Análise de água do rio Cacau e a perspectiva de alunos da disciplina de química ambiental da cidade de Confresa-MT
Área
Tecnologia de polímeros e biopolímeros
Autores
Lima, M.G. (IFMT)
Resumo
O percurso para alcançar a sustentabilidade na gestão da água é solucionar os conflitos das relações do uso da água e meio ambiente, e balancear as vantagens entre as gerações atuais e futuras. Por isso a importância de analisar a água do rio Cacau que abastece a cidade de Confresa-MT, de modo que os alunos, tenham conhecimento a respeito da gestão ambiental a fim de promover a sustentabilidade. Para isso, foi realizado coleta e análise de água com a turma de 2022 da disciplina de química ambiental, na qual responderam ao questionário sobre do rio Cacau e conhecimentos a respeito de análise de água. O mesmo foi respondido pelos alunos de 2023. Percebeu-se que os parâmetros estão dentro do esperado e que os alunos são conscientes da importância da qualidade da água que abastece a cidade.
Palavras chaves
Água; Química; Sustentabilidade
Introdução
A boa qualidade da água é imprescindível, para garantir que a água do rio seja apropriada para consumo, agricultura, recreação e meio ambiente. Dessa forma, é importante que as instituições responsáveis por gerir o rio de forma sustentável façam o monitoramento da qualidade da água do rio, pois a gestão da água e as práticas de uso da terra, bem como os processos naturais, afetam a qualidade da água (BRASIL, 2022). Os moradores do município de Confresa-MT dependem da boa qualidade da água do rio cacau, uma vez que é a maior fonte de abastecimento de água da cidade, ele também é utilizado para pesca e recreação (CONFRESA, 2017, p. 183). Confresa-MT conta com 32.076 habitantes, segundo o IBGE 2021, e de acordo com o Instituto Água e Saneamento, somente 56,63% dos habitantes do município têm acesso ao serviço de abastecimento de água (INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO, 2023). A economia da cidade baseia-se em grande parte nas atividades agrícolas, principalmente na produção de grãos, na qual constam as fazendas e indústrias na qual o foco é a plantação. É fundamental a análise das substâncias presentes na água na região, devido a utilização frequente de fertilizantes que podem abranger os cursos de água, assim como a decomposição e oxidação de compostos orgânicos devido à infiltração de esgoto de fossas sépticas e tubulações defeituosa (VASCONCELOS et al, 2021). Por isso a importância de analisar a água do rio que abastece a cidade. Sendo assim, é significativo que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química da localidade, tenham conhecimento a respeito da gestão ambiental a fim de promover a sustentabilidade, por meio de estudos e análises de determinados parâmetros da qualidade da água, assim como a divulgação dos resultados obtidos.
Material e métodos
Foi realizada coleta de água no rio Cacau às margens da BR-158, nas coordenadas geográficas 10°37'32.0"S e 51°32'50.6"W no município de Confresa, estado de Mato Grosso, com os alunos da turma de Química Ambiental (QA) do sétimo período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Confresa. A coleta foi realizada em diferentes pontos do rio no dia 23 de abril de 2022, no horário das 07:00 às 08:00 horas da manhã. A água foi coletada e armazenada em garrafas plásticas de 500 mL, posteriormente inseridas em um isopor. Após a coleta as amostras foram levadas ao Laboratório de Química do IFMT campus Confresa, sendo armazenadas em geladeira para análises posteriores. Seis amostras foram coletadas, uma por cada aluno e a outra pela professora. Todas as amostras foram utilizadas para realizar os testes, na qual determinou-se de início o pH das amostras utilizando um pHmetro de bancada. Além do pH foram determinados os parâmetros de identificação de sulfatos, cloretos, cálcio, magnésio e de alcalinidade na água coletada do rio Cacau, essas análises foram realizadas de acordo com o Manual de Análise de Água da Embrapa (EMBRAPA, 2005). Neste trabalho apresenta-se os dados analisados da amostra da água coletada pela professora. Posteriormente foi enviado aos alunos que concluíram a disciplina no ano de 2022.1 (alunos que fizeram a coleta e análise de água) e aos alunos que estão cursando a disciplina de química ambiental 2023.1 (ainda não realizaram a coleta e análise), um link com o formulário no Google Forms, na qual compreendia cinco perguntas acerca do rio Cacau, assim como dos seus conhecimentos em geral a respeito de análise de água.
Resultado e discussão
Na Figura 1 apresenta os resultados da análise da amostra, parâmetros e as
referências. Os parâmetros estão de acordo com o esperado, portanto, a água do
rio Cacau pode continuar sendo utilizada. Os resultados são relevantes, pois os
parâmetros quando não estão no padrão desejado pode ocasionar alguns problemas,
tais como: afetar a fisiologia das espécies, a precipitação de elementos
químicos tóxicos, causar efeito laxante (QUEIROZ; OLIVEIRA, 2018). A
decomposição da matéria orgânica, a alta taxa respiratória de micro-organismos,
a liberação e dissolução do CO2 na água estão relacionados a altos valores de
alcalinidade, como o valor encontrado foi menor do que a maioria das águas
naturais de acordo com a FUNASA, esse valor mais baixo é esperado pela presença
apenas de bicarbonato com o pH de 6,23 (DE SOUZA, et al 2005). O questionário da
Figura 2, apresenta as perguntas realizadas aos alunos, na qual dos 5 alunos
matriculados em 2022, somente 3 concluíram a disciplina de Química Ambiental, e
em 2023 tem-se 3 matriculados. Todos os alunos responderam ao questionário. Na
Figura 3, apresenta algumas respostas dos alunos, na qual estão identificados
por AX, na qual o X é modificado de acordo com cada aluno, variando 1 a 6. Os
alunos que concluíram a disciplina de Química Ambiental, por terem realizado
estudo pela elaboração do relatório quando fizeram a análise da água, e pelas
discussões em sala de aula conseguiram dissertar mais, relacionando os pontos da
qualidade da água com a sustentabilidade. Observou-se que eles são conscientes
da importância da análise da qualidade da água do rio que abastece a cidade onde
residem, de modo que orientem seus futuros alunos a garantir o fornecimento da
demanda atual da sociedade sem afetar o das gerações futuras.
Resultados obtidos pela determinação dos parâmetros analisados, assim como as referências que apresentam os valores padrão.
Figura 2. Questionário respondido pelos alunos. Figura 3. Respostas dos alunos.
Conclusões
Com a análise de alguns parâmetros da água, percebeu-se que o rio Cacau em Confresa-MT, atendeu aos parâmetros estabelecidos, ou seja, próprio para abastecer a e continuar sendo utilizado para pesca e recreação. Os alunos conseguiram compreender que para alcançar a sustentabilidade é relevante o estudo da qualidade da água do rio, a fim de identificar as propriedades. Como futuros professores, esses alunos têm a responsabilidade de ensinar os alunos a respeito do processo da gestão ambiental, para que tenhamos uma sociedade instruída, que faça a sua parte para a manutenção da vida.
Agradecimentos
IFMT
Referências
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