Sustentabilidade e Indústria 4.0 na cadeia produtiva do alumínio: uma experiência didática com alunos do PROFQUI de Minas Gerais
Área
Gestão ambiental
Autores
Ribeiro, J.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO) ; Freitas, S.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO) ; Maia, P.I.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO) ; Costa, C.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO)
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) menciona que é necessário discutir com os estudantes os impactos da tecnologia no funcionamento da sociedade e suas consequências para o desenvolvimento sustentável. Assim, os temas sustentabilidade e Indústria 4.0 podem ser abordados de forma contextualizada no Ensino Médio e nos cursos de formação inicial continuada de professores. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores cursistas do PROFQUI e com estudantes do Ensino Médio durante a abordagem dos temas sustentabilidade e Indústria 4.0.
Palavras chaves
Revoluções Industriais; Desenvolvimento sustentáv; Mineração
Introdução
De acordo com a BNCC, o Ensino Médio deve contribuir para o aprimoramento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos estudantes e a escola deve possibilitar que eles construam projetos pessoais e coletivos fundamentados, entre outros fatores, na sustentabilidade (Brasil, 2018). Além disso, ela menciona que é necessário realizar com os estudantes um debate baseado nos impactos da tecnologia sobre o funcionamento da sociedade e sobre as relações humanas locais e/ou globais, além de suas consequências para o desenvolvimento sustentável (Brasil, 2018). Os professores de Ensino Médio devem promover debates em sala de aula que confrontem as ideias de senso comum dos estudantes, contribuindo, assim, para a reflexão e a reelaboração dessas concepções e para a compreensão dos conteúdos científicos. Isso só será possível se o professor estiver preparado para refletir e realizar o gerenciamento eficaz dessa construção. Para isso, as formas de ensino adotadas nos cursos de formação inicial e continuada de professores devem suprir as necessidades da sociedade atual (Gonzaga et al., 2020). Para possibilitar aos docentes em exercício na Educação Básica nacional uma formação continuada que resulte em uma efetiva qualificação, foram criados os mestrados profissionais (Gonzaga et al., 2020), dentre eles o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), aprovado pela CAPES em 2015. A disciplina “Química 3: Química da Vida, Ambiente e Materiais”, que integra a matriz curricular do PROFQUI (Gonzaga et al., 2020), propõe abordar os temas sustentabilidade e Indústria 4.0. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores cursistas do PROFQUI/UFTM durante a abordagem dos temas sustentabilidade e Industria 4.0.
Material e métodos
Esta pesquisa foi desenvolvida com uma turma do PROFQUI constituída por cinco professores cursistas e contou com 3 etapas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário diagnóstico constituído por 13 perguntas abertas que tinham como objetivo: (a) levantar características gerais do público alvo da pesquisa e de suas concepções sobre sustentabilidade; (b) obter informações sobre a abordagem do tema sustentabilidade nas aulas de Química ministradas pelos professores cursistas e sobre a adoção de práticas sustentáveis nas escolas em que lecionam. A segunda etapa consistiu na realização de uma aula virtual síncrona por meio da plataforma Google Meet, com duração aproximada de 3 h, para discutir os temas Indústria 4.0 e sustentabilidade inseridos no contexto histórico. Na terceira etapa, foram apresentadas duas atividades que integram um produto educacional elaborado no PROFQUI em que são propostas uma discussão sobre a mineração e a reciclagem do alumínio. Posteriormente, foi solicitado aos professores cursistas que elaborassem um plano de aulas que permitisse discutir a temática sustentabilidade com base no ciclo de vida do alumínio. O plano de aulas deveria ser proposto com base na BNCC (Brasil, 2018) e no Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais (Minas Gerais, 2021). Cada professor cursista recebeu um feedback sobre o seu plano de aulas e o fechamento dessa etapa foi realizado de forma assíncrona, por meio de podcast disponibilizado aos professores cursistas pelo WhatsApp. Ao final desta etapa, realizou-se uma avaliação por meio de formulário Google Forms, na qual os professores cursistas puderam apresentar pontos positivos e negativos das atividades realizadas.
Resultado e discussão
No questionário diagnóstico, apenas um professor cursista mencionou que orientou
projetos sobre o reaproveitamento de resíduos de diferentes naturezas e para
diferentes finalidades, quando questionado sobre a realização de atividades
relacionadas à sustentabilidade nas aulas de Química. O mesmo professor
mencionou que desenvolve projetos interdisciplinares e que trabalha em uma
escola de Ensino Técnico. As respostas dos demais professores cursistas que
participaram da pesquisa mostraram que a sustentabilidade não é abordada nas
aulas de Química nos Ensinos Fundamental, Médio e EJA.
Na aula virtual síncrona, um dos pontos de maior discussão foi sobre a educação
no contexto da Indústria 4.0, chamada de Educação 4.0. Os professores cursistas
colocaram as dificuldades que enfrentam no atual cenário educacional em que seus
estudantes têm acesso rápido às informações. Outro ponto levantado pelos
professores cursistas foi que a pandemia favoreceu a implantação da Educação 4.0
principalmente nas escolas particulares, contribuindo para aumentar as
diferenças entre as escolas públicas e particulares. Percebeu-se ao longo da
discussão que os professores cursistas apresentavam familiaridade com a temática
sustentabilidade, mas não com a Indústria 4.0.
De maneira geral, a avalição dos planos de aulas sobre a produção e reciclagem
do alumínio mostrou que os professores cursistas possuem dificuldade em definir
com clareza os objetivos de suas propostas. No fechamento da atividade por meio
de um podcast, foram apontados conteúdos que poderiam ser abordados no Ensino
Médio a partir do tema produção e reciclagem do alumínio de forma a envolver
alguns objetos do conhecimento do Currículo Referência do Ensino Médio de Minas
Gerais (Minas Gerais, 2021).
Conclusões
Na avaliação da atividade, um dos professores apontou que “até antes de serem ministradas as aulas, ele não tinha conhecimento sobre Industria 4.0 e pouco conhecimento sobre sustentabilidade”. Outro professor enfatizou que “o podcast foi de grande auxílio na forma de introduzir os conteúdos em diversos momentos do Ensino Médio e de contextualizar”. Assim, conclui-se que a atividade cumpriu o seu papel no PROFQUI e que esta pesquisa pode auxiliar a abordagem dos temas sustentabilidade e Indústria4.0 nos cursos de formação inicial e continuada de professores.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16 out. 2021.
GONZAGA, G. R.; PAIVAB, D. C.; EICHLER, M. L. Desafios e perspectivas atuais na formação do professor de química: expectativas sobre o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Química Nova, v. 43, n. 4, p. 493-505, 2020.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais. Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 02 nov. 2021.