TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AUTORES: CHAVES,S.R. (UEPB) ; FILHO,G.P.O. (UEPB) ; ANSELMO,G.C.S. (UEPB) ; SOUZA,M.H.S. (UEPB) ; ANSELMO,G.C.S. (UFCG)

RESUMO: O ensino da química é hoje uma das maneiras de se implantar metodologias que relacionem o meio ambiente, através da educação ambiental contextualizada que se aplica nas matérias de química, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi analisar como se encontra a relação do ensino da química com o meio ambiente. Pode-se observar que não existem políticas públicas e conhecimentos inerentes à temática, e muito menos a didática do aprendizado que poderia ser ministrada nos parques, reservas ecológicas, associações de bairros, universidades. Portanto, pode-se descrever assim um cenário de ensino da química ineficiente que não aborda as questões do meio social e ambiental na formação de pessoas conscientes, com isso caracterizando a falta de preocupação com as condições do meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: professores de química, meio ambiente, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: Segundo Reigota (1994), é consenso entre a comunidade internacional que Educação Ambiental deve estar presente em todos os espaços que dotam os cidadãos de aprendizado – formal, não formal ou informal. Neste contexto, a escola, como responsável pela formação integral de cidadãos tem o dever social de desenvolver sistemas de conhecimentos, preceitos e valores que construam a conduta e fundamentem o comportamento próprio de proteção do meio ambiente.
Para Sucena (1998) a relativa à formação docente tem se configurado num grande desafio atual. As redes de formação tiveram sua ampliação em curto espaço de tempo, exigindo, como conseqüência, a necessidade de ampliação dos quadros de professores. Por outro lado, ainda é muito baixa a consciência política em relação à importância social dos professores no cenário de desenvolvimento do país.
Já para Carvalho (1992), abordar o tema da formação de professores em educação ambiental, partindo de dois pressupostos. O primeiro é que a formação de professores comporta uma dimensão que transcende os objetivos programáticos dos cursos e suas metodologias de capacitação. Trata-se da formação de uma identidade pessoal e profissional. Dessa forma, quaisquer que sejam esses programas e essas metodologias, eles devem dialogar com o mundo de vida dos (as) professores (as), suas condições de existência e suas expectativas e experiências sociais, sob pena de serem recebidos como uma tarefa a mais entre tantas que torna o cotidiano do professor um sem-fim de compromissos.
Os professores de química do país não possuem programas específicos dirigidos ao ensino da química relacionada com o meio ambiente, caracterizando a má formação deles em educação ambiental.


MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio do Laboratório do Grupo de Educação e Gestão Ambiental da UFCG, cadastrado no CNPq. Realizou-se a pesquisa em diversos bancos de dados ambientalistas, como também em artigos sobre educação ambiental. Verificaram-se as leis, normas e recomendações sobre o ensino da educação ambiental no Brasil, como também os parâmetros nacionais do ensino da química. Observou-se através de uma pesquisa em escolas publicas o conhecimento do professores de química em educação ambiental.
Para a coleta de dados foi usada a metodologia proposta por CUNHA, 1982.
Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter descritivo com abordagem qualitativa.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este trabalho destaca-se na construção do conhecimento em sala de aula que depende essencialmente de um processo no quais os significados e a linguagem do professor vão sendo apropriados pelos alunos na construção de um conhecimento compartilhado.
O ensino não pode ser visto simplesmente como um processo de reequilibração, no qual a exposição dos sujeitos às situações de conflito levaria à superação das concepções prévias e a construção de conceitos científicos. A superação de obstáculos passa necessariamente por um processo de interações discursivas, no qual o professor tem um papel fundamental, como representante da cultura científica. Nesse sentido, aprender ciências é visto como um processo de "enculturação" (Driver, Asoko, Leach, Mortimer, Scott, 1999), ou seja, a entrada numa nova cultura diferente da cultura do senso comum. Nesse processo, as concepções prévias do estudante e sua cultura cotidiana não têm que, necessariamente, serem substituídas pelas concepções da cultura científica.
Observou-se que pouco se tem relacionado com o ensino da química voltado para consciência ambiental, e mesmo com os novos parâmetros curriculares estabelecidos no país, nada se consta da preocupação com o meio ambiente.
Por isso, a sugestão mais freqüente de professores para melhorar o ensino centra-se na mera inclusão de atividades experimentais, apesar das críticas e contribuições de pesquisas sobre o assunto. Por tais razões, emerge a ênfase na investigação de concepções de professores, pois não parece haver dúvidas de que a prática pedagógica de cada professor manifesta suas concepções de ensino, de aprendizagem e de conhecimento como, também, suas crenças, seus sentimentos, seus compromissos políticos e sociais.

CONCLUSÕES: Conclui-se que:
A formação docente atual, segundo o modelo brasileiro concebe e constrói o professor como técnico, pois entende a atividade profissional como essencialmente instrumental dirigida para a solução de problemas mediante a aplicação de teorias e técnicas.
Observou-se que pouco se tem relacionado com o ensino da química voltado para consciência ambiental, e mesmo com os novos parâmetros curriculares estabelecidos no país, nada se consta da preocupação com o meio ambiente.
O profissional de educação que se capacite em Educação Ambiental, pressupostamente, deve ser capaz de aplicar práticas sócio-pedagógicas, não só no seu ambiente escolar, mas, em qualquer segmento da sociedade, com o escopo que se estabelece na temática ambiental.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, I.C.M. Educação, meio ambiente e ação política. In: ACSELRAD,H (Org) Meio ambiente e democracia. Rio de Janeiro, IBASE, 1992.
CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.10, n.2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), p. 5-20, jul./dez. 1982.
Driver, R.; Asoko, H.; Leach, J.; Mortimer, E. F.; Scott, P.; Quím. Nova na Escola 1999, 31.
Mortimer, E. F.; Machado, A. H.; Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: Linguagem, Cultura e Cognição, Belo Horizonte, Brasil, 1997.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994, 62 p.
SUCENA, Maria da Graça Teixeira. Formação de professores e educação ambiental: um estudo nas séries iniciais. Rio Grande, 1998. 237 p. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação Ambiental) - FURG.



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