que era preciso repensar o consumo dos combustíveis, assim como, transmitir estes conhecimentos adquiridos para outros consumidos. Para fixar ainda mais foi trabalhada uma dinâmica, os alunos eram vendados e entravam na sala da dinâmica curiosos e ao mesmo tempo com medo; os mediadores (autores do artigo) narravam as ações do homem sobre a natureza em relação ao consumo dos combustíveis, fazendo-os questionamentos, provas de intuição e até mesmo, sentirem na pele o mal que estamos causando ao meio ambiente, com as altas emissões de CO2 na atmosfera; na prova do tato perceberam a viscosidade do Diesel, conseguiram entender quais eram os gases liberados na combustão quando questionados e à medida que passavam das etapas eram pressionados a criar um raciocínio lógico e crítico, respondendo a questão: Como consumir e não poluir a natureza?

tabela1.

Matérias utilizados na dinâmica e os seus respectivos objetivos.

Figura 1.

Artigo “Sumidouro protege Mata Atlântica no PR”, publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 1º de abril de 2001.

CONCLUSÕES:O presente trabalho permitiu identificar o combustível mais viável para o meio ambiente e de certa forma para o próprio homem. Ajudando o aluno construir uma prática sustentável e cidadã.Foi contatado que o combustível mais adequado é o Etanol. Em que, pode se comprovar que a emissão deste combustível se dar proporcionalmente a quantidade de CO2 necessária para o processo de fotossíntese das plantas, tão benéfico para nós seres humanos.Portanto, conclui-se que é indispensável apresentar e discutir a emissão dos combustíveis. Pois, precisamos atingir o equilíbrio entre homem-natureza.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CARVALHO JÚNIOR, J. A.; LACAVA, P. T. 2003. Emissões em processos de combustão, - São Paulo: ed. UNESP, p. 116.
FABRÍCIO, Caroline Morato. Por que substituir combustíveis não renováveis por renováveis? Disponível em: <http://www.eduquim.ufpr.br/matdid/novomat/pdf/Combustiveis_Cap3.pdf> Acesso em: 18 maio 2012.
MACIEL, F.; MARCIS, J.; COSTA, F.. Aquecimento global – o meio ambiente pede ajuda. Synergismus scyentifica UTFPR, América do Norte, 3, nov. 2008. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/340/101. Acesso em: 23 Maio. 2012.
VIVEIROS, MARIANA. Sumidouro protege Mata Atlântica no PR. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 abril 2001. p. 23.