ÁREA: Tecnologia

TÍTULO: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

AUTORES: HAPPATSCH, L. M. (IFRJ) ; SILVA, L. N. (IFRJ)

RESUMO: A pesquisa a ser realizada releva a importância do ensino através do enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino fundamental, utilizando um experimento prático e de fácil assimilação para os estudantes. Ao propor uma aula experimental aos alunos, utilizando materiais de fácil acesso e que faz parte do cotidiano deles, estaremos fundamentando a Ciência, Tecnologia e Sociedade no ambiente escolar.
Utilizando o ensino através de CTS desde o ensino fundamental, a criança se tornará um cidadão com maior capacidade de pensar e avaliar sobre a tecnologia e a ciência na sociedade, assim como outros fatores importantes para essa. É necessário repensar sobre as disciplinas existem pelo contexto CTS, através da interdisciplinaridade e a utilização de novos métodos de ensino.

PALAVRAS CHAVES: tecnologia; educação; ciência

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem causado diversas transformações na sociedade atual, refletindo em mudanças nos níveis econômico, político e social. A produção de conhecimentos teve nas últimas décadas uma aceleração de tal grandeza que, para caracterizar a ciência, é menos significativa sua longa trajetória de séculos que o lugar privilegiado que ocupa no presente e as incertezas que provoca ao se pensar no futuro. Por sua vez, a tecnologia tem sido sempre elemento definidor do ser humano, inclusive muito mais que o próprio conhecimento científico, ao identificar-se o surgimento do técnico com a própria origem do humano. Desta forma, o próprio conceito de sociedade só pode ser adequadamente definido quando se o contextualiza no limite das mudanças tecnocientíficas do presente. Fenômenos como globalização, nova economia, sociedade de risco e a própria relação da humanidade com o entorno natural só se entendem quando forem postos em relação com as atuais condições do processo tecnocientífico e com os marcos de poderes, interesses e valores em que se desenvolvem.
Esta pesquisa é importante porque o ensino de ciências no ensino fundamental, especificamente no 3º ano de escolaridade, com enfoque CTS proporcionará às crianças e futuros cidadãos a capacidade de pensar com autonomia, fazer perguntas e propor explicações para os fatos e problemas do cotidiano; compreender a linguagem científica como um código específico, com sua maneira própria de descrever e explicar o que existe e acontece no mundo. A utilização do experimento escolhido é importante porque este contextualiza um dos princípios da Química (separação de misturas) à aplicação desta técnica ao cotidiano, sendo usado como ferramenta muito importante em dviversos locais. Este é o fundamento da CTS.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa se dá como de estudo de laboratório, visto que há a proposta da apresentação de uma aula utilizando CTS e observação dos fatos. O experimento a ser realizado em sala de aula com os alunos terá como tema “Água clara e transparente” e se trata de um experimento sobre um método de separação de misturas – a destilação simples. A escola a ser aplicado o experimento e introduzido o ensino através de CTS será uma escola municipal, onde já seja trabalhado o pensamento construtivista, as teorias piagetianas e vygotskyanas, pois assim, a implantação de um novo sistema será mais bem absorvida pelos alunos. Foi escolhido este experimento porque é de fácil aplicação, seu custo é barato e é de fácil assimilação pelos alunos, além de se tratar de um método de obtenção de água limpa comum em áreas com escassez da mesma. Os alunos serão levados a observar e avaliar os fatos, o que acontece ao final do experimento, como ocorreu e tirar suas próprias conclusões, apenas auxiliados pelo professor, e não induzidos por ele, como ocorre na maioria das escolas. Materiais: Uma cuba plástica grande; Uma cuba plástica pequena; Água suja com terra; Filme plástico; Uma pedra pequena.
Levar os materiais necessários à prática para a sala de aula e mostrar aos alunos a montagem do aparato experimental (figura). Após a montagem, colocar o recipiente em um lugar ensolarado para ocorrer o experimento.Com o calor, a água suja com terra irá evaporar. O vapor d'água irá condensar ao chegar ao filme plástico e então irão cair gotas de água limpa dentro da cuba menor, já que a pedra é colocada no meio justamente para direcionar as gotas de água condensadas.
Discutir os resultados com os alunos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Fazer um debate entre o professor e os alunos sobre o que foi observado durante e ao final do experimento. Levantar questões sobre o que pode ter acontecido, para que e em que podemos utilizar essa prática para fins domésticos. Observar as respostas dos alunos, estimulando suas respostas, sem induzi-las, para poder incentivar o raciocínio e a análise dos alunos. Avaliar as respostas dadas pelos alunos e observar se conseguiram absorver o conteúdo transmitido.



CONCLUSÕES: É importante relevar a importância deste experimento para os alunos, pois assim estarão tendo seu primeiro contato com Ciência, Tecnologia e Sociedade, visto que o objetivo desta prática é realmente contextualizar a Ciência com práticas tecnológicas na sociedade.Após a aula com enfoque CTS, haverá análise do professor/pesquisador sobre como esta aula foi absorvida pelos alunos através de um debate em sala entre o professor e os alunos sobre o experimento, levantando questões como: onde podemos utilizar esta prática?

AGRADECIMENTOS: Agradecimentos especiais ao orientador, Jorge Cardoso Messeder, que tornou a realização de projeto uma realidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAZZO, Walter A. (ed.); PALACIOS, Eduardo Marino García; GALBARTE, Juan Carlos González; LINSINGEN, Irlan Von (ed.); CEREZO, José Antonio López; LUJÁN, José Luis; GORDILLO, Mariano Martín; OSORIO, Carlos; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale (ed.); CÉLIDA, Valdés. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). 1. ed. Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003.

BÔAS, Caroline Vilas. Tecnologia diminuiria abismo entre ricos e pobres. Ciência Hoje On-line, Rio de Janeiro, Fev. 2002. Disponível em <http://cienciahoje.uol.com.br/3766>. Acesso em 28 mai. 2008

PALHETA, Franciney C. Ciência, tecnologia e sociedade - ciência e consciência: um ensino para a tomada de decisões. Disponível em: <http://www2.ufpa.br/ensinofts/ensinociencias.html> Acesso em 01 jun. 2008.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência e educação, Bauru, v.13, n.1, p.71-82, 2007.

TINARI, Fernanda; RODRIGUES, Izabel Cristina A. G.; SOARES, Neusa; QUEIROZ, Tânia Dias. Manual pedagógico do professor – 1º e 2º ciclos. São Paulo: Didática Paulista.

WYKROTA, Jordelina Lage Martins; OLIVEIRA, Nyelda Rocha de; THOMAZ, Simone de Padua. Ciências – De olho no mundo: descobrindo o ambiente. 1. ed. Belo Horizonte: Formato, 2001. 2 vol.