TÍTULO: ANÁLISE “QUEM POLUI MAIS: GASOLINA, ETANOL OU DIESEL?” IDENTIFICANDO A SUSTENTABILIDADE PARA O MEIO AMBIENTE – HOMEM.
AUTORES: Delgado, V.K.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Dantas Júnior, E. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Lima, A.G.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Cunha, F.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS)
RESUMO:Este trabalho tem como proposito analisar a queima dos combustíveis: Gasolina,
Etanol e Diesel (com base em pesquisas bibliográficas), comparando-os para
identificar quem polui mais, em seguida, divulgou-se os resultados na Escola
Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo – Acari- RN; sendo apresentado em
forma de palestra e uma dinâmica. Os consumidores não estão cientes da reação de
combustão em seus automóveis, assim como também, não sabem quais poluentes são
emitidos na atmosfera com a queima dos combustíveis, por isso, é preciso
divulgar esta pesquisa, de tal modo que os estudantes-motoristas questionem qual
o melhor combustível a ser utilizado. Nesta busca foi constatado que o
combustível mais viável é o etanol. O homem precisa tomar consciência e adotar
uma posição correta.
PALAVRAS CHAVES: combustíveis;; meio ambiente - homem; sustentabilidade
INTRODUÇÃO:INTRODUÇÃO:
O meio ambiente está sendo atualmente um grande depósito de gases
poluentes emitido pelo ser humano. O alto consumo e o prévio limite para o
combustível fóssil, trouxe para o homem uma grande preocupação: encontrar um
combustível adequado ao meio ambiente (principalmente, para o “Homem”), mais
econômico (financeiramente), e mais eficiente (qualidade). Os motoristas, 45
milhões de condutores habilitação segundo dados do DETRAN - 2010; divulgados no
Jornal Bom Dia Brasil, são quem realmente põem em prática a combustão em seus
automóveis, é sabido que, muitas das vezes, os motoristas nem sabem quais
poluentes são emitido ou quais gás estão envolvidos na queima de qualquer um
destes combustíveis, por isso é preciso analisar e divulgar está pesquisa de tal
forma, que esclareça aos motoristas às equações envolvidas na queima destes
combustíveis e que os próprios possam optar por escolhas mais viáveis ao
ambiente. Objetivando sempre a sustentabilidade para uma vida cada vez melhor.
Assim, como MACIEL, F., et al. (2008) enfatiza: “Espera-se que as pessoas como
agentes modificadores e inovadores, passem a agir na preservação da natureza,
com objetivo de reduzir seu consumo e saciar suas necessidades através de
produtos que não degradem o meio ambiente [...].”
É preciso que o ser humano tome consciência do que consume e assuma uma
posição ecologicamente correta, focada na prevenção conta a poluição. O objetivo
deste trabalho é analisar os meios de combustão para veículos a Diesel, Gasolina
e Etanol; identificar o mais limpo e viável para a economia (o consumidor) e
principalmente para o meio ambiente; e por último divulgar esta pesquisa aos
mais interessados “os motoristas” e estudantes em eventos socioculturais.
MATERIAL E MÉTODOS:Através de uma pesquisa bibliográfica; foram analisados e identificados os
combustíveis que produzem menos poluentes. Em seguida, houve a divulgação na
Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo – Acari-RN, na turma do 1º
ano do Ensino Médio – EJA - Noturna, sendo trabalhado logo após, uma dinâmica.
Na Dinâmica teve os seguintes matérias e procedimentos (tabela1):O aluno é
vendado antes de entrar na sala da dinâmica. Ao ser conduzido pelo mediador, o
aluno passara por 5 etapas, então o condutor começa a narrar:1º Etapa: Ao
queimar qualquer combustível você liberara calor, ou seja, uma reação exotérmica
(ligando o secador e pondo em contato com o aluno). 2º Etapa: O condutor deve
pedir ao aluno que apenas pelo tato identifique qual é o combustível: o etanol,
o diesel ou a gasolina, seria possível identificar apenas pelo tato? Objetivando
respostas do aluno. 3º Etapa: A combustão libera água (borrifando água no
aluno); o gás CO2 e o gás N2 (acendendo o incenso, para que o aluno inale o
cheiro). 4º Etapa: (fazendo-o subir em uma cadeira) você está subindo em uma
alta montanha, responda corretamente, caso você erre, pula, mas se acerta pode
descer de vagar, perguntas:•Qual é o combustível mais poluente para o meio
ambiente? R: Diesel.•Na combustão de qualquer um dos combustíveis (diesel,
etanol ou gasolina) por completo é formado o quê? R: Água, Dióxido de Carbono e
Gás Nitrogênio.•Qual é o combustível menos poluente para o meio ambiente? R:
Etanol. E por ultimo na 5º Etapa: Nós produzimos muito dióxido de carbono,
estamos prejudicando a natureza, assim ela revidou com tempestades(borrifando
água), baixas e altas temperaturas (passando gelo, ventilador, secador e
perturbando o aluno até ele responder) como minimiza este problema?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:A queima de qualquer um dos combustíveis (Gasolina, Etanol ou Diesel), emite
algum tipo de poluente ou partícula. Discutir os processos de combustão e a
viabilidade de cada um destes combustíveis, possibilitará ao aluno-motorista
entender os conhecimentos químicos envolvidos nestas emissões. Assim como,
chegar a sua própria conclusão de qual é o combustível mais viável para nós
seres humanos e a natureza, como mostra a figura1. Na palestra os alunos ficaram
discutindo entre si qual era o combustível mais poluente, um aluno afirmou ser a
Gasolina e outro o Diesel, no decorrer da palestra tiraram suas dúvidas e
chegaram a uma conclusão, o combustível menos poluente era realmente o Etanol, o
Diesel sendo o mais poluente, seguido da gasolina, o aluno que havia afirmado
ser a gasolina (mais poluente) ficou surpreso, mas também concordou depois de
esclarecer as suas dúvidas, e por fim, perceberam que era preciso repensar o
consumo dos combustíveis, assim como, transmitir estes conhecimentos adquiridos
para outros consumidos. Para fixar ainda mais está aprendizagem foi trabalhada
uma dinâmica, os alunos ficavam curiosos e ao mesmo tempo com medo (vendados);
os mediadores (autores do artigo) narravam as ações do homem sobre a natureza em
relação ao consumo dos combustíveis, fazendo-os questionamentos, provas de
intuição e até mesmo, sentirem na pele o mal que estamos causando ao meio
ambiente, com as altas emissões de CO2 na atmosfera; na prova do tato perceberam
a viscosidade do Diesel, conseguiram entender quais eram os gases liberados na
combustão quando questionados e à medida que passavam das etapas eram
pressionados a criar um raciocínio lógico e crítico, respondendo a questão:
podemos minimizar este problema, mesmo usando combustíveis?
Figura1.
Artigo “Sumidouro protege Mata Atlântica no PR”,
publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 1º
de abril de 2001.
Tabela 1.
Matérias utilizados na dinâmica e os seus
respectivos objetivos.
CONCLUSÕES:O presente trabalho permitiu identificar o combustível mais viável
para o meio ambiente e de certa forma para o próprio homem, o Etanol. Pode se
comprovar que a emissão deste combustível se dar proporcionalmente a quantidade
de CO2 necessária para o processo de fotossíntese das plantas, tão benéfico para
nós seres humanos. Portanto, conclui-se que é indispensável apresentar e discutir
a emissão dos poluentes liberados por os combustíveis aos motoristas-estudantes,
pois, as escolhas do homem é o fator principal para se atingir o equilíbrio
necessário entre o homem e o meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, a orientadora Lidiane Noberto de Medeiros e a CAPES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:JORNAL BOM DIA BRASIL. Motoristas dirigem sem habilitação em muitos estados brasileiros. Edição do dia 31/08/2010. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/08/motoristas-dirigem-sem-habilitacao-em-muitos-estados-brasileiros.html. Acessado em: 11 maio 2012. MACIEL, F.; MARCIS, J.; COSTA, F.. Aquecimento global – o meio ambiente pede ajuda. Synergismus scyentifica UTFPR, América do Norte, 3, nov. 2008. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/340/101. Acesso em: 23 Maio. 2012. VIVEIROS, MARIANA. Sumidouro protege Mata Atlântica no PR. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 abril 2001. p. 23.