ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA SOBRE SUSTENTABILIDADE




Área

Gestão ambiental

Autores

Silva, L.L.C. (UFOPA) ; Amorim, V.L. (UFOPA) ; Silva, M.F. (UFOPA) ; Azevedo, C.D.P. (UFOPA) ; Silva, A.O. (UFOPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar o posicionamento dos alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos a partir de questões acerca do tema sustentabilidade. Para análise da pesquisa foi utilizado um questionário com cinco questões fechadas usando a escala do tipo Likert de cinco níveis e o Ranking Médio para cada resposta. Através dos resultados, foi possível observar que os alunos do Ensino Fundamental apresentaram um bom posicionamento nas questões avaliadas com Ranking Médio na faixa de 3,25-4,17, enquanto, os alunos da EJA obtiveram um Ranking Médio na baixa de 2,68-3,75, abaixo do esperado.

Palavras chaves

Sustentabilidade; Ensino Fundamental; EJA

Introdução

De acordo com Mazzoco (2015) a palavra Sustentabilidade está em voga há algum tempo e tem ganhado cada vez mais importância. Em tempos de escassez de água em certas regiões e dúvidas em relação ao potencial energético do país, o conceito tem cada vez mais deixado de ser uma questão de modismo ou de apelo ao politicamente correto. Isso sem falar nas questões planetárias, como o efeito estufa, o aquecimento global, a extinção de espécies e a diminuição da camada de ozônio. A Educação Ambiental pode ser considerada uma excelente proposta de intervenção na apreensão das diferentes perspectivas sobre a relação ser humano-natureza. Ela não nega o saber científico, mas amplia os conhecimentos por trazer contribuições culturais, políticas, populares e tradicionais (DIAS, 2013). Logo, a sustentabilidade sendo um tema tão questionado e significativo, tem com ela um importante componente educativo que deve ser trabalhado nas escolas a fim de que os alunos possam identificar quais as mudanças de hábito cultural precisam ser realizadas para a preservação do ecossistema, além disso, pode proporcionar uma educação formadora e consciente (ALMEIDA et al., 2018). Somente por meio da educação torna-se possível o estabelecimento da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, tendo em vista que é por meio da educação que as pessoas devem ter acesso aos princípios da sustentabilidade, para que, dessa forma, possam pô-los em prática e tornarem-se cocriadores de uma sociedade sustentável (SILVA, 2018). Baseado nesses pressupostos e levando em conta a realidade sociocultural do município de Juruti-PA, o objetivo deste trabalho foi verificar o posicionamento dos alunos do Ensino Fundamental (EF) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca de algumas questões sobre sustentabilidade.

Material e métodos

Participaram deste estudo 48 alunos do Ensino Fundamental (entre 8º e 9º ano) e 40 alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede pública de ensino do município de Juruti-PA. Para identificar o posicionamento dos estudantes elaboramos um questionário contendo cinco questões fechadas utilizando a escala do tipo Likert de cinco níveis (McCLELLAND, 1976), na qual os alunos indicaram o nível de concordância com afirmações acerca do tema sustentabilidade. Nas questões afirmativas, os cinco níveis das repostas são convertidos em número, sendo: concordo fortemente (5), concordo (4), sem opinião (3), discorda (2) e discorda fortemente (1). Nas questões com afirmações negativas, usou a sequência contrária de números. Para análise dos resultados obteve-se o Ranking Médio (RM) de acordo com Oliveira (2005), onde os valores menores que 3 são considerados como discordantes e, maiores que 3, como concordantes e exatamente 3 sem opinião.

Resultado e discussão

As cinco questões aplicadas aos alunos do EF e EJA estão apresentadas na figura 1. Na afirmativa 1, verificamos o conhecimento dos alunos na definição do termo sustentabilidade. O resultado obtido, figura 2, demostraram um RM de 4,17 (EF) e 3,75 (EJA), no qual indica um bom entendimento da palavra sustentabilidade pelos entrevistados. Nas afirmativas de 2 a 5, consideramos os efeitos das atividades de uma empresa de mineração que se instalou no município de Juruti, elevando o crescimento populacional. Desde então, os munícipes vêm acompanhando orientações, premissas e ações de intervenção na região através de um modelo de desenvolvimento local, denominado “Juruti Sustentável”. Ao analisarmos a questão 2, a soma de posicionamentos DF e D, representam um total de 61% (EF) e 42,5% (EJA), com um RM de 3,25 e 2,98, respectivamente, indicando por exemplo, que os alunos do EF compreendem mais do que os alunos da EJA, os efeitos da invasão/desmatamento de áreas preservadas para fins de moradia que é recorrente no município. Na questão 3, averiguamos a conscientização por parte dos alunos frente ao consumo de recursos naturais. Dentro do esperado, 74% dos alunos EF se posicionaram em DF e D, onde o RM de 3,79 indica que os alunos concordam que o município precisa se preocupar com questões ambientais. Quando comparamos esses resultados com os dados dos alunos da EJA, observamos que 45% (CF e C) concordam com a afirmativa, e o RM de 2,68 sinaliza a não preocupação com o meio ambiente. Nas questões 4 e 5, observamos um RM de 3,88 e 4,55 aos alunos do EF. Enquanto os alunos da EJA apresentaram um RM de 2,95 e 3,55. No geral, os alunos do EF apresentaram um Ranking Médio na faixa de 3,25 - 4,17, superior ao da EJA, que obtiveram um Ranking Médio na faixa e 2,68 – 3,75.

Figura 1 - Questões

Questões aplicadas aos alunos

Figura 2 - Posicionamento

Posicionamento dos alunos do Ensino Fundamental e EJA

Conclusões

A partir dos resultados foi possível verificar que os alunos do Ensino Fundamental apresentaram um bom posicionamento em todas a questões envolvendo sustentabilidade dentro do contexto local, pois os valores obtidos no Ranking Médio foram superiores a 3. Em contrapartida os alunos da Educação de Jovens e Adultos tiveram um Ranking médio nas questões 2, 3 e 4 abaixo do esperado. Obviamente, esses valores tiveram variações devido ao posicionamento “sem opinião”, que reforça a necessidade de atividades no contexto escolar da EJA abordando questões ambientais.

Agradecimentos

Ao Comitê Gestor dos Programas Institucionais (CGPrits) da UFOPA. À PROPPIT

Referências

ALMEIDA, J. S. M.; RIBEIRO, G. K. N.; SILVA, P. A. S.; CARVALHO, C. A.; SOUZA, J.; PEREIRA, M. Conscientização ambiental no ensino de química: abordagem do tema resíduos na agricultura. Anais do 3º ELPED e do 4º ELICPIBID, v. 3, n. 1, 2018.

DIAS, D. B. Concepções de meio ambiente e natureza: uma reflexão com alunos de 70 ano do ensino fundamental do Distrito Federal. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012. 142 f.

MAZZOCO, B. 5 perguntas sobre práticas sustentáveis. 2015. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2081/5-perguntas-sobre-praticas-sustentaveis

McCLELLAND, J. A. G. Técnica de questionário para pesquisa. Publicado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – IFUFRGS em julho de 1976 e disponível em: http://sbfisica.org.br/bjp/download/v06e/v06a06.pdf . Acesso em: 20 janeiro 2020.

OLIVEIRA, L. H. Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. Notas de Aula. Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha, 2005.


SILVA, A. W. P.; COELHO, A. L. A. L.; NETO, A. R. V.; SANTOS, H. C. C.; OLIVEIRA, B. N. F. Crianças do hoje, gestoras do amanhã: concepções de sustentabilidade de alunos do ensino fundamental. XX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12949

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