TÍTULO: O Perfil das Queijarias Artesanais do Município de Morada Nova, Ceará.

AUTORES: LIMA.F.R.G. (FAFIDAM/UECE) ; CAVALCANTE,J.F.M. (FAFIDAM/UECE) ; LIMA,N.L.G. (FAFIDAM/UECE) ; CAVALCANTE,G.S. (FAFIDAM/UECE) ; ALVES, R.C. (FAFIDAM/UECE) ; MOREIRA, J.C. (FAFIDAM/UECE)

RESUMO: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil socioeconômico, tecnológico e as condições de processamento das queijarias artesanais do município de Morada Nova-CE. O método utilizado foi de observação e aplicação de questionários. Para isso, foram visitadas 16 queijarias localizadas nas zonas rural e urbana deste município. Nos resultados obtidos observou-se que no quesito Higiene Geral apenas 13% teve nível Excelente, 27 % Bom, 40 % Médio e 20% Ruim/Péssimo. Contudo, a maioria das queijarias visitadas apresenta infra-estrutura e equipamentos rudimentares para a produção de alimentos. Conclui-se que as queijarias artesanais representam uma atividade agropecuária e econômica importante, gerando emprego no município.

PALAVRAS CHAVES: queijo coalho, produção artesanal.

INTRODUÇÃO: A maioria dos queijos Coalho produzidos na Região Jaguaribana no estado do Ceará, tem sua origem em fabricas artesanais, sendo que esta produção artesanal de queijo participa expressivamente na economia local e na formação de renda dos produtores de leite, gerando empregos no meio rural e urbano.
A falta de infra-estrutura e de técnicas ideais para o processamento do queijo, tem levado a maioria das queijarias de Morada Nova a trabalhar na clandestinidade.
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil socioeconômico, tecnológico e as condições de processamento das queijarias artesanais do município de Morada Nova-CE.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram visitadas 16 queijarias localizadas nas zonas rural e urbana do município de Morada Nova, no Ceará. Aplicou-se um questionário abordando diversos aspectos, como: sócio-economico; informações sobre o volume de leite e a produção diária de queijos; há quanto tempo produz queijos; destino e forma de venda do produto; preço médio; local de comercialização; higiene geral no local de produção; destino do soro; origem da água utilizada na produção; proximidade da queijaria de criadouros de animais (suínos e bovinos); utilização de vestuário adequado; equipamentos e utensílios usados no processamento, dentre outras.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo os dados coletados das 16 queijarias visitadas, são destinados 24500 litros de leite diariamente para a produção de cerca de 1.760 kg de queijo Coalho. Considerando uma produção de 30dias/mês, tem-se um volume de leite de 735.000L/mês, o que corresponde a produção de 73.500kg de queijo coalho por mês. O preço médio do quilo do queijo coalho vendido é R$ 7,50 (sete reais e cinqüenta centavos). A figura representa a forma rudimentar em que o queijo Coalho é produzido na maioria das queijarias visitadas.




CONCLUSÕES: Conclui-se que a produção das queijarias do município de Morada Nova, Ceará representa uma atividade agropecuária e econômica importante, gerando emprego para um número considerável de pessoas nas zonas rurais e urbanas do município.
Entretanto, a maioria das queijarias visitadas apresenta uma infra-estrutura e equipamentos rudimentares. Um fato curioso e real é que algumas queijarias pesquisadas ainda utilizam estomago bovino natural e salgado na elaboração do queijo coalho.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Cavalcante, J. F. M. sistema de Apoio à Decisão na Produção de Leite e Queijo com Segurança Alimentar. 2005. 158 f. tese (Doutorado em Ciências e Tecnologia de Alimentos), Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2005.

Escobar, C. A. M.; LEUTHIER, S.; ANTUNES, G.; ALBUQUERQUE, R. C. L. Avaliação dos Pontos Críticos na Produção de Queijo de Coalho em Pernambuco. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, MG, v. 56, n. 321. p.248-256, jul./ago.2001


JGI - Criação de Sites