Abordagem da gestão de resíduos sólidos em uma escola do estado do Rio de Janeiro.




Área

Gestão de resíduos sólidos

Autores

Nazar de Souza, A.P. (CEAM)

Resumo

A política Nacional de Resíduos Sólidos introduziu novas formas de gestão e participação social para a utilização desses resíduos, contando com o apoio e a atuação de diversos segmentos sociais. Com isso, a educação ambiental se demonstra de suma importância, pois faz com que haja a sensibilização e o envolvimento da sociedade visando debater a importância do consumo responsável e da diminuição das inúmeras formas de desperdício. Por isso, esse trabalho buscou ajudar os discentes a desenvolver uma cultura de responsabilização socioambiental visando fazer com que esses alunos possam se apropriar das ideias discutidas em classe e sejam capazes de aplicar esses conhecimentos adquiridos em suas realidades, para uma maior qualidade de vida.

Palavras chaves

5 R`s ; Resíduos Sólidos; Educação Ambiental

Introdução

A gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável aumentando a vida útil de aterros sanitários, reduzindo a geração dos resíduos e os destinando de forma ambientalmente correta. Visando a diminuição da geração de resíduos foi elaborada a política dos 5 R’s que, conforme Ministério do Meio Ambiente, são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Cada uma destas ações irá definir o sucesso das iniciativas ambientais.[1] Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino de química tem se reduzido à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste, quase sempre, a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. [2] A análise crítica das questões ambientais faz com que os alunos (individuos) se entendam como transformadores da comunidade na qual estão inseridos e essa sensibilização faz com que haja uma transformação na qualidade do ambiente [3]. Assim, esse trabalho realizado no Colégio Estadual André Maurois (CEAM), situado no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 160 alunos, teve como objetivo possibilitar a alunos do 1° ano do ensino médio, o debate da Lei nº 12.305/10 - a política nacional de resíduos sólidos, o modelo de produção e consumo atuais, assim como as suas consequências no meio ambiente, o entendimento dos 5 R´s, enfase em recusar, repensar e reutilizar o resíduo, a diferença nas definições de resíduo e rejeito, os tipos de resíduos que geralmente são encontrados no dia-a-dia (em casa e na escola), da importância da coleta seletiva e fazer com que esses discentes se percebessem como tomadores de decisão.

Material e métodos

Os materiais utilizados foram: metais, plásticos, papel/papelão, vidro e não recicláveis como tecido ou madeira. Além de sala de aula com quadro branco e canetas para o quadro branco. O seguimento educacional alvo do projeto foi alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos,do Colégio Estadual André Maurois, localizado no estado do Rio de Janeiro. Aproximadamente 160 alunos foram abrangidos por esse projeto. A metodologia adotada foi: Primeiramente, o debate da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as definições de resíduo e rejeito, quais os tipos de resíduos geralmente são encontrados no dia-a-dia (em casa e na escola), a triagem de resíduos, os 5R`s, coleta seletiva e o consumo responsável. Em segundo lugar, a triagem dos materiais, cada grupo ficou responsável por determinado tipo de material, ou plástico, ou metal, entre outros. Em terceiro lugar, o reaproveitamento do material e a transformação em peças de decoração. Em quarto lugar, o desenvolvimento de relatórios e apresentação do grupo. A avaliação foi realizada através de relatório individual que necessitava constar: 1- o relato sobre o que foi feito pelo aluno na elaboração do produto apresentado, 2- uma pesquisa sobre o reuso e a reciclagem do lixo (definição e exemplos dos diferentes materiais), 3- a comparação entre o tempo de decomposição dos diferentes materiais (vidro, plástico, metais, papel/papelão) vistos nos trabalhos apresentados em sala de aula, 4- Definição e importância da Coleta Seletiva; 5- Cor das lixeiras para o depósito de resíduos dos diferentes materiais (ex. plástico-vermelho), 6- Quais os tipos de poluição ambiental podem surgir a partir do deposito de lixo em lugares impróprios.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos foram divididos em três etapas:1- Debate com os discentes:25% dos alunos envolvidos pontuaram que na comunidade onde moram, o carro do lixo não chega e os moradores,em grande maioria, têm preguiça de descer para colocar o lixo na caçamba adequada. Sendo assim, o lixo é jogado em valões, e muitos comentaram que há uma grande quantidade de ratos perto de algumas casas. E então começou uma discussão (aproximadamente 15 minutos), não planejada, sobre os animais atraídos pelo lixo e as doenças que podem ser trazidas a comunidade devido a esse tipo de comportamento relatado (a disposição inadequada de resíduo).Falou-se sobre alguns tipos de vetores de doenças como baratas, moscas, ratos e mosquitos e doenças como a leptospirose, cólera, disenteria, giardíase, leishmaniose. (Só essas foram lembradas e citadas durante a discussão. Observou-se que 90% dos alunos sabiam da origem de materiais como o plástico e o papel, porém materiais como vidros e metais eram curiosidades. 25% dos discentes falaram sobre consumo responsável antes mesmo que se chegasse a esse tópico. A segunda etapa foi a apresentação em grupo e a qualidade dos produtos elaborados: Os grupos apresentaram suas produções (sapateiras, luminárias, porta lápis, porta celulares, estantes para livros, carteiras, bolsas, cofres, porta joias, entre outros), conforme a figura 1. Nessa etapa 97% dos alunos tiveram participação efetiva. A apresentação em grupo mostrou que esses alunos tiveram uma postura crítica e reflexiva sobre suas realidades. E a última etapa: Relatório individual: onde dados curiosos puderam ser extraídos, apenas 15% dos alunos reportaram ter tido contato com a coleta seletiva, 85% já haviam reutilizado algum resíduo sólido, 80% reportaram a importÂncia do consumo consciente.

Produtos confeccionados

Produtos de decoração confeccionados pelos alunos através do reúso de resíduos sólidos.

Conclusões

Considerando os conteúdos abordados nos relatórios, a profundidade das discussões e a intensa participação do grupo, conclui-se que essa seja uma metodologia interessante para a abordagem de temas ligados meio ambiente nas escolas. A Gestão de resíduos sólidos abordada através da política nacional (Lei nº 12.305/10) fez com que os alunos pudessem se apropriar das ideias descritas e sejam capazes de aplicar esses conhecimentos adquiridos em sala de aula em suas realidades, para que possam modificá-la para uma maior qualidade de vida.

Agradecimentos

Agradeço a SEEDUC, a coordenação pedagógica e direção do Colégio Estadual André Maurois.

Referências

[1] Pereira, A.L.; Maia, K.M.P. Sinapse Múltipla, Betim, v. 1, n. 2, p. 68-80,2012.
[2] BRASIL .Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio), Parte III.
[3] Jacobi, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-206, 2003.

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